1. Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário,
produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.
Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios:
a) a funcionalidade dupla da
peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como
porta-moedas no cotidiano.
b) a conjugação entre apuro
artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas.
c) o emprego exclusivo de
padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas
brasileiras.
d) a atitude herética dos
artistas, que frequentemente contrariavam a proibição de representar figuras
religiosas femininas.
e) a representação apenas de
elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso
Resposta:
[B]
A imagem – barroca, extremamente detalhada – fez parte de uma prática que visava burlar os impostos do ouro, em especial o quinto: os santos do pau oco, o uso de imagens sacras de madeira, ocas, para serem preenchidas com ouro.
2. [...] Foi sem dúvida entre os meses de janeiro e outubro de 1822 que o Brasil, finalmente, se fez independente: isto é, separou-se de Portugal. Nada garantia que essa independência seria duradoura, é verdade, mas foi entre esses meses que ela se concretizou, exigindo esforços posteriores de consolidação; mas seriam antes esforços de reforço de algo que já existia do que de criação abrupta de algo novo.
E o que, afinal, ocorreu no dia 7 de setembro de 1822? Um pequeno acontecimento que não foi imediatamente valorizado justamente por não ser de grande importância em comparação com os demais que tinham ocorrido e ainda ocorreriam naquele ano; mas que posteriormente se tornaria o principal marco da memória da Independência. Um marco da memória, e não da história. (João Paulo Pimenta. Independência do Brasil, 2022.)
Ao tratar da Independência do Brasil em relação a Portugal, o excerto enfatiza
a) o caráter processual da
emancipação, que resultou de diversas articulações e ações políticas.
b) a negociação entre colônia
e metrópole, que assegurou o caráter pacífico da emancipação.
c) o esforço do príncipe
regente, que visava promover a consolidação da emancipação política brasileira.
d) o imediatismo do gesto
ruptura, que provocou surpresa na população de toda a colônia.
e) a percepção imediata da
importância dos eventos ocorridos às margens do riacho do Ipiranga, que mudaram
politicamente o país.
Resposta:
[A]
O excerto apresenta a ideia de que o 7 de
setembro foi apenas um pequeno acontecimento no processo de independência do
Brasil. E isso é verdadeiro, uma vez que nosso processo de emancipação começou
com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil (em 1808) e foi acentuado
pela eclosão da Revolução Constitucionalista do Porto (em 1820).
3. Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822:
A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.)
A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência.
a) O sistema imperialista, a
propriedade colonial e o poder moderador.
b) O sistema feudalista, a
propriedade comunal e o gabinete de conciliação.
c) O sistema mercantilista, a propriedade
estatal e o parlamentarismo às avessas.
d) O sistema oligopolista, a
propriedade multicultora e a política do café-com-leite.
e) O sistema escravista, a
propriedade latifundiária e a política restrita à elite.
Resposta:
[E]
O projeto conservador adotado após a Independência manteve a escravidão, a concentração fundiária e a exclusão cidadã de parte da população, amparada pela Constituição de 1824, que adotava o voto indireto e censitário para o país.
4. Observe as imagens do quadro Mata reduzida a
carvão, pintado em 1830 por Félix-Émile Taunay.
Félix-Émile Taunay chegou ao Brasil em 1816 com a Missão Artística Francesa. No quadro e no seu detalhe seguinte, o pintor representa
a) a extração de matérias primas
para o abastecimento de indústrias brasileiras.
b) a força de um meio ambiente
indomável ao esforço humano.
c) a baixa produtividade
proporcionada pelo emprego do trabalho compulsório.
d) a exploração do trabalho
escravo em uma floresta tropical.
e) a expansão da urbanização
sobre o espaço natural preservado.
Resposta:
[D]
A obra Mata reduzida a carvão,
pintado em 1830 por Félix-Émile Taunay, aponta para duas explorações: uma da
natureza através do desmatamento e a outra do ser humano com o trabalho escravo
no Brasil na primeira metade do século XIX. Gabarito [D].
5. Na medida em que a história de cada país da América Latina corre paralelamente às demais, atravessando situações bastante semelhantes — a colonização ibérica, a independência política, a formação dos Estados Nacionais, a preeminência inglesa e depois a norte-americana, para citar apenas alguns marcos tradicionais — não há, do meu ponto de vista, como fugir às comparações. (Maria Ligia Coelho Prado. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos, 2014.)
a) organizaram os mesmos
regimes políticos no período posterior às independências.
b) foram radicalmente
distintas do ponto de vista do desenvolvimento comercial.
c) reproduziram os mesmos
ritmos de industrialização ao longo da história.
d) inseriram-se igualmente em
relações internacionais de forças hegemônicas.
e) constituíram blocos
econômicos coesos de resistência ao domínio estrangeiro.
Resposta:
[D]
O texto da historiadora Maria Ligia Coelho
Prado remete a comparações no processo de independência da América, sobretudo a
América Latina colonizada pelos ibéricos. A independência ocorreu no contexto
da transição do capitalismo comercial-mercantil para o capitalismo
liberal-industrial, ou seja, forças hegemônicas internacionais influenciaram na
independência da América Latina. Enquanto a América espanhola se fragmentou em
repúblicas, a América portuguesa manteve a unidade territorial e adotou uma
monarquia. Gabarito [D].
6. O final da Segunda Guerra Mundial em 1945 teve
impacto na política brasileira do período, porque expôs a contradição entre
a) o esforço nacional de
construção de mercados regionais e a unificação, no plano internacional, do
mercado global.
b) a opção industrialista do
regime varguista e a aceleração da demanda, no mercado internacional, de
exportação de alimentos.
c) o prevalecimento de
ideologias de esquerda no cenário mundial e a guinada à direita, no plano interno,
do regime ditatorial.
d) a vitória externa da defesa
da democracia liberal e a persistência, no âmbito interno, de um regime
ditatorial.
e) a militarização dos Estados
estrangeiros e a defesa intransigente, pelo governo varguista, de uma política
externa pacifista.
Resposta:
[D]
O fim da Segunda Guerra trouxe grande
contradição ao Estado Novo varguista, uma vez que a ditadura brasileira ajudou
militarmente o enfrentamento às ditaduras em vigor na Europa. Vargas passou a
ser pressionado, então, a democratizar seu governo.
7. Considere a seguir o excerto do texto sobre o
Movimento Tenentista:
O Tenentismo foi um catalisador do
descontentamento de importantes setores da sociedade
brasileira durante a década de 1920. (FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.)
Conforme os conhecimentos sobre o movimento
tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que
suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são:
a) a dominação da política
nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros.
b) a dominação da política
nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares.
c) a dominação da política
nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas.
d) a dominação da política
nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
e) a dominação da política
nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas.
Resposta:
[D]
O tenentismo levantou-se contra os vícios e
injustiças da República Oligárquica, dentre eles o coronelismo e as fraudes
eleitorais.
8. Veio a Guerra de 14, o paulista comprava manteiga da Dinamarca, bebia cerveja alemã, usava papel higiênico inglês e pensava em latim. A campanha submarina fez tudo isso naufragar. [...] Os imigrantes tinham a tradição do artesanato e da economia, fizeram as primeiras fábricas. [...]. Nossa indústria encontrou uma grande sobra de famintos no campo explorar, criou bairros urbanos. (Oswald de Andrade. A revolução melancólica, 1978.)
O excerto reproduz a fala de um personagem do livro A revolução melancólica, publicado em primeira edição em 1943. As palavras do personagem
a) explicitam as causas de um
processo de transformação histórica regional.
b) aludem à
desindustrialização das nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial.
c) englobam as mudanças
históricas em todas as regiões do país.
d) referem-se à estagnação da
produção manufatureira no Brasil.
e) revelam a aplicação de
capital estatal nos setores de bens de produção.
Resposta:
[A]
9. Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, políticas e de identidade étnica, havia sido organizado em março daquele ano, pouco antes da eclosão da greve, o Comitê Popular de Agitação contra a exploração das crianças. Por meio de enquetes, reuniões e palestras, o Comitê procurava revelar as relações de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notícias de jornais, era comum encontrar casos como o de José, de 12 anos, que teve o braço esmagado por uma máquina amassadeira da fábrica de biscoitos “A Fidelidade”, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. (Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.)
Com base no excerto e em seus conhecimentos
sobre a história do trabalho no Brasil, é correto afirmar que
a) as mobilizações da greve de
1917 tinham por objetivo implementar a Consolidação das Leis Trabalhistas
(CLT), base legal da igualdade salarial entre homens, mulheres e crianças,
reconhecida nos anos de 1990.
b) em resposta à greve de
1917, o presidente Venceslau Brás institui, no ano seguinte, para a indústria
brasileira, a igualdade de salário entre homens e mulheres e torna ilegal o
trabalho infantil no setor têxtil de todo o país.
c) a greve de 1917 foi
impulsionada, entre outros fatores, pelos baixos salários (não obstante o
cenário de alta inflação), multas contra os trabalhadores, acidentes, jornadas
extenuantes, e falta de regulamentação do trabalho de menores.
d) na época da greve de 1917,
o trabalho das crianças nas fábricas era considerado ilegal; o trabalho
infantil foi regulamentado posteriormente por Getúlio Vargas por meio das leis
trabalhistas.
Resposta:
[C]
10. O ano de 1922 foi um marco na história do Brasil devido ao surgimento de diferentes movimentos sociais, políticos e culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente dois desses movimentos surgidos na década de 1920 no Brasil e seus respectivos desdobramentos em décadas posteriores.
a) O modernismo antropofágico,
que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo.
b) O modernismo
expressionista, que inspirou o Surrealismo; e o realismo fantástico, que
originou o Regionalismo.
c) O modernismo futurista, que
inspirou o Neoconcretismo; e o cubismo, que originou o Psicodelismo.
d) O modernismo simbolista,
que inspirou o Goticismo; e o indigenismo, que originou o Primitivismo.
e) O modernismo dadaísta, que
inspirou o Abstracionismo; e o fauvismo, que originou o Muralismo.
Resposta:
[A]
A década de 1920 foi marcada pela ocorrência
da Semana de Arte Moderna, marco do modernismo brasileiro, e pela ascensão do
integralismo no país, exaltando o nacionalismo brasileiro.
11. A criação da “política dos governadores” tem sido atribuída a Campos Sales, de cujo entendimento com os chefes dos estados mais numerosamente representados no Congresso resultou na reforma do regimento da Câmara na parte referente à verificação de poderes. Construiu-se desse modo uma engenhosa máquina de depuração ou degola dos candidatos oposicionistas. O resultado não podia ser outro: com os diplomas de seus afilhados reconhecidos pela graça da situação federal, os governadores exigiam de seus deputados e senadores estrita conformidade com os planos do Presidente da República [...]. (Victor Nunes Leal. Coronelismo, enxada e voto, 1976.)
O excerto descreve um mecanismo político típico da Primeira República brasileira que
a) obedecia explicitamente a
alguns artigos da Constituição republicana.
b) harmonizava o exercício do
poder republicano em esferas decisórias distintas.
c) cumpria de maneira rigorosa
os resultados das eleições republicanas.
d) evitava o domínio do poder
legislativo da República pelas oligarquias estaduais.
e) suspendia os direitos
atribuídos aos estados pela Constituição da República.
Resposta:
[B]
A obra de Victor Nunes Leal, Coronelismo,
enxada e voto é um clássico para compreender as relações de poder na Primeira
República, 1889-1930, mostra como ocorreu a articulação entre os três poderes
(executivo, legislativo e judiciário) bem como as esferas municipal, estadual e
federal se relacionavam na tomada de decisões. O presidente Campos Sales,
1898-1902, organizou a chamada Política dos Governadores, um verdadeiro arranjo
de poder entre o executivo e o legislativo. O poder político estava pulverizado
nas mãos dos coronéis, as elites agrárias regionais. Gabarito [B].
12. Durante o governo Campos Salles (1898 - 1902) [...] foi adotada a “política dos governadores”. Sob essa orientação, os governos das províncias ganharam ampla autonomia. (Isabel Lustosa. A História do Brasil explicada aos meus filhos, 2012.)
A política dos governadores implicou
a) a centralização
administrativa e o reforço do poder legislativo.
b) o fortalecimento das
oligarquias locais e o aumento do poder dos coronéis.
c) a consolidação da democracia
nos estados e a convocação de eleições diretas.
d) a queda da monarquia e a
implantação do modelo republicano.
e) o equilíbrio econômico
entre as províncias e o estímulo à cafeicultura.
Resposta:
[B]
Diferente da centralização do poder na época do império brasileiro, a constituição de 1891 estabeleceu uma República, Presidencialista e Federalista, os estados ganharam autonomia. Durante o governo do presidente Campos Salles, 1898-1902, foi criado a denominada Política dos Governadores, um arranjo político entre executivo e legislativo, favorecendo o poder local das oligarquias e dos coronéis, segundo o presidente, o Brasil deveria ser governado a partir dos estados. Gabarito [B].
13. Muitos escravos e libertos recorriam aos orixás para resolver diferentes tipos de problema. Aos poucos, a crença nos orixás foi se desenvolvendo e, no século XIX, deu origem ao Candomblé. Essa religião era formada por “irmãos de fé”, pessoas que acreditavam nos orixás e que se reuniam em torno de uma mesma casa ou terreiro. Nesse espaço, que era comandado por uma mãe de santo ou um pai de santo, além de realizar suas cerimônias religiosas, entrar em contato com seus deuses e buscar respostas por meio de jogos de adivinhação (como o jogo de búzios), muitos escravos e libertos conseguiram formar outra família, família essa que muito se assemelhava com as grandes linhagens existentes em diversas localidades africanas. (Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)
O texto caracteriza o Candomblé como
a) uma estratégia de recusa e
resistência dos escravizados diante dos esforços de catequização empreendidos
pelos jesuítas portugueses.
b) uma tentativa de conciliar características
de distintas religiosidades de matriz africana, como o politeísmo e as
idolatrias.
c) uma religião derivada de
crenças de origem africana, que possibilitou o surgimento de espaços de
sociabilidade e solidariedade entre escravizados.
d) uma religião trazida da
África e praticada no Brasil pelos escravizados como uma forma de manter
contato com as origens e os antepassados.
e) uma religião de matriz
islâmica que permitia a unificação dos escravizados procedentes de diversas
regiões da África
Resposta:
[C]
O excerto é claro
ao apresentar o Candomblé como uma religião nascida na África e que, no Brasil,
adaptou-se, contribuindo para a preservação das tradições africanas junto aos
escravos e, também, para a formação de um laço de sociabilidade entre os
cativos.
14. No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens. (Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)
O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza
a) a dimensão material dos
sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.
b) a centralidade do mito na
sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter
público.
c) a fragilidade do politeísmo
perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a
sociedade.
d) as origens filosóficas da
piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.
e) as matrizes religiosas da
democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os
homens livres.
Resposta:
[B]
Na Grécia Antiga o mito tinha localização
central na sociedade, dando sentido aos atos humanos e às manifestações
públicas. A organização social e pública dos gregos baseava-se na lógica mítica
religiosa.
15. No século IV depois de Jesus Cristo, a religião cristã tornou-se preponderante no Império romano de Bizâncio. Em 391, o imperador Teodósio I decretou o fechamento de todos os templos pagãos do Império. No Egito, os fiéis dos antigos deuses e deusas do país eram provavelmente pouco numerosos, mas o fechamento dos templos teve uma consequência inesperada: a escrita hieroglífica, ainda viva até aquele momento, deixou rapidamente de ser compreendida. (Jean Vercoutter. A la recherche de L´Égypte oubliée, 1986. Adaptado.)
As ocorrências mencionadas no excerto
a) aboliram os conteúdos
religiosos do conjunto das representações artísticas.
b) tiveram consequências
socioculturais limitadas às civilizações da Antiguidade.
c) implicaram transformações
históricas com mudanças culturais profundas.
d) resultaram da imposição de
uma unidade linguística aos territórios conquistados.
e) derivaram do cumprimento
dos princípios bíblicos originais pelos chefes de Estado.
Resposta:
[C]
O texto aponta para o final da Idade Antiga, quando o cristianismo se propagava dentro do Império Romano. No ano de 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos através do Edito de Milão. No ano de 380, o imperador Teodósio oficializou o cristianismo assinando o Edito de Tessalônica. O fortalecimento do cristianismo contribuiu para enfraquecer e destruir o Império Romano, era o final da Idade Antiga e início da Idade Média gerando transformações profundas no mundo ocidental. Gabarito [C].
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário