1- Na
primeira fase do desenvolvimento chinês ocorreu a abertura das zonas econômicas
especiais (ZEEs). Quais eram seus objetivos?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Em qual governo surgiu a
proposta de criação da CPLP e qual organismo foi previamente criado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
Como o brasil se posicionou quanto a Primavera
árabe? Apresente posições concretas no que tange a situação da Líbia e a
consideração aos mecanismos regionais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resposta da questão 1:
Nas zonas econômicas especiais
(ZEEs) deveriam se concentrar as atividades associadas com comércio e
investimentos externos diretos. Os primeiros investidores vieram principalmente
de Hong Kong e de Taiwan, China. Com o passar do tempo, multinacionais
ocidentais, japonesas e coreanas acorreram em massa.
Resposta da questão 2:
A proposta de criação da CPLP
remonta ao primeiro encontro realizado entre Chefes de Estado e de Governo de
língua portuguesa, em novembro de 1989, em São Luís do Maranhão, sob iniciativa
do Presidente José Sarney, tendo recebido igualmente forte impulso do
Embaixador José Aparecido de Oliveira, na primeira metade dos anos 1990.
Durante o Encontro de Cúpula no Maranhão, foi decidida a criação do Instituto
Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede na Cidade da Praia, Cabo
Verde. Considerado o “embrião” da Comunidade, o IILP foi, em 2005, integrado
formalmente à Organização como principal espaço de coordenação para a promoção
e difusão da língua portuguesa. Para a institucionalização da CPLP, contribui,
igualmente, a atuação, na primeira metade dos anos 1990, do Embaixador José
Aparecido de Oliveira, grande entusiasta da ideia de uma CPLP no período em que
foi Embaixador do Brasil em Portugal.
Resposta da Questão 3:
Inspirado na tradição principista
de sua diplomacia – em especial no princípio basilar da autodeterminação dos
povos – o Brasil louvou o direito das populações árabes de definir, de maneira
autóctone, seu sistema político. Outrossim, baseado no princípio da dignidade
da pessoa humana – epicentro axiológico do ordenamento jurídico brasileiro,
condenou qualquer tentativa governamental de reprimir, pelo uso da força, os
movimentos da Primavera Árabe. Nesse contexto, diante das manifestas violações
dos direitos humanos perpetradas pelo governo líbio, o Brasil apoiou a decisão
da Assembleia Geral das Nações Unidas que, em ação inédita, suspendeu a Líbia do
Conselho de Direitos Humanos. Ademais, o país apoiou a resolução n°1970 do
CSNU, prevendo embargos – a exemplo dos referentes à venda de armas - contra o
governo de Trípoli. Em respeito aos mecanismos regionais, o Brasil observou a
posição da Liga Árabe – favorável às medidas – antes de tomar tais atitudes.
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário