Pular para o conteúdo principal

Nova República - Questões com gabarito comentado - Prova de História

  


1. Recentemente, uma liderança parlamentar lançou a ideia de que deveríamos ter uma outra constituição. A reação foi avassaladora, com base na premissa de que não existem constituições perfeitas, mas não devem ser substituídas ao sabor dos ventos, deve ser aperfeiçoada.  Muitas vezes, aquele que critica, o faz por desconhecê-la.

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov. br. Acesso em: 27 abr. 2017.

A insistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo resulta da  vinculação histórica fundamental entre

a) Preconceito racial e etnia.    

b) Igualdade jurídica  e sociedade.    

c) Espaço e sobrevivência cultural.    

d) Educação ambiental e progresso.    

e) Modernização econômica e bem-estar social.    

2.  Com o objetivo de responder à questão seguinte, leia atentamente o fragmento de texto abaixo:

 “[...] O Congresso foi fechado, quase a metade dos parlamentares do MDB foi cassada e muitos foram presos. Vários professores, intelectuais, jornalistas e até militares perderam seus empregos. Os meios de comunicação passaram a sofrer uma rígida censura. Qualquer pessoa poderia ser acusada de delito contra a segurança nacional. Vários artistas foram obrigados a deixar o país, como foi o caso de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda”.

 PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.

Das alternativas abaixo, qual a única que se relaciona corretamente aos eventos citados no excerto acima?

 

a) Faz alusão a importância da decretação do AI-5, durante o governo do Gal. Costa e Silva, que mergulhou o Brasil no período de maior repressão durante o período da ditadura militar.    

b) Alude ao Estado Novo governado por Getúlio Vargas, período em que seu governo se transformou em uma ditadura inspirada nos regimes totalitários europeus.    

c) Faz alusão às reformas de base, lançadas pelo presidente João Goulart, fato que desagradou os sindicatos e motivou o golpe civil militar em 1964.    

d) à outorga da Constituição Federal de 1988, que retirou direitos sociais e instalou um regime de exceção no Estado brasileiro.    

3.   Tendo como base a Constituição Federal de 1988 (CF/88), identifique  a alternativa INCORRETA:

a) Foi a primeira constituição brasileira a não estabelecer uma religião oficial, interrompendo a tradição das anteriores que declaravam o Brasil como um país oficialmente católico.    

b) Assegurou aos povos indígenas e quilombolas a demarcação de áreas tradicionalmente ocupada por eles, além de reafirmar a função social da terra e a realização da reforma agrária como um objetivo.    

c) Além de definir o Brasil como uma República Federativa, estabeleceu o meio-ambiente saudável como um direito fundamental dos cidadãos brasileiros,

d) Da mesma forma que  concedeu o direito ao voto, aos analfabetos, assegurou o voto secreto como um direito fundamental    

e)  A Constituição Federal de 1937 é uma das que apresenta características mais diferentes daquelas da CF/88. Isso pelo fato de que a primeira legitimava um Estado autoritário, enquanto a segunda estabeleceu o Estado Democrático de Direito no Brasil.    

 4.   A transição do período militar para o período de eleições diretas para Presidente da República foi dirigida pelo Governo José Sarney (PMDB), 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. O presidente maranhense foi parte da  a eleição da chapa Tancredo-Sarney, realizada pelo colégio eleitoral. Sarney, mesmo sendo vice, foi empossado, pois  o Presidente eleito, Tancredo Neves, não pôde tomar posse, falecendo em 21 de abril de 1985.

 Em relação ao governo Sarney, podemos caracterizá-lo por:

a) Lançar o Plano Real, que controlou a inflação originada no período militar e criou uma nova moeda, além de ter abolido o bipartidarismo.   

b) Ter tido que enfrentar uma gigantesca inflação, que não foi controlada pelos seus planos econômicos. Além disso, convocou eleições para a Assembleia Nacional Constituinte que promulgaria a atual constituição do Brasil.   

c) ter tentado controlar a inflação através de um plano lançado no dia seguinte à sua posse e que congelou contas e poupanças por 18 meses, além de abrir o país aos produtos importados, com redução dos impostos.    

d) ter promovido um amplo plano de combate às desigualdades sociais, concedendo acesso à classe média para  milhões de brasileiros.   

 

5.   Na minha humilde opinião, depois de Jânio Quadros, nenhuma outra campanha eleitoral foi tão midiática.  A assessoria do candidato colorido apostou na construção da imagem de um candidato jovem, moderno, decidido e, principalmente, diferente dos demais políticos. Além disso, prometia combater a corrupção e proteger os descamisados.

 

Considerando o campo político-econômico, qual das alternativas abaixo caracteriza corretamente esse breve governo?

 

a) Fechamento comercial do Brasil para o mercado externo.   

b) Desvalorização cambial e extinção da inflação.

c) Ampliação da a agricultura familiar e Reforma agrária.   

d) substituição das importações, retomando o desenvolvimento.   

e) adoção de um novo modelo econômico, chamado de Plano Collor.   

 6.   Observe a charge e leia o trecho.

A Ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas. (Vainfas, 2010.)

 Quando observamos a charge e o texto, e recordamos nossos estudos sobre a Grécia Antiga e sobre o do Brasil atual,  em relação à participação política, é possível afirmar que

a) Apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam lá, e existem aqui limites para o exercício pleno desse direito.

b) Por ser considerado “homo politicus”,  na Grécia antiga, cidadão era apenas aquele que participava das gerúsias. Já no Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos.   

c) tanto na Grécia quanto no Brasil, a democracia era (e é) caracterizada pela participação universal, ou seja, de toda a população votante e em dia com suas obrigações eleitorais.   

d) Devido ao controle de poder dos generais, não era possível na Grécia um processo transparente e incorruptível, diferente do Brasil onde o processo democrático já conseguiu superar essas fragilidades do mundo antigo.  

 

  Gabarito das questões: 

 

Resposta da questão 1:
 [C]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

O artigo citado na questão pertence à Constituição de 1988, a chamada Constituição Cidadã. Tal Constituição trazia uma legislação específica sobre os indígenas, garantido a eles a posse das terras que já ocupavam e a defesa da preservação de sua cultura.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

O artigo da Constituição é claro na relação entre os direitos dos povos indígenas de manterem suas tradições e a necessidade de deterem a posse de suas terras. De fato, a persistência de uma cultura está intimamente relacionada com o território que seus membros ocupam.  

 

Resposta da questão 2:
 [A]

O AI-5, decretado em 13 de dezembro de 1968, é considerado o golpe dentro do golpe. Rígido e atribuidor de muitos poderes ao Presidente militar, o AI-5 inaugurou os chamados Anos de Chumbo do Regime Militar no Brasil, legalizando censura, tortura, exílio e repressão em nome da segurança nacional.  


Resposta da questão 3:
 [A]


A primeira Constituição brasileira a estabelecer que o catolicismo não era a religião oficial do país foi a de 1891.  

 Resposta da questão 4:

 [B]

Sarney, apesar da adoção dos Planos Verão, não conseguiu controlar as altíssimas inflações daquele período brasileiro. Mas a grande marca do seu governo foi a escritura da Constituição Cidadã de 1988, que marcou o fim do Regime Militar no país.  

 Resposta da questão 5:

 [E]

O Plano Collor – nas suas duas versões, Collor I e Collor II – buscava trazer melhorias à economia brasileira através de algumas medidas até certo ponto radicais, mas não atingiu seus objetivos.  

 

Resposta da questão 6:
 [A]

Apesar da inovação política que a democracia ateniense representou, ela trazia consigo um conceito de cidadania excludente: mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos e, por isso, não participavam da vida política da cidade-Estado. No Brasil atual, apesar de a Constituição brasileira prever o direito de voto a todos aqueles com mais de 16 anos, o fato de a democracia ser indireta impede os cidadãos de definirem os rumos do país.  

 

 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe