Pular para o conteúdo principal

Questões de História com gabarito comentado - História Enem

 

1.   Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.

 

Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios:

a) a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano.   

b) a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas.   

c) o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras.    

d) a atitude herética dos artistas, que frequentemente contrariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas.   

e) a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso   

 

 

Resposta:

 

[B]

A imagem – barroca, extremamente detalhada – fez parte de uma prática que visava burlar os impostos do ouro, em especial o quinto: os santos do pau oco, o uso de imagens sacras de madeira, ocas, para serem preenchidas com ouro.

 

2.   [...] Foi sem dúvida entre os meses de janeiro e outubro de 1822 que o Brasil, finalmente, se fez independente: isto é, separou-se de Portugal. Nada garantia que essa independência seria duradoura, é verdade, mas foi entre esses meses que ela se concretizou, exigindo esforços posteriores de consolidação; mas seriam antes esforços de reforço de algo que já existia do que de criação abrupta de algo novo.

E o que, afinal, ocorreu no dia 7 de setembro de 1822? Um pequeno acontecimento que não foi imediatamente valorizado justamente por não ser de grande importância em comparação com os demais que tinham ocorrido e ainda ocorreriam naquele ano; mas que posteriormente se tornaria o principal marco da memória da Independência. Um marco da memória, e não da história. (João Paulo Pimenta. Independência do Brasil, 2022.)

 

Ao tratar da Independência do Brasil em relação a Portugal, o excerto enfatiza

a) o caráter processual da emancipação, que resultou de diversas articulações e ações políticas.   

b) a negociação entre colônia e metrópole, que assegurou o caráter pacífico da emancipação.   

c) o esforço do príncipe regente, que visava promover a consolidação da emancipação política brasileira.   

d) o imediatismo do gesto ruptura, que provocou surpresa na população de toda a colônia.   

e) a percepção imediata da importância dos eventos ocorridos às margens do riacho do Ipiranga, que mudaram politicamente o país.   

 

 

Resposta:

 

[A]

 

O excerto apresenta a ideia de que o 7 de setembro foi apenas um pequeno acontecimento no processo de independência do Brasil. E isso é verdadeiro, uma vez que nosso processo de emancipação começou com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil (em 1808) e foi acentuado pela eclosão da Revolução Constitucionalista do Porto (em 1820).

 

3.   Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822:

 

A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.)

 

A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência.

a) O sistema imperialista, a propriedade colonial e o poder moderador.   

b) O sistema feudalista, a propriedade comunal e o gabinete de conciliação.   

c) O sistema mercantilista, a propriedade estatal e o parlamentarismo às avessas.   

d) O sistema oligopolista, a propriedade multicultora e a política do café-com-leite.   

e) O sistema escravista, a propriedade latifundiária e a política restrita à elite.   

 

 

Resposta:

 

[E]

O projeto conservador adotado após a Independência manteve a escravidão, a concentração fundiária e a exclusão cidadã de parte da população, amparada pela Constituição de 1824, que adotava o voto indireto e censitário para o país.

  

4.   Observe as imagens do quadro Mata reduzida a carvão, pintado em 1830 por Félix-Émile Taunay.

 


Félix-Émile Taunay chegou ao Brasil em 1816 com a Missão Artística Francesa. No quadro e no seu detalhe seguinte, o pintor representa

a) a extração de matérias primas para o abastecimento de indústrias brasileiras.   

b) a força de um meio ambiente indomável ao esforço humano.   

c) a baixa produtividade proporcionada pelo emprego do trabalho compulsório.   

d) a exploração do trabalho escravo em uma floresta tropical.   

e) a expansão da urbanização sobre o espaço natural preservado.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 

A obra Mata reduzida a carvão, pintado em 1830 por Félix-Émile Taunay, aponta para duas explorações: uma da natureza através do desmatamento e a outra do ser humano com o trabalho escravo no Brasil na primeira metade do século XIX. Gabarito [D].

 

5.   Na medida em que a história de cada país da América Latina corre paralelamente às demais, atravessando situações bastante semelhantes — a colonização ibérica, a independência política, a formação dos Estados Nacionais, a preeminência inglesa e depois a norte-americana, para citar apenas alguns marcos tradicionais — não há, do meu ponto de vista, como fugir às comparações. (Maria Ligia Coelho Prado. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos, 2014.)

 

 As histórias dos países da América Latina independente

a) organizaram os mesmos regimes políticos no período posterior às independências.   

b) foram radicalmente distintas do ponto de vista do desenvolvimento comercial.   

c) reproduziram os mesmos ritmos de industrialização ao longo da história.   

d) inseriram-se igualmente em relações internacionais de forças hegemônicas.   

e) constituíram blocos econômicos coesos de resistência ao domínio estrangeiro.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 

O texto da historiadora Maria Ligia Coelho Prado remete a comparações no processo de independência da América, sobretudo a América Latina colonizada pelos ibéricos. A independência ocorreu no contexto da transição do capitalismo comercial-mercantil para o capitalismo liberal-industrial, ou seja, forças hegemônicas internacionais influenciaram na independência da América Latina. Enquanto a América espanhola se fragmentou em repúblicas, a América portuguesa manteve a unidade territorial e adotou uma monarquia. Gabarito [D].

  

6.   O final da Segunda Guerra Mundial em 1945 teve impacto na política brasileira do período, porque expôs a contradição entre

a) o esforço nacional de construção de mercados regionais e a unificação, no plano internacional, do mercado global.   

b) a opção industrialista do regime varguista e a aceleração da demanda, no mercado internacional, de exportação de alimentos.   

c) o prevalecimento de ideologias de esquerda no cenário mundial e a guinada à direita, no plano interno, do regime ditatorial.   

d) a vitória externa da defesa da democracia liberal e a persistência, no âmbito interno, de um regime ditatorial.   

e) a militarização dos Estados estrangeiros e a defesa intransigente, pelo governo varguista, de uma política externa pacifista.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 

O fim da Segunda Guerra trouxe grande contradição ao Estado Novo varguista, uma vez que a ditadura brasileira ajudou militarmente o enfrentamento às ditaduras em vigor na Europa. Vargas passou a ser pressionado, então, a democratizar seu governo.

 

7.   Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista:

 

O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade

brasileira durante a década de 1920. (FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.)

  

Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são:

a) a dominação da política nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros.   

b) a dominação da política nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares.   

c) a dominação da política nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas.   

d) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.   

e) a dominação da política nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 

O tenentismo levantou-se contra os vícios e injustiças da República Oligárquica, dentre eles o coronelismo e as fraudes eleitorais.

  

8.   Veio a Guerra de 14, o paulista comprava manteiga da Dinamarca, bebia cerveja alemã, usava papel higiênico inglês e pensava em latim. A campanha submarina fez tudo isso naufragar. [...] Os imigrantes tinham a tradição do artesanato e da economia, fizeram as primeiras fábricas. [...]. Nossa indústria encontrou uma grande sobra de famintos no campo explorar, criou bairros urbanos. (Oswald de Andrade. A revolução melancólica, 1978.)

 

O excerto reproduz a fala de um personagem do livro A revolução melancólica, publicado em primeira edição em 1943. As palavras do personagem

a) explicitam as causas de um processo de transformação histórica regional.   

b) aludem à desindustrialização das nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial.   

c) englobam as mudanças históricas em todas as regiões do país.   

d) referem-se à estagnação da produção manufatureira no Brasil.   

e) revelam a aplicação de capital estatal nos setores de bens de produção.   

 

 

Resposta:

 

[A]

 A fragmento da obra de Oswald de Andrade A revolução melancólica remete as transformações que estavam ocorrendo em São Paulo na Primeira República, 1889-1930. A economia brasileira era agrária exportadora, o café era o produto mais importante, havia muita importação de produtos industrializados. Com a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, os países industrializados da Europa investiram seus esforços em produtos bélicos e o Brasil não conseguia importar industrializados, daí a necessidade do Brasil em criar uma “indústria de substituição de importações” para atender demandas internas. Gabarito [A].

 

9.   Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, políticas e de identidade étnica, havia sido organizado em março daquele ano, pouco antes da eclosão da greve, o Comitê Popular de Agitação contra a exploração das crianças. Por meio de enquetes, reuniões e palestras, o Comitê procurava revelar as relações de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notícias de jornais, era comum encontrar casos como o de José, de 12 anos, que teve o braço esmagado por uma máquina amassadeira da fábrica de biscoitos “A Fidelidade”, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. (Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.)

