1. (Fuvest 2006) "A crise política que o Brasil vem enfrentando desde junho deste
ano não teria ocorrido nos tempos da ditadura militar. Só a democracia permite
o debate público".
De um observador, em setembro de
2005.
Essa
frase remete às diferenças nas relações entre Estado e sociedade no período da
ditadura militar e na democracia presente.
Discorra
sobre algumas dessas diferenças no que se refere
a)
ao poder legislativo e aos partidos políticos.
b)
à imprensa.
2. (Ufrj 2005)
1
milhão nas ruas pela redemocratização plena, na Av. Presidente Vargas, tendo ao
fundo a Igreja da Candelária, 10 de agosto de 1984.
A
década de 1980 foi marcante no processo de luta pelo fim da ditadura militar e
pela redemocratização do Brasil.
a)
Indique dois marcos institucionais expressivos da retomada das liberdades
democráticas no Brasil dos anos 80.
b)
Cite dois movimentos sociais, hoje reconhecidos nacionalmente, surgidos no mesmo
período.
3. (Ufrj 2004)
Revoltosos do Exército marcham de Minas Gerais
para depor João Goulart.
João Goulart não é mais o presidente do
Brasil.
Assim
o Jornal do Brasil anunciava, em sua edição do dia 1o de
abril, o movimento de tropas que deflagrou o Golpe Militar de 1964. Com ele,
iniciava-se a ditadura militar no Brasil. Nos anos seguintes, o país
testemunhou uma série de acontecimentos que levaram ao endurecimento do regime.
Explique
duas medidas constantes do Ato Institucional número 5 que contribuíram para a
consolidação da ditadura militar no Brasil a partir de1968.
4. (Unicamp 2000) A ditadura de Porfirio Díaz (1876-1911) produziu no México uma situação
de superficial bem-estar econômico, mas de profundo mal-estar social. (...)
Fizeram-no chefe de uma ditadura militar burocrática destinada a sufocar e
reprimir as reivindicações revolucionárias. (...) Amparavam-na os capitalistas
estrangeiros, tratados então com especial favor.
(José Carlos Mariátegui, A REVOLUÇÃO
MEXICANA, COLEÇÃO GRANDES CIENTISTAS SOCIAIS, Ática).
a)
Quais as características do desenvolvimento econômico mexicano durante esse
período?
b)
Explique a situação sócio-econômica da população indígena e camponesa durante a
ditadura de Porfirio.
c)
Que grupos sociais e políticos se opuseram à ditadura de Porfirio Díaz e
desencadearam o processo da revolução mexicana?
5. (Ufrn 1999) Em uma fase da ditadura militar, o Brasil experimentou um
desenvolvimento acelerado da economia que ficou conhecido como o "Milagre
Econômico Brasileiro". Entretanto, no final do governo do general Emílio
Garrastazu Médici, a "Crise do Milagre Econômico" já havia começado.
Identifique
e explique dois aspectos que estão associados a essa crise.
Gabarito:
O
Ato Institucional no 2, instituiu o bipartidarismo obrigando as mais
diferentes opiniões políticas a se agregarem ou no partido pró-governo (ARENA)
ou no partido de oposição (MDB).
Na
democracia atual, o Legislativo, amparado pela Constituição de 1988, possui
ampla liberdade de atuação e o pluripartidarismo, em vigor, instituido pela mesma Constituição,
revela a liberdade de escolha dos cidadãos em congregar suas opiniões, bem como
a diversidade de opiniões.
b)
Durante a ditadura militar, a imprensa foi submetida a uma forte censura, sendo
impedida de expor à opinião pública as mazelas dos governos. Na democracia em
vigor, a imprensa atua na vigilância e denúncia das eventuais irregularidades
em todas as esferas do poder público.
b)
Dois dos seguintes movimentos sociais, dentre outros: a CUT - Central Única dos
Trabalhadores - surgida em 1983; o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
- em 1984; a CGT - Central Geral do Trabalhadores - em 1986 (Confederação Geral
dos Trabalhadores a partir de 1988); a UDR - União Democrática Ruralista - em
1986.
b)
A política econômica favoreceu os latifundiários, que com apoio do governo e
grupos militares submetiam as populações camponesas e indígenas à exclusão
econômica e social.
Quanto
aos indígenas, a política porfirista acabou com as propriedades comunais, os
"ejidos".
c)
As massas camponesas favoráveis à Reforma Agrária, burguesia e setores médios
marginalizados por Porfírio Diaz. Quanto às lideranças camponesas,
destacaram-se Emiliano Zapata e Pancho Villa.
Elevação
da inflação em decorrência do deficit na balança comercial brasileira.
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário