Pular para o conteúdo principal

Filosofia - Questões com gabarito comentado - Questões Enem e vestibular recentes - atuais


1.   Human beings are relentlessly capable of reflecting on themselves. We might do something out of habit, but then we can begin to reflect on the habit. We can habitually think things, and then reflect on what we are thinking. We can ask ourselves (or sometimes we get asked by other people) whether we know what we are talking about. To answer that we need to reflect on our own positions, our own understanding of what we are saying, our own sources of authority. Cosmologists have to pause from solving mathematical equations with the letter t in them, and ask what is meant, for instance, by the flow of time or the direction of time or the beginning of time. But at that point, whether they recognize it or not, they become philosophers.

 (Simon Blackburn.Think: A compelling introduction to philosophy, 1999. Adaptado.)

 

 No texto, o autor explicita a presença da atitude filosófica a partir

a) do estudo da relevância das sensações.   

b) da identificação de regras da argumentação.   

c) da avaliação da moralidade dos indivíduos.   

d) da análise de formas de governo.   

e) do questionamento das bases do conhecimento.   

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o trecho de um ensaio de Michel de Montaigne (1533-1592).

 Há alguma razão em fazer o julgamento de um homem pelos aspectos mais comuns de sua vida; mas, tendo em vista a natural instabilidade de nossos costumes e opiniões, muitas vezes me pareceu que mesmo os bons autores estão errados em se obstinarem em formar de nós uma ideia constante e sólida. Escolhem um caráter universal e, seguindo essa imagem, vão arrumando e interpretando todas as ações de um personagem, e, se não conseguem torcê-las o suficiente, atribuem-nas à dissimulação. Creio mais dificilmente na constância dos homens do que em qualquer outra coisa, e em nada mais facilmente do que na inconstância. Quem os julgasse nos pormenores e separadamente, peça por peça, teria mais ocasiões de dizer a verdade.

Em toda a Antiguidade é difícil escolher uma dúzia de homens que tenham ordenado sua vida num projeto definido e seguro, que é o principal objetivo da sabedoria. Pois para resumi-la por inteiro numa só palavra e abranger em uma só todas as regras de nossa vida, “a sabedoria”, diz um antigo, “é sempre querer a mesma coisa, é sempre não querer a mesma coisa”, “eu não me dignaria”, diz ele, “a acrescentar ‘contanto que a tua vontade esteja certa’, pois se não está certa, é impossível que sempre seja uma só e a mesma.” Na verdade, aprendi outrora que o vício é apenas o desregramento e a falta de moderação; e, por conseguinte, é impossível o imaginarmos constante. É uma frase de Demóstenes, dizem, que “o começo de toda virtude são a reflexão e a deliberação, e seu fim e sua perfeição, a constância”. Se, guiados pela reflexão, pegássemos certa via, pegaríamos a mais bela, mas ninguém pensa antes de agir: “O que ele pediu, desdenha; exige o que acaba de abandonar; agita-se e sua vida não se dobra a nenhuma ordem.”(Michel de Montaigne. Os ensaios: uma seleção, 2010. Adaptado.)

 

 2.   De acordo com Montaigne, as ações humanas caracterizam-se

a) pela volubilidade.   

b) pela arrogância.   

c) pelo egoísmo.   

d) pela dissimulação.   

e) pela obstinação.   

 3.   Os homens supõem comumente que todas as coisas da natureza agem, como eles mesmos, em consideração de um fim, e até chegam a ter por certo que o próprio Deus dirige todas as coisas para determinado fim, pois dizem que Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que lhe prestasse culto. (ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro I. Apêndice. p. 117. Coleção Os Pensadores.)

 

Nesta passagem, Espinosa:

a) critica os homens por orientarem suas ações em consideração de um fim.   

b) defende que a natureza foi criada tendo-se em vista fins desconhecidos pelos homens e conhecidos apenas por Deus.   

c) descreve o modo de pensar que impede os homens de produzirem uma explicação adequada dos eventos naturais.   

d) explica por que se deve buscar conhecer os fins em vista dos quais todas as coisas foram criadas por Deus.   

e) oferece as razões pelas quais é impossível separar a ciência da religião.   

 

4.   As afirmações a seguir são de Hylas e foram todas retiradas do Diálogo entre Hylas e Philonous, de George Berkeley. Qual delas mostra que Hylas finalmente admitiu o idealismo defendido por seu interlocutor, Philonous?

 

(BERKELEY, George. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012, p. 29, 73, 37, 63 e 51, respectivamente.)

a) “Existir é uma coisa, ser percebido é outra.”   

b) “Tudo que posso fazer é formar ideias na minha própria mente. [...] E isso está longe de ser prova de que posso concebê-las existindo fora das mentes de todos os espíritos.”   

c) “O calor e o frio são apenas sensações que existem em nossas mentes. Entretanto, ainda restam qualidades suficientes para assegurar a realidade das coisas externas.”   

d) “Cores, sons, sabores, resumindo, tudo aquilo denominado qualidades secundárias, certamente não existem fora da mente. Mas ao admiti-lo, não significa que eu rejeite qualquer coisa da realidade da matéria ou dos objetos externos.”   

e) “Considero uma grande omissão o fato de não ter distinguido suficientemente objeto e sensação. Embora a sensação não possa existir sem a mente, disso não se segue que o objeto não possa.”   

 

5.   Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, essas instituições são criadas por países (Estados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados. Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os Estados membros. A Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, o respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade.

 (Benigno Núñez Novo. “Organizações internacionais”.www.direitonet.com.br, 08.02.2018. Adaptado.)

A organização política intergovernamental mencionada no excerto assemelha-se à concepção de Estado da abordagem contratualista de Hobbes, caracterizada pelo dever do soberano de

a) proteger a vida humana.   

b) garantir o direito natural.   

c) superar a desigualdade social.   

d) ampliar a liberdade individual.   

e) assegurar a propriedade privada.   

 6.   Pintar um rosto como “objeto” não é despojá-lo do que “traz pensado”. “Acho que o pintor o interpreta”, diz Cézanne, “o pintor não é imbecil”. Mas esta interpretação não deve ser pensada separadamente da visão. “[Ao] pintar todos os pequenos azuis e todos os pequenos marrons, [ele faz] olhar como ele olha ... Ao diabo se duvidarem como, casando um verde matizado com um vermelho, entristece-se uma boca ou faz-se sorrir uma face”. (MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 118. Coleção Os Pensadores.)

De acordo com essa passagem e com o ensaio de que foi retirada, é correto afirmar que cabe ao pintor:

a) reproduzir os objetos tais como realmente são.   

b) refletir na pintura seu estado psicológico.   

c) usar arbitrariamente as cores com as quais compõe os objetos.   

d) representar os objetos segundo regras estabelecidas de composição.   

e) reproduzir os objetos tal como os vê.   

 

7.   De que se trata essa biopolítica, esse biopoder? A nova tecnologia do poder que se instala se dirige à multiplicidade dos homens, não na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrário, uma massa global, afetada por processos de conjunto que são próprios da vida, que são processos como o nascimento, a morte, a produção, a doença etc. É com o nascimento da biopolítica que se lança mão da medição estatística desses fenômenos para fins de regulamentação e de intervenção. Um novo tipo de poder que consiste em fazer viver e em deixar morrer. (Adaptado de FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 204.)

Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo  

a) do indivíduo como problema existencial.   

b) da família como problema reprodutivo.   

c) da escola como problema disciplinar.   

d) da população como problema político.   

 8.   Leia o trecho da canção “O resto do mundo”, de Gabriel O Pensador.

Eu tô com fome tenho que me alimentar

Eu posso não ter nome, mas o estômago tá lá

Por isso eu tenho que ser cara de pau

Ou eu peço dinheiro ou fico aqui passando mal

Tenho que me rebaixar a esse ponto porque a necessidade é maior do que a moral.

(Gabriel O Pensador, 2000.)

No trecho, a fome tem como consequência ética a

a) anulação da subjetividade.   

b) desobediência ao código civil.   

c) afirmação dos princípios morais.   

d) proibição do convívio em sociedade.   

e) superação da invisibilidade social.   

 

Gabarito:  

 Resposta da questão 1:

 [E]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]

A alternativa correta é a [E], pois, o texto explicita a atitude filosófica a partir do questionamento das bases do conhecimento. O autor defende que os seres humanos possuem a capacidade de refletir sobre o mundo à sua volta, sobre as bases do conhecimento e de pensar sobre o mundo à sua volta, além da capacidade de pensarem por si mesmo. O questionamento das bases do conhecimento é algo que caracteriza os seres humanos e que permite questionar e expandir o próprio conhecimento. Dessa forma, a alternativa correta é [E].

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Inglês]

O texto retrata sobre a capacidade de reflexão dos seres humanos, dos questionamentos das bases do conhecimento. Um exemplo disso, é o trecho “To answer that we need to reflect on our own positions, our own understanding of what we are saying, our own sources of authority.”, que explica que precisamos refletir sobre nossas próprias posições, nossa própria compreensão do que estamos dizendo, nossas próprias fontes de autoridade, confirmando a alternativa de e letra [E].  

 Resposta da questão 2:

 [A]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Português]

No trecho, vemos Montaigne definindo as ações humanas como inconstantes: ele diz crer mais na inconstância do homem do que em qualquer outra coisa. Assim, as ações humanas caracterizam-se pela volubilidade.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]

A alternativa correta é a [A], pois, o trecho de Montaigne aponta e defende para a inconstância dos seres humanos e suas ações. Segundo o filósofo, as ideias de segurança, constância e solidez são interpretações, até mesmo distorcidas, de um caráter universal escolhido e idealizado. Para Montaigne, as ações humanas são inconstantes, sendo o oposto das ideias defendidas pela opinião dos autores que as acreditam como ordenadas, constantes e sólidas. O pensador, dessa forma, defende a ideia de que os seres humanos e suas ações são inconstantes. Desse modo, a alternativa que responde corretamente como as ações humanas estão caracterizadas, segundo o filósofo citado, é a alternativa [A].  

 Resposta da questão 3:

 [C]

 A alternativa correta é a [C], pois, em Espinosa, existe a crítica muito contundente da ideia de sujeito voluntário, teoria pela qual o homem pretende converter-se em mestre e possuidor da natureza. No texto, Espinoza defende que os homens supõem que todas as coisas agem como eles mesmos, em consideração de um fim, chegando a conclusão que o próprio Deus dirige todas as coisas para um determinado fim. Mas, na visão do filósofo, essa forma de pensar impede que os homens produzam uma explicação adequada dos eventos naturais, tendo em vista que, segundo o autor, todas as coisas são modos da substância única que é Deus. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente a passagem de Espinoza, é a alternativa [C].  

 Resposta da questão 4:

 [B]

 A alternativa correta é a [B], pois, a afirmação que mostra que Hylas finalmente admitiu o idealismo defendido por Philonous, é a alternativa [B]. Ao defender que pode formar ideias na própria mente, Hylas admite o idealismo. Mas, argumenta logo em seguida que, também não poderia conceber a prova delas existindo fora da mente de todos os espíritos, aparentemente negando a possibilidade do materialismo. O idealismo de Berkley, é concebido como um idealismo radical, pois nega a existência da matéria e reafirma a ideia como eixo central de sua filosofia. Dessa forma, a alternativa correta é a [B], pois, expressa corretamente o diálogo de Hylas e Philonous.  

 Resposta da questão 5:

 [A]

 A alternativa correta é a [A], pois, a concepção à qual se assemelha a organização política internacional é a abordagem contratualista de Thomas Hobbes. Tal concepção se caracteriza pelo dever soberano de proteção da vida e abandono do estado de natureza. Segundo Hobbes, o estado de sociedade surge do contrato entre sociedade civil e Estado. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente a proposição do enunciado, é a alternativa [A].  

 Resposta da questão 6:

 [E]

 A alternativa correta é a [E], pois, de acordo com a passagem utilizada, ao pintor cabe reproduzir os objetos tal como os vê. O filósofo faz isso ao defender que a interpretação não deve ser separada da visão e, de certa forma, reafirma, ao dizer que pintar um rosto como objeto não é despojá-lo do que traz pensado. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente o que é proposto no enunciado, é a alternativa [E].  

 Resposta da questão 7:

 [D]

 A alternativa correta é a [D], pois, na concepção foucaultiana de biopoder, a biopolítica se inscreve no corpo da população como problema político. A biopolítica é uma tecnologia de poder que se insere e dirige à multiplicidade dos homens. tendo como foco a produção de mecanismos de controle que não mais apenas incidirão sobre corpos individuais, mas sobre as populações. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente como a biopolítica se inscreve enquanto tecnologia de poder, é a alternativa [D].  

 

Resposta da questão 8:
 [A]

 A alternativa correta é a [A], pois, no trecho citado, a fome tem como consequência ética a anulação da subjetividade. A ideia da anulação da subjetividade é expressa nos seguintes trechos: “Tenho que me rebaixar a esse ponto porque a necessidade é maior do que a moral” e “Eu tô com fome tenho que me alimentar, Eu posso não ter nome, mas o estômago tá lá, Por isso eu tenho que ser cara de pau, Ou eu peço dinheiro ou fico aqui passando mal”. Essas sentenças expressam a anulação da subjetividade em decorrência da necessidade e da fome. Dessa forma, a alternativa que expressa corretamente a consequência ética da fome, é a alternativa [A].  

 #atualidades #filosofia #questõesdefilosofia #filosofianoenem #questõescomentadas


 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.