Stephen Marglin. “Origens e funções do parcelamento das tarefas”. Revista de Administração de Empresas, v.18, nº 4. Rio de Janeiro, 1978, p.14. Adaptado.
De acordo com o economista norte-americano, o triunfo da organização econômica fabril deve ser compreendido
a) por meio do maciço investimento na tecnologia das grandes máquinas, diminuindo os custos da produção.
b) pela capacidade de controlar e padronizar as diferentes etapas do processo produtivo por meio da disciplina.
c) pelo processo de concentração de operários, que estimulou a disputa por vagas e a diminuição dos salários.
d) através da substituição das formas artesanais das oficinas domésticas pela estrutura de guildas e corporações.
e) por meio de estratégias de gestão que incidiam na divisão do trabalho e na introdução de bônus por produtividade.
2. Em agosto de 2021, ocorreu desestabilização do terreno com a exploração de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas, atingindo cerca de 57 mil pessoas em cinco bairros da cidade. O incidente teve início com tremores de terra três anos antes, seguidos de afundamentos de terreno. O bairro do Pinheiro, um dos mais atingidos, teve suas casas condenadas pela Defesa Civil por risco de desabarem.
Folha de São Paulo, 02 de Agosto de 2021. Adaptado.
Considerando as informações fornecidas e seus conhecimentos, responda:
a) Que tipo de falha geológica é representada na figura?
b) Indique e explique uma causa de desestabilização do terreno devido à exploração de sal-gema no caso citado.
c) Indique e explique uma consequência negativa do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió/AL.
3. No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores.
Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, pode-se atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições:
a) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura.
b) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia.
c) Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura.
d) Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia.
e) Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra.
4. O retorno dos Talibãs ao poder no Afeganistão após anos de intervenção estadunidense trouxe à tona discussões geopolíticas sobre as dinâmicas demográficas do país, bem como sobre os interesses de diversos países na região. O mapa a seguir indica características acerca da geografia do Afeganistão.
Sobre esse assunto,
a) cite um país que, assim como os EUA, encontrou dificuldades no processo de invasão do território afegão.
b) indique duas causas para o fracasso da invasão estadunidense no Afeganistão.
c) indique dois países e explique seus respectivos interesses geopolíticos na região.
5. Estudos sobre os megaeventos esportivos têm demonstrado seu caráter indutor de significativas transformações urbanas nas cidades que sediam os Jogos Olímpicos. Tais intervenções urbanas são realizadas a partir de investimentos financeiros na melhoria de infraestruturas e imagem dessas cidades. De modo geral, esses megaeventos articulam interesses governamentais, industriais e empresariais.
Considerando o exemplo dos Jogos Olímpicos realizados em 2016 na cidade do Rio de Janeiro, atenda ao que se pede.
a) Explique dois impactos dos Jogos Olímpicos na capital fluminense no que se refere à mercantilização da cidade.
b) Cite dois exemplos de estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais.
6. A Lei de Terras, de 1850, e a legislação subsequente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais de continuidade do padrão de exploração da força de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminência de transformações nas condições do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeição do trabalhador, criavam as peculiares condições que garantissem, ao menos, a sujeição do trabalho na produção do café.
José de Souza Martins, O cativeiro da terra, 1979. Adaptado.
a) Considerando o contexto social de transformações a que se refere o autor, explique os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes que se codificaram na promulgação da Lei de Terras de 1850.
b) Cite e explique um impacto da abolição da escravidão em relação aos processos de urbanização e de industrialização.
7. A ideia do direito à cidade não surge fundamentalmente de diferentes caprichos e modismos intelectuais. Surge basicamente das ruas, dos bairros, como um grito de socorro e amparo das pessoas oprimidas em tempos de desespero.
David Harvey, Cidades rebeldes, Martins Editora, 2014. Adaptado.
O autor se refere a uma série de movimentos sociais urbanos da atualidade que têm tomado as ruas, em várias cidades no mundo, transformando o espaço público em um palco de lutas sociais, em busca de direitos. Segundo Lúcio Kowarick (Escritos urbanos, Editora 34, 2000), movimentos sociais urbanos são forças coletivas que se organizam e se mobilizam tendo como pauta de reivindicação soluções para os problemas específicos da vida nas cidades.
a) Considerando as informações apresentadas, identifique duas demandas por direitos pelos quais os movimentos sociais urbanos no Brasil têm-se mobilizado no século XXI. Justifique.
b) No Brasil, os movimentos sociais urbanos atuais apresentam diferenças em relação aos do passado, sobretudo os das décadas de 1980 e 1990. Indique duas características dos movimentos sociais urbanos do século XXI que diferem das dos movimentos das décadas de 1980 e 1990.
8. Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade – algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente.
J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado.
Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode-se afirmar que
a) o cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial as cidades e os povoados da península arábica.
b) a concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã.
c) a Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas.
d) o clero cristão, defensor do monoteísmo estrito, combateu as práticas pagãs muçulmanas, arraigadas nas florestas e nas regiões desérticas da Cristandade ocidental.
e) a expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval.
9. O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum
a) a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.
b) o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem-estar social.
c) o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.
d) a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas.
e) a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares.
10. No Sábado de Aleluia, os seringueiros do Alto-Purus desforram-se [com a malhação de Judas] de seus dias tristes. Não tiveram missas solenes, nem procissões luxuosas, nem lavapés tocantes, nem prédicas comovidas.
Toda a Semana Santa correu-lhes na mesmice torturante daquela existência imóvel, feita de idênticos dias de penúrias, de meios jejuns permanentes, de tristezas e de pesares, que lhes parecem uma interminável Sexta-Feira da Paixão, a estirar-se, angustiosamente, indefinida, pelo ano todo afora.
Euclides da Cunha. A margem da Historia, 1909. Adaptado.
O texto descreve um aspecto da vida dos nordestinos na Amazônia. Em relação a esse tema, discorra sobre:
a) a situação material dos nordestinos, em sua região de origem, e os fatores que estimularam sua migração para a Amazônia, na segunda metade do século XIX.
b) as condições de vida dos seringueiros relacionadas à produção da borracha na Amazônia, nessa época.
Gabarito:
A fábrica é uma tecnologia social capaz de aumentar a produtividade do trabalhador por meio da disciplina no processo produtivo, e não somente pela utilização de máquinas e ferramentas mais eficientes.
b) A causa da desestabilização do terreno se dá em razão da extração de sal-gema, criando cavernas ou cavidades desencadeando um processo de subsidência reativando as falhas neotectônicas existentes na região.
c) Dentre as consequências negativas do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió, pode-se citar: o deslocamento da população residente dos bairros; a especulação imobiliária atendendo a demanda da população que se desloca para novos bairros; a desestruturação e abondo de grandes áreas inseridas na cidade; a destruição de imóveis históricos localizados nos bairros.
O Canal de Suez (Egito), que conecta o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo, é uma hidrovia muito importante para o comércio internacional. Em 2021, um navio encalhado no canal causou grandes prejuízos econômicos. Mas o problema foi resolvido devido a vários fatores combinados, além dos rebocadores. Entre os quais, a dominância do vento de noroeste impulsionado pela variação de pressão atmosférica e a elevação do nível da água provocada pela maré alta de sizígia, ou seja, quando ocorre o alinhamento da Terra, da Lua e do Sol.
b) Dentre as causas para o fracasso da invasão estadunidense no Afeganistão, pode-se citar: a presença de terrenos montanhosos e desérticos, reduzindo a eficiência de tropas e equipamentos de monitoramento; a falta de unidade na consolidação de um governo substituto, em razão da heterogeneidade étnica da população; a presença da cultura islâmica que em graus variados, rechaça a influencia ocidental; a organização tribal que não coaduna com a estrutura política dos Estados Nacionais; a presença e o crescimento de grupos extremistas.
c) Dentre os países que demonstram interesses geopolíticos na região, pode-se citar: a China exercendo o soft power na região para efetivar a ampliação da rota da seda; a Índia que se torna mais vulnerável ao ISI Paquistanês que é aliado do Taleban; o Paquistão que fortalece seu expansionismo contra a Índia, ao mesmo tempo que vê a redução da influência dos jihadistas em seu país; a Rússia cujo reconhecimento do Taleban, deve levar à estabilização das fronteiras separatistas da Ásia Central, além de seu empoderamento geopolítico ao fazer contraponto aos EUA.
b) Dentre as estratégias urbanas relacionadas aos interesses governamentais e empresariais pode-se citar como exemplos: a implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) visando ampliar a segurança pública garantindo o turismo e a economia; investimentos em transportes garantindo a mobilidade por meio de coletivos, ciclovias e metrô; investimentos nos aeroportos tornando o fluxo de passageiros mais funcional.
b) A abolição da escravidão sem a devida inclusão do negro na sociedade ou no setor produtivo direciona uma turba de mão de obra sem qualificação (e sem condição de obtê-la), com insuficiente ou nenhuma remuneração e sem oferta de empregos suficientes para as cidades, criando espaços de pobreza que se reproduzem nas periferias como aglomerados subnormais (favelização).
b) Na década de 1980 e 1990, os movimentos sociais urbanos apresentavam demandas fundamentais no Brasil, um exemplo é a luta pela democracia contra a ditadura militar. Os movimentos sociais reivindicatórios, por melhorias sociais (habitação, saneamento básico etc.) tinham organização mais limitada, pois não contavam com a facilidade de mobilização propiciada pela tecnologia do século XXI, a exemplo da internet e redes sociais.
O texto faz uma correlação interessante: nos locais onde as religiões cristã e muçulmana mais se desenvolveram, houve, também, um desenvolvimento ambiental, econômico e social, descrito no texto pelos clarões em meio às matas.
Tanto o fascismo quanto o futurismo valorizavam o avanço tecnológico e o uso da força como fins políticos. Daí a ênfase no desenvolvimento a partir de guerras.
b) Durante o Ciclo da Borracha, entre o final do século XIX e inicio do século XX, os seringueiros da Amazônia eram submetidos ao processo de produção chamado de “aviamento”, pelo qual se instalavam e trabalhavam nas terras de um seringalista e para quem destinavam a produção da borracha. Em troca recebiam equipamentos para o trabalho e gêneros necessários à subsistência. Os equipamentos e os gêneros eram sobrevalorizados em relação à borracha gerando dívidas para os seringueiros, o que na prática os levava a trabalhar gratuitamente para saldar a dívida. Eram ameaçados de morte no caso tentar desviar parte da produção ou empreender fuga e assim sendo, ficavam presos ao seringal, sem liberdade e em precárias condições de vida.
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário