1. Relatório publicado pelo MapBiomas apresentou dados referentes à área de mineração
–garimpo e mineração industrial – no Brasil. Os dados indicam um crescimento de 31 mil para
206 mil hectares entre 1985 e 2020.
O mapa a seguir representa os biomas brasileiros e as respectivas áreas de mineração em
2020.
Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que o
bioma
a) Mata Atlântica tem área de mineração industrial maior do que de garimpo. Nesse bioma,
ocorre exploração de minério de ferro, causando o cinturão do desmatamento e o
assoreamento dos rios da maior bacia hidrográfica do país.
b) Amazônia tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre
exploração de ouro e grande desmatamento nas unidades de conservação e territórios
indígenas, com contaminação do rio Tapajós.
c) Cerrado tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre
exploração de minério de ferro, causando o soterramento de nascentes e comprometendo o
potencial hidroelétrico na região.
d) Caatinga tem área de mineração industrial maior do que a de garimpo. Nesse bioma, ocorre
exploração de níquel, causando a escassez de água na região, água essa utilizada para
lavar o metal, o que contamina o rio Tocantins
2. A figura a seguir apresenta um cenário em que se distinguem dois compartimentos de
relevo na paisagem.
No que se refere aos compartimentos de relevo na paisagem, é correto afirmar que o
compartimento
a) A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de
materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das
rochas que servem de substrato ao processo deposicional.
b) B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, e apresenta formas de relevo
esculpidas pela atuação dos processos exógenos, a exemplo das chapadas, dos morros,
das serras e das depressões.
c) A é uma planície formada por depósitos arenosos e argilosos de origem exclusivamente
fluvial. A presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse
compartimento não evoluem.
d) B é um planalto formado por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua principal
característica está na atividade ativa dos processos tectônicos responsáveis pelo
soerguimento das elevações e manutenção das formas.
3. Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região
amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da
superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a
(re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano,
considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região
amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização
portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada
africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do
século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de
desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
4. As estimativas sobre a população de Palmares no século XVII oscilam entre 5 e 20 mil
pessoas. A crônica abaixo, de 1678, descreve o território palmarino:
Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama “o Ganga Zumba”, que quer dizer
“Senhor Grande”. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares
como
vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Macaco. Esta é a metrópole entre as
mais cidades e povoações. Está fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras
abertas para ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e
buracos no chão. Ocupa esta cidade dilatado espaço, forma-se mais de 1500 casas. A
segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmão do rei que se chama “o Zona”. É
fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades
e povoações darei notícia quando lhe referir as ruínas. (Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. São Paulo: Chão Editora, 2021, p. 9 – 49.)
Sobre a organização do espaço palmarino, é correto afirmar que
a) os negros que fugiram para Palmares ocuparam os espaços urbanos das vilas coloniais na
Serra da Barriga; essas vilas tinham sido abandonadas por Portugal durante as guerras de
expulsão, de Pernambuco, dos holandeses.
b) o que se convencionou chamar de quilombo de Palmares era uma rede de povoações
fortificadas, formadas por centenas de casas e interligadas por meio de um sistema político
influenciado por lógicas culturais africanas.
c) as povoações que constituíam Palmares se originaram da estrutura urbanística construída
por Nassau nas serras de Pernambuco e Alagoas, a partir da racionalidade holandesa na
época da luta pelo domínio do açúcar.
d) a maioria da população negra que vivia nos mocambos de Palmares no século XVII era
crioula, ou seja, nascida no Brasil, e combinava a influência da organização política de
Angola e das redes urbanas litorâneas e europeias de Pernambuco.
5. Numa primeira aproximação, o sistema colonial apresenta-se-nos como o conjunto das
relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias, num dado período da história da
colonização. (Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 2019.)
O “conjunto das relações” mencionado no excerto abrangia
a) o equilíbrio contínuo da balança comercial entre colônia e metrópole, que assegurava a
isonomia nas relações comerciais.
b) o instrumento do exclusivo metropolitano do comércio, que regulava as trocas de
mercadorias entre colônia e metrópole.
c) o estabelecimento de domínio político da colônia sobre a metrópole, que caracterizava o
vínculo imperialista.
d) o prevalecimento de formas assalariadas de trabalho, que permitiam a ampliação do
mercado consumidor colonial.
e) o predomínio de princípios e ideias liberais, que articulavam a política econômica
mercantilista.
6. Nenhum grupo de mulheres brancas conheceu melhor a diferença entre seu próprio status
e o status das mulheres negras do que o grupo de mulheres brancas politicamente conscientes
e ativistas na luta pelos direitos civis. Ainda assim, várias dessas mulheres deslocaram-se das
lutas pelos direitos civis para as lutas pela libertação da mulher e lideraram um movimento
feminista em que suprimiram e negaram a consciência sobre as diferenças que viram e
ouviram.
Elas entraram para o movimento feminista apagando e negando a diferença, sem pensar em
raça e gênero juntos, mas eliminando raça do cenário.
(bell hooks. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, 2018. Adaptado.)
Ao abordar aspectos do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da década de
1960, o excerto
a) aponta o insucesso das reivindicações de igualdade de raça e gênero e a persistência de
padrões históricos de desigualdade na sociedade norte-americana.
b) lamenta a ausência de uma história de mobilizações feministas e negras e de uma
disposição das mulheres brancas para atuar em defesa das conquistas de direitos sociais.
c) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta
de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos.
d) caracteriza a mudança radical por que passou a sociedade norte-americana no período e o
nascimento de interconexões entre os movimentos negro e feminista.
e) enfatiza a importância da estratégia política do ativismo feminista e sua influência sobre as
mobilizações posteriores de reivindicação de direitos da população negra.
7. Como a maior parte das comunidades tradicionais africanas eram sociedades ágrafas, a
palavra falada era uma das formas que homens e mulheres tinham de se conectar com o
mundo divino e sobrenatural, era o elo entre o passado, o presente e o futuro.
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)
Ao abordar aspectos das sociedades africanas antigas, o excerto destaca
a) os mecanismos de preservação e transmissão de tradições e costumes locais.
b) a fragilidade cultural provocada pela persistência de preconceitos e formas de comunicação
arcaicas.
c) o subdesenvolvimento local provocado pela carência de formas articuladas de linguagem e
de arte.
d) as estratégias de organização política e econômica das comunidades locais.
e) a importância da ação catequizadora e educadora dos missionários europeus.
8. A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem
prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem
impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se
facilmente perderem o interesse. […] A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação
é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete
satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas.
(Zygmunt Bauman. Globalização, 2021.)
A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações
características
a) dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos
supranacionais pró-economia.
b) da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização
social.
c) das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de
capitais.
d) da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de
novos produtos.
e) da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças
socioeconômicas.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
O mapa revela que o bioma Amazônia apresenta áreas de garimpo maiores do que a de
mineração industrial. O garimpo praticado de forma desregrada e ilegal provoca o
desmatamento do bioma, bem como a contaminação das coleções de águas continentais, tais
como o rio Tapajós e seus tributários.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
A alternativa correta é [B], porque no Bioma Amazônico ocorre intensa exploração de minérios
intensificando a ocupação de terras indígenas e o desmatamento. As alternativas incorretas
são: [A], porque a maior bacia hidrográfica do país é a bacia Amazônica e, portanto, não está
situada no bioma da Mata Atlântica; [C], porque a mineração industrial é maior que a de
garimpo; [D], porque a exploração de níquel ocorre nos biomas da Amazônia e Cerrado.
Resposta da questão 2:
[A]
A alternativa correta é [A], porque as planícies são formas de relevo geradas por
sedimentação, podendo também sofrer influência dos falhamentos na formação de grabens, a
exemplo do compartimento A da figura. As alternativas incorretas são: [B], porque o
compartimento B é um planalto cujas formas são mamelonares ou policonvexas, denominadas
Mares de Morros; [C], porque os sedimentos não são exclusivamente de origem fluvial e a
presença de meandros indica a evolução do compartimento; [D], porque a estrutura do planalto
é cristalina, haja vista apresentar a formação de Mares de Morros.
Resposta da questão 3:
[B]
A afirmativa [2] é falsa porque a atividade mineradora do século XVIII não atingiu a região
amazônica, ficando restrita ao sudeste e ao centro-oeste;
A afirmativa [4] é falsa porque a expansão da região amazônica ao longo da Ditadura Militar
não seguiu um projeto de desenvolvimento sustentado e/ou pensado para os povos indígenas.
Resposta da questão 4:
[B]
Palmares – e outros quilombos formados ao longo da história de resistência negra à escravidão
no Brasil – era um exemplo da reprodução da cultura africana na Colônia. Contando com uma
complexa rede estrutural e uma significativa organização político-social, Palmares demorou a
ser derrotado pelo governo colonial brasileiro.
Resposta da questão 5:
[B]
O fragmento de texto do historiador Fernando de Novais aponta para a relação entre colônia e
metrópole no contexto da colonização. Havia o Pacto Colonial ou exclusivo metropolitano, isto
é, a colônia não tinha vida própria ou autonomia, só poderia comercializar com a metrópole. No
caso do Brasil, em 1808 com a vinda da família da corte portuguesa para o Brasil foi decretado
a Abertura dos Portos às Nações Amigas decretando o fim do pacto colonial. Gabarito [B].
Resposta da questão 6:
[C]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O excerto é polêmico, até hoje, nos EUA, porque aponta que parte do movimento feminista
Página 6 de 1
norte-americano ignorou a existência do privilégio branco na sociedade estadunidense, em
detrimento ao prejuízo negro. Logo, a autora aponta que o movimento feminista branco e o
movimento negro não lutaram juntos pelos direitos sociais nos EUA na década de 1960.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Apenas a alternativa [C] está correta. A autora destaca como o movimento feminista da década
de 1960 nos Estados Unidos estava desconectado das questões raciais.
A alternativa [A] está incorreta pois ainda que padrões históricos de desigualdade persistam,
não podemos ignorar que diversas conquistas foram feitas. Além disso, o trecho não trata
sobre esse tema diretamente.
A alternativa [B] está incorre pois o trecho reconhece a existência da luta por direitos sociais
feita pelas feministas brancas. O trecho lamenta, no entanto, que essa luta tenha sido feita sem
considerar as intersecções entre gênero, raça e classe.
As alternativas [D] e [E] estão incorretas pois o trecho aponta, justamente, para a inexistências
de interconexões entre os movimentos feminista e negro durante a década de 1960, nos
Estados Unidos. Sendo assim, não trata sobre a influência do movimento feminista nas
mobilizações posteriores de reivindicação de direitos da população negra.
Resposta da questão 7:
[A]
O texto da historiadora Ynaê Lopes dos Santos remete as comunidades tradicionais africanas
apontando a importância da oralidade para preservação da cultura através da transmissão de
valores e costumes considerando que a maioria das comunidades não possuíam escrita.
Gabarito [A].
Resposta da questão 8:
[B]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]
A alternativa correta é a [B], pois, o excerto expressa ações características da publicidade e do
marketing que através de estratégias corporativas influenciam a nossa organização social. O
marketing e a publicidade influem e alteram a nossa configuração social ao despertar desejos e
inverter a tradicional relação entre necessidade e satisfação. Sendo Zygmunt Bauman um
crítico bastante ativo desses fenômenos do consumo e da alienação, o marketing e a
publicidade são pensados como abordagens corporativas que atuam na manutenção do status
quo e também na indução de comportamentos e ações da sociedade. Dessa forma, a
alternativa que responde corretamente a questão, é a alternativa [B].
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Apenas a alternativa [B] está correta. O trecho fala sobre o consumo na época da
“modernidade líquida”, conceito criado por Bauman para se referir à contemporaneidade.
Especialmente, Bauman destaca a volatilidade das relações que, no mundo do consumo, se
traduz em necessidades criadas e superficiais, estimuladas pela publicidade e tecnologia para
alimentar a compra desenfreada e inconsciente de bens e serviços.
#questõesdehistória #questõesdehumanas #questõesdegeografia #questõesdeconcurso #questõesdefilosofia #questõesdesociologia
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário