Pular para o conteúdo principal

Regime Militar - Questões dissertativas com gabarito comentado - Questões sobre a ditadura militar

 


1. (Fuvest 2006)  "A crise política que o Brasil vem enfrentando desde junho deste ano não teria ocorrido nos tempos da ditadura militar. Só a democracia permite o debate público".

            De um observador, em setembro de 2005.

 

Essa frase remete às diferenças nas relações entre Estado e sociedade no período da ditadura militar e na democracia presente.

Discorra sobre algumas dessas diferenças no que se refere

a) ao poder legislativo e aos partidos políticos.

b) à imprensa.

 

2. (Ufrj 2005) 

 


1 milhão nas ruas pela redemocratização plena, na Av. Presidente Vargas, tendo ao fundo a Igreja da Candelária, 10 de agosto de 1984.

 

A década de 1980 foi marcante no processo de luta pelo fim da ditadura militar e pela redemocratização do Brasil.

 

a) Indique dois marcos institucionais expressivos da retomada das liberdades democráticas no Brasil dos anos 80.

b) Cite dois movimentos sociais, hoje reconhecidos nacionalmente, surgidos no mesmo período.

 

3. (Ufrj 2004) 



Fonte: Jornal do Brasil, 01.04.1964

 

Revoltosos do Exército marcham de Minas Gerais para depor João Goulart.

João Goulart não é mais o presidente do Brasil.

 

Assim o Jornal do Brasil anunciava, em sua edição do dia 1o de abril, o movimento de tropas que deflagrou o Golpe Militar de 1964. Com ele, iniciava-se a ditadura militar no Brasil. Nos anos seguintes, o país testemunhou uma série de acontecimentos que levaram ao endurecimento do regime.

Explique duas medidas constantes do Ato Institucional número 5 que contribuíram para a consolidação da ditadura militar no Brasil a partir de1968.

 

4. (Unicamp 2000)  A ditadura de Porfirio Díaz (1876-1911) produziu no México uma situação de superficial bem-estar econômico, mas de profundo mal-estar social. (...) Fizeram-no chefe de uma ditadura militar burocrática destinada a sufocar e reprimir as reivindicações revolucionárias. (...) Amparavam-na os capitalistas estrangeiros, tratados então com especial favor.

            (José Carlos Mariátegui, A REVOLUÇÃO MEXICANA, COLEÇÃO GRANDES CIENTISTAS SOCIAIS, Ática).

 

a) Quais as características do desenvolvimento econômico mexicano durante esse período?

 

b) Explique a situação sócio-econômica da população indígena e camponesa durante a ditadura de Porfirio.

 

c) Que grupos sociais e políticos se opuseram à ditadura de Porfirio Díaz e desencadearam o processo da revolução mexicana?

 

5. (Ufrn 1999)  Em uma fase da ditadura militar, o Brasil experimentou um desenvolvimento acelerado da economia que ficou conhecido como o "Milagre Econômico Brasileiro". Entretanto, no final do governo do general Emílio Garrastazu Médici, a "Crise do Milagre Econômico" já havia começado.

Identifique e explique dois aspectos que estão associados a essa crise.

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 a) Durante a ditadura militar, o Poder Legislativo teve suas funções limitadas pela Constituição de 1967 e principalmente pelo Ato Institucional no 5 (AI-5).

O Ato Institucional no 2, instituiu o bipartidarismo obrigando as mais diferentes opiniões políticas a se agregarem ou no partido pró-governo (ARENA) ou no partido de oposição (MDB).

Na democracia atual, o Legislativo, amparado pela Constituição de 1988, possui ampla liberdade de atuação e o pluripartidarismo, em  vigor, instituido pela mesma Constituição, revela a liberdade de escolha dos cidadãos em congregar suas opiniões, bem como a diversidade de opiniões.

 

b) Durante a ditadura militar, a imprensa foi submetida a uma forte censura, sendo impedida de expor à opinião pública as mazelas dos governos. Na democracia em vigor, a imprensa atua na vigilância e denúncia das eventuais irregularidades em todas as esferas do poder público.  

 

Resposta da questão 2:
 a) Dois dos seguintes marcos institucionais, dentre outros: as eleições diretas para governadores em 1982; a convocação da Assembleia Nacional Constituinte em 1986; a promulgação da nova Constituição em 1988; a eleição direta para presidente em 1989.

 

b) Dois dos seguintes movimentos sociais, dentre outros: a CUT - Central Única dos Trabalhadores - surgida em 1983; o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - em 1984; a CGT - Central Geral do Trabalhadores - em 1986 (Confederação Geral dos Trabalhadores a partir de 1988); a UDR - União Democrática Ruralista - em 1986.  

 

Resposta da questão 3:
 O poder dado ao Presidente da República de fechar provisoriamente o Congresso, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos e suspender direitos políticos, assim como demitir ou aposentar servidores públicos e a suspenção da garantia de habeas corpus aos acusados de crimes contra a segurança nacional e de infrações contra a ordem econômica e social e a economia popular constantes no AI5, confirmam o estabelecimento do estado de excessão pelo governo militar.  

 

Resposta da questão 4:
 a) A política econômica no governo Porfírio Diaz, acentuou  a dependência mexicana ao capital estrangeiro, apoiando-se na exportação de matérias-primas e importação de matérias-primas e importação de produtos industrializados.

 

b) A política econômica favoreceu os latifundiários, que com apoio do governo e grupos militares submetiam as populações camponesas e indígenas à exclusão econômica e social.

Quanto aos indígenas, a política porfirista acabou com as propriedades comunais, os "ejidos".

 

c) As massas camponesas favoráveis à Reforma Agrária, burguesia e setores médios marginalizados por Porfírio Diaz. Quanto às lideranças camponesas, destacaram-se Emiliano Zapata e Pancho Villa.  

 

Resposta da questão 5:
 Crise do petróleo desencadeada em 1974, devido à elevação do preço do produto pelos países produtores, obrigou o governo a dispor de suas reservas cambiais para manter o consumo.

Elevação da inflação em decorrência do deficit na balança comercial brasileira.  

 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe