Pular para o conteúdo principal

Questões sobre Ditadura militar - Questões comentadas

 

1.   “Como pode um povo vivo

Viver nesta carestia

Como poderei viver

Como poderei viver

 

Dia e noite, noite e dia

Com a barriga vazia

Como pode um operário

Viver com esse salário

 

Como pode a criançada

Estudar sem comer nada”

 

(“Programa oficial do lançamento geral do abaixo-assinado” do Movimento do Custo de Vida, 12/03/1978. Doc. 039_4. Fundo ECO_PRE, Centro Pastoral Vergueiro. Citado em: MONTEIRO, Thiago Nunes. Como pode um povo vivo viver nesta carestia: O Movimento do Custo de Vida em São Paulo (1973-1982). São Paulo: Humanitas, 2017.)

 A letra acima foi utilizada pela campanha coordenada pelo Movimento Custo de Vida, iniciado por mulheres das periferias da cidade de São Paulo, em 1978. Sobre as lutas por melhores condições de vida durante a década de 1970 na ditadura militar (1964-85), é correto afirmar que  

a) o Movimento do Custo de Vida foi organizado para protestar contra as políticas econômicas e sociais da ditadura militar que provocavam o arrocho salarial e a inflação.    

b) diante da impossibilidade de fazer protestos de rua, o Movimento do Custo de Vida teve atuação por meio de letras de músicas de duplo sentido (para driblar a censura), veiculadas no rádio.   

c) após reunir cerca de 200 mil pessoas na Praça da Sé em São Paulo em 1978, o Movimento do Custo de Vida migrou para a luta armada como resposta à repressão.    

d) as Comunidades Eclesiais de Base, instaladas nas periferias das grandes cidades e onde começou o Movimento do Custo de Vida, foram desmanteladas em 1979.   

 

2.  


A 14ª Vara Federal de Minas Gerais condenou a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o governo do estado por violações dos direitos humanos e civis do povo indígena Krenak, que vive na região do Vale do Rio Doce. Em 1972, durante a ditadura militar, homens, mulheres e crianças foram expulsos de suas terras pelo governo e obrigados a viver confinados na Fazenda Guarani, pertencente à Polícia Militar, em Carmésia, a mais de 300 quilômetros de distância de suas terras. A medida teve o objetivo de facilitar a ação de posseiros vizinhos, que tomaram os mais de 4 mil hectares dos indígenas.

 

Adaptado de g1.globo.com, 15/09/2021.

 

A ação do governo brasileiro à época revela a seguinte postura diante de conflitos rurais:

a) contenção violenta da reforma agrária    

b) redistribuição autoritária da propriedade fundiária    

c) expropriação arbitrária da comunidade tradicional   

d) modernização conservadora da estrutura produtiva   

 

3.   A respeito da ditadura militar no Brasil, observe a imagem abaixo e o texto que segue.

 


A ditadura militar no Brasil durou 21 anos e teve 5 mandatos militares. Nesse período, houve restrição às liberdades individuais, suspensão do direito de impetrar habeas corpus para crimes políticos, repressão aos opositores do regime, fechamento do Congresso Nacional, cassação de mandatos parlamentares e censura dos meios de comunicação. Tudo isso foi respaldado nos 16 atos institucionais, normas amplamente utilizadas no regime.

Os atos institucionais e a força exercida pelo regime militar levantam discussões acerca da legitimidade e da legalidade dos atos do governo na época. Enquanto o conceito de legalidade se situa num domínio exclusivamente formal, técnico e jurídico (no sentido de enquadramento das ações do governo às normas vigentes à época), a legitimidade reside em uma questão de consentimento, obediência popular sem o uso da força. A este respeito, é possível afirmar que

a) a legitimidade diz respeito ao reconhecimento, ao consentimento e à aceitação do povo, de modo que, sempre que há legitimidade, haverá legalidade no governo.   

b) quanto maior o uso da força, maior a legalidade.   

c) sempre que um governo é legal, é legítimo; mas nem todo governo legítimo é legal.   

d) quanto menor a necessidade do uso da força para manutenção do poder, mais legítimo este governo será.   

e) legalidade e legitimidade são conceitos sinônimos e indissociáveis.   

 

4.   O período da história do Brasil que vai de 1964 a 1985 foi nomeado pela historiografia como Ditadura Militar. Uma série de elementos serviu de subsídio para a atribuição desse nome.

Dentre eles, o fato de o regime democrático ter sido substituído pelo autoritário.

 

Neste sentido, assinale a alternativa correta sobre este período da história brasileira.  

a) Outorgado em 09 de abril de 1964 pela Junta Militar que assumiu o poder após o golpe, o AI-1 decretava, entre outros elementos, a garantia de emprego para os funcionários públicos.    

b) O AI-3, de fevereiro de 1966, estendia as eleições diretas para governador de estado e para prefeito de municípios considerados de “segurança nacional”, incluindo as capitais de estados.    

c) O AI-5, de 13 de dezembro de 1968, dentre as suas várias determinações, decretava, no Art. 6º, que ficavam suspensas as garantias constitucionais ou legais de vitaliciedade, inamovibilidade e estabilidade.    

d) Na música, as canções de protesto encontraram palco nos grandes festivais organizados a partir de 1965 pela Tv Record, onde também nasceu a Canibália, em uma tentativa de retomar os princípios antropofágicos do movimento modernista de 1922, especialmente de Oswald de Andrade.    

e) A sequência e ordem presidencial, durante a Ditadura Militar no Brasil foi: Castelo Branco (1964-1967), Costa e Silva (1967-1969), Emílio Médici (1969-1974), Figueiredo (1974-1979) e Geisel (1979-1985).   

 

5.   O processo de abertura política no Brasil teve um notável impulso com a chamada Lei da Anistia, de 1979.

 

O texto da lei estabelecia:

 

Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares e outros diplomas legais.

 

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/ destaque-de-materias/lei-da-anistia. Acesso em 5 de maio de 2021.

 

 

A Lei da Anistia, de 1979,

a) favoreceu exclusivamente os opositores do regime autoritário e permitiu a instauração de processos contra apoiadores militares e civis que também tivessem cometido crimes.    

b) estabeleceu a anistia de opositores e de apoiadores do regime militar, impedindo novos processos que investigassem as ações praticadas entre 1961 e 1979.    

c) contemplou exclusivamente os presos políticos que estavam em território nacional, impedindo que os exilados pudessem retornar ao país com a sua promulgação.    

d) permitiu a libertação de presos políticos e o retorno de exilados, com restrições de direitos políticos a todos que se envolveram em manifestações e enfrentamentos contra a ditadura militar.    

e) garantiu a reincorporação de militares que haviam sido banidos das Forças Armadas por se oporem à Ditadura e a recomposição de suas patentes e promoções de carreira.   

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [A]

 

O Milagre Econômico ocorrido durante a Ditadura Militar produziu consequências econômicas negativas de curto, médio e longo prazos, dentre as quais os aumentos da dívida externa e da inflação e a elevação da desigualdade social no país. Por isso, movimentos como o citado na questão surgiram.   

 

Resposta da questão 2:
 [C]

 

Desde a chegada do homem branco no Brasil no ano de 1500, os povos indígenas sofreram todo tipo de violência, seja física ou simbólica, além de perderam suas terras para o avanço do agronegócio. Mesmo na república brasileira, os desrespeitos aos verdadeiros donos da terra permanecem. Os estudiosos apontam que durante o regime militar, 1964-1985, os governos federais e estaduais também prejudicaram os povos indígenas tomando suas terras conforme aponta a matéria em relação ao povo indígena Krenak. Gabarito [C].  

 

Resposta da questão 3:
 [D]

 

Segundo o pensamento de Rousseau, o poder emana do povo e que somente através da Vontade Geral existe um poder legítimo. O regime militar no Brasil, 1964-1985, limitou os direitos civis e políticos, estabeleceu eleições indiretas para presidente e governadores, manteve uma forte censura, violência e todo tipo truculência, os direitos humanos foram esquecidos. Os Atos Institucionais davam mais poder para o executivo em detrimento do legislativo e judiciário. O AI:5, Ato Institucional número 5 aprovado dia 13/12/1968 é considerado um golpe dentro do golpe, fechou o congresso por tempo indeterminado, cassou mandatos políticos, suspendeu direitos civis etc. Quanto maior a necessidade de utilizar a força para manter o poder, menos legítimo o governo é. Gabarito [D].  

 

Resposta da questão 4:
 [C]

 

A questão remete a Ditadura Militar no Brasil, 1964-1985. O AI-1, Ato Institucional número 1, 09 de abril de 1964, estabeleceu a suspensão da estabilidade para funcionário público, diminuiu o poder do legislativo e aumentou o poder do executivo, entre outras medidas. Portanto, não dava garantia de emprego para funcionários públicos. O AI-2, 17 de outubro de 1965, aboliu os partidos políticos criando o bipartidarismo. Foi o AI-3, 5 de fevereiro de 1966, estabeleceu eleições indiretas para governador. A sequência correta de presidente Castelo Branco (1964-1967), Costa e Silva (1967-1969), Emílio Médici (1969-1974), Geisel (1974-1979) e Figueiredo (1979-1985). O AI-5, 13 de dezembro de 1968, considerado o golpe dentro do golpe fechou o congresso, cassou mandato políticos, exilou líderes, suspensão dos direitos civis etc. Gabarito [C].  

 

Resposta da questão 5:
 [B]

 

A Lei da Anistia, embora pareça favorecer exclusivamente aos opositores do Regime Militar, em especial os exiliados, também beneficiou os militares, uma vez que impediu que possíveis crimes cometidos durante a Ditadura fossem investigados e punidos.   

 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe