Pular para o conteúdo principal

Ditadura Militar no Brasil e na América Latina - Questões Discursivas comentadas

 

1.   Desde outubro de 2019, temos visto a maior mobilização social das últimas décadas no Chile. Nesta série de protestos, chamados de estallido social (estouro social), emergiu, de forma recorrente, uma apelação a processos históricos que não deveria nos surpreender. Afinal, o que é uma crise que conduz a um novo pacto social, via Assembleia Constituinte, se não um acerto de contas com a História? As referências à transição para a democracia e à Ditadura de Pinochet (1973-1990) são obrigatórias. No caso desta última, a referência é por haver

imposto à força um modelo do qual a maioria dos chilenos quer se livrar. A Constituição de 1980 tem ocupado um lugar central no debate, para lembrar que no Chile não há uma Constituição verdadeiramente democrática.

 

(Adaptado e traduzido de Mauricio Folch (org.), Chile Despertó: lecturas desde la Historia del estallido social de octubre. Santiago: Universidad de Chile, 2019. p. 9.)

 

 

A partir do enunciado e de seus conhecimentos,

 

a) explique por que os protestos são um acerto de contas com a história recente e por que a manutenção de uma Constituição herdada da ditadura pinochetista impede que exista um estado verdadeiramente democrático no Chile;

b) indique uma prática usual de repressão da ditadura militar chilena e comente por que esta prática viola os direitos humanos.

 

2.  

 

 

O cartaz refere-se à realização da Copa do Mundo de futebol na Argentina em 1978. Observe a imagem e responda às questões propostas.

 

a) Explique o processo de instauração da ditadura militar na Argentina em 1976.

b) Compare a situação política da Argentina com os demais países do Cone Sul (Chile e Uruguai) no mesmo período.

c) O boicote à Copa do Mundo foi bem sucedido? Justifique.

 

3.   Durante a Ditadura Militar, no Brasil, em especial após o AI-5 em 1968, inicia-se um período de intensa censura às produções culturais, inclusive das músicas, quando vários cantores e compositores tiveram partes e mesmo canções inteiras vetadas à divulgação, discos banidos das lojas, e, como punição, alguns foram condenados ao exílio. Pode-se afirmar que o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda foi um dos alvos prediletos da censura, o que o levou a adotar o pseudônimo “Julinho da Adelaide”, por um tempo. A canção Apesar de Você, de 1970, foi um dos alvos dos censores. Leia parte de sua letra a seguir.

 

Hoje você é quem manda Falou, tá falado / Não tem discussão, não.

A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão. Viu?

Você que inventou esse Estado / Inventou de inventar

Toda escuridão / Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar o perdão.

 

Apesar de você / amanhã há de ser outro dia. / Eu pergunto a você onde vai se esconder

Da enorme euforia? / Como vai proibir / Quando o galo insistir em cantar?

Água nova brotando / E a gente se amando sem parar.

 

Quando chegar o momento / Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros. Juro!

Todo esse amor reprimido, / Esse grito contido, / Esse samba no escuro.

 

Você que inventou a tristeza / Ora tenha a fineza / de “desinventar”.

Você vai pagar, e é dobrado, / Cada lágrima rolada / Nesse meu penar.

 

Apesar de você / amanhã há de ser outro dia. / Eu pergunto a você onde vai se esconder

Da enorme euforia? / Como vai proibir / Quando o galo insistir em cantar?

Água nova brotando / E a gente se amando sem parar.

 

Apesar de Você (compacto simples)/Álbum Chico Buarque – 1970.

 

É possível perceber, por meio da canção de Chico Buarque, certas características da sociedade daquele período que o Regime Militar preferia que a grande maioria da população não viesse a conhecer. Disserte sobre pelo menos uma dessas características.

 

4.   O "Milagre brasileiro", expressão que designa o contexto econômico vivido pelo Brasil em uma determinada fase da ditadura militar, marcou profundamente a história recente da economia brasileira.

Indique DUAS CARACTERÍSTICAS e DOIS EFEITOS desse "milagre" para a sociedade nacional do período citado.

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 a) A ditadura pinochetista foi marcadamente antidemocrática e neoliberal em termos econômicos, afetando o acesso aos direitos civis e prejudicando as relações de trabalho, renda e aposentadoria dos chilenos. Por isso, as manifestações recentes, ao buscar a superação da Constituição herdada desse regime, promove uma reparação histórica no Chile, visando a recuperação de uma série de direitos perdidos pelos chilenos.

 

b) Podemos citar o cerceamento da liberdade de expressão e a prática de tortura e extermínio das oposições. Censura, tortura e repressão são condições que violam os Direitos Humanos.  

 

Resposta da questão 2:
 a) Entre 1930 e 1976, militares argentinos aplicaram seis golpes políticos no país. O último deles ocorreu após a morte de Juan Domingo Perón, em 1974. Após esse falecimento, quem assumiu o governo argentino foi Isabelita Perón, esposa e vice de Juan Domingo. O governo de Isabelita não conseguiu apoio da população argentina, principalmente porque não conseguiu alavancar a economia. E isso abriu caminho para que os militares dessem um Golpe de Estado em 24 de março de 1976.

 

b) Nas décadas de 1960, 1970 e 1980, todos os países do Cone Sul passavam por Ditaduras Militares. Os generais assumiriam o controle político no Chile (em 1973), na Argentina (em 1976), no Brasil (em 1964) e no Uruguai (em 1973).

 

c) Não. Apesar dos protestos (como aqueles promovidos pelas Mães da Praça de Maio) e das tentativas de boicote (inclusive por parte de algumas federações de futebol, como a francesa), a Copa do Mundo transcorreu normalmente, com a participação das 16 seleções classificadas e com o governo militar argentino promovendo uma ampla campanha de apoio ao Regime Militar durante o torneio. Houve, apenas, a ocorrência de alguns incidentes, como o fato de os organizadores dos estádios pintarem as bases das traves de preto, em velado protesto contra a Ditadura, e a recusa dos jogadores dos Países Baixos de receberem suas medalhas de prata das mãos de Jorge Rafael Videla, o general argentino conhecido como Diabo da Argentina.  

 

Resposta da questão 3:
 A letra da música de Chico Buarque de Holanda foi elaborada em um contexto bem especifico dentro da ditadura militar, 1964-1985. “Apesar de você” é uma típica música de protesto contra o regime militar que após o AI-5, Ato Institucional número 5 em 13 de dezembro de 1968, fechou o congresso nacional, cassou mandatos de políticos, exilou lideranças estudantis e políticas. A liberdade de expressão foi totalmente cerceada, daí surgiu a luta armada para derrubar os militares. Chico associa a ditadura ao sofrimento, lágrimas, tristeza, penar, escuridão, pecado e acredita na força do povo para romper com este sistema. “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”. Há na letra uma certa “ameaça” aos militares quando diz “você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada, deste meu penar”, “quando chegar o momento, esse meu sofrimento, vou cobrar com juros, juro”.  

 

Resposta da questão 4:
 I. Características:

1. Busca do crescimento econômico do país através da redução da inflação.

2. Crescimento da indústria.

3. Ampliação do crédito para facilitar o consumo e assegurar a expansão industrial.

4. Penetração do capital estrangeiro na economia, sobretudo no setor automobilístico.

5. Ampliação do comércio exterior com o crescimento das exportações.

 

II. Efeitos:

1. Aumento da dependência econômica do país ao setor financeiro externo.

2. Concentração da renda (aumento do bolo) e ampliação da pobreza, aprofundando os desequilíbrios sociais (má divisão do bolo).

3. Abandono ou retardamento dos programas sociais do governo.

4. Obras faraônicas de eficácia duvidosa, dando a impressão de grandes empreendimentos públicos, dando ensejo ao enriquecimento de grupos econômicos nacionais.  

 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe