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Questões Discursivas - CACD - 3ª Fase - Padrão de Respostas - Gabarito Comentado #cacd #diplomacia

Questão 127:

"A busca por uma identidade nacional autêntica e genuinamente brasileira foi uma aspiração que permeou as manifestações culturais e artísticas ao longo de todo o Período Imperial.

Considerando o contexto do Segundo Reinado, discorra sobre os aspectos centrais desse processo de formação de uma cultura e identidade próprias do Brasil. Aborde em sua resposta:

  • O papel desempenhado por instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Academia Imperial de Belas Artes na consolidação e difusão desse ideário;
  • As características do movimento romântico brasileiro e sua relação com o nacionalismo;
  • A atuação do imperador D. Pedro II como mecenas das artes e das ciências;
  • O embate entre as correntes tradicionalistas e modernizantes na arte e na literatura ao longo do Período Imperial.

Apresente em seu texto análises, exemplos e dados históricos precisos, demonstrando capacidade de articular os aspectos políticos, sociais e culturais envolvidos na temática."

 

Extensão do texto: até 90 linhas [valor: 30,00 pontos]

 

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Padrão de Respostas:

 

A busca por uma identidade nacional autenticamente brasileira foi uma constante ao longo de todo o Período Imperial, embora tenha encontrado sua expressão mais acabada e difundida durante o Segundo Reinado (Q1). Nesse sentido, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado em 1838, teve papel fundamental. Reunindo intelectuais e artistas ligados à Corte, o IHGB consolidou e propagou o ideário indianista e nacionalista por meio de seus estudos, publicações e concursos (Q2).

O movimento romântico, difundido no Brasil a partir dos anos 1830, encontrou no IHGB ambiente propício para florescer. Marcado pelo subjetivismo, pelo culto ao passado e por temas nacionais, o Romantismo brasileiro elegeu o índio como símbolo máximo da nacionalidade (Q3). Essa perspectiva ufanista e idealizada transparece na obra de escritores como José de Alencar e Gonçalves Dias.

Nesse processo, foi fundamental a atuação do imperador D. Pedro II como mecenas. Patrono do IHGB desde sua fundação, o monarca custeou expedições artísticas e científicas, encomendou obras, presidiu sessões do Instituto e concedeu títulos nobiliárquicos de inspiração indígena (Q4). Sua postura imprimiu caráter oficial ao projeto de construção identitária.

Contudo, novas correntes artísticas e literárias questionaram esse ideário conservador. O Realismo e o Naturalismo, a partir dos anos 1870, conferiram maior valor à objetividade e à crítica social, em contraste com o subjetivismo romântico. Essa perspectiva modernizante ganhou força na virada para a República (Q5).

Assim, ao longo do Segundo Reinado, consolidou-se uma identidade nacional calcada no culto às tradições e na exaltação de um passado mítico, porém contestada por setores que almejavam romper com arcaísmos e construir uma cultura moderna para um novo momento histórico.

 

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