 

 *Cotonifício: algodoaria.

 

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do trabalho no Brasil, é correto afirmar que  

a) as mobilizações da greve de 1917 tinham por objetivo implementar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), base legal da igualdade salarial entre homens, mulheres e crianças, reconhecida nos anos de 1990.    

b) em resposta à greve de 1917, o presidente Venceslau Brás institui, no ano seguinte, para a indústria brasileira, a igualdade de salário entre homens e mulheres e torna ilegal o trabalho infantil no setor têxtil de todo o país.    

c) a greve de 1917 foi impulsionada, entre outros fatores, pelos baixos salários (não obstante o cenário de alta inflação), multas contra os trabalhadores, acidentes, jornadas extenuantes, e falta de regulamentação do trabalho de menores.   

d) na época da greve de 1917, o trabalho das crianças nas fábricas era considerado ilegal; o trabalho infantil foi regulamentado posteriormente por Getúlio Vargas por meio das leis trabalhistas.   

 

 

Resposta:

 

[C]

 A Greve Geral de 1917, organizada a partir de influências socialistas e anarquistas, teve como motivação as péssimas condições de trabalho e salário nas fábricas brasileiras. 

 

10.   O ano de 1922 foi um marco na história do Brasil devido ao surgimento de diferentes movimentos sociais, políticos e culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente dois desses movimentos surgidos na década de 1920 no Brasil e seus respectivos desdobramentos em décadas posteriores.

a) O modernismo antropofágico, que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo.   

b) O modernismo expressionista, que inspirou o Surrealismo; e o realismo fantástico, que originou o Regionalismo.   

c) O modernismo futurista, que inspirou o Neoconcretismo; e o cubismo, que originou o Psicodelismo.   

d) O modernismo simbolista, que inspirou o Goticismo; e o indigenismo, que originou o Primitivismo.   

e) O modernismo dadaísta, que inspirou o Abstracionismo; e o fauvismo, que originou o Muralismo.   

 

 

Resposta:

 

[A]

 

A década de 1920 foi marcada pela ocorrência da Semana de Arte Moderna, marco do modernismo brasileiro, e pela ascensão do integralismo no país, exaltando o nacionalismo brasileiro.

 

11.   A criação da “política dos governadores” tem sido atribuída a Campos Sales, de cujo entendimento com os chefes dos estados mais numerosamente representados no Congresso resultou na reforma do regimento da Câmara na parte referente à verificação de poderes. Construiu-se desse modo uma engenhosa máquina de depuração ou degola dos candidatos oposicionistas. O resultado não podia ser outro: com os diplomas de seus afilhados reconhecidos pela graça da situação federal, os governadores exigiam de seus deputados e senadores estrita conformidade com os planos do Presidente da República [...].  (Victor Nunes Leal. Coronelismo, enxada e voto, 1976.)

 

O excerto descreve um mecanismo político típico da Primeira República brasileira que

a) obedecia explicitamente a alguns artigos da Constituição republicana.   

b) harmonizava o exercício do poder republicano em esferas decisórias distintas.   

c) cumpria de maneira rigorosa os resultados das eleições republicanas.   

d) evitava o domínio do poder legislativo da República pelas oligarquias estaduais.   

e) suspendia os direitos atribuídos aos estados pela Constituição da República.   

 

 

Resposta:

 

[B]

 

A obra de Victor Nunes Leal, Coronelismo, enxada e voto é um clássico para compreender as relações de poder na Primeira República, 1889-1930, mostra como ocorreu a articulação entre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) bem como as esferas municipal, estadual e federal se relacionavam na tomada de decisões. O presidente Campos Sales, 1898-1902, organizou a chamada Política dos Governadores, um verdadeiro arranjo de poder entre o executivo e o legislativo. O poder político estava pulverizado nas mãos dos coronéis, as elites agrárias regionais. Gabarito [B].

  

12.   Durante o governo Campos Salles (1898 - 1902) [...] foi adotada a “política dos governadores”. Sob essa orientação, os governos das províncias ganharam ampla autonomia. (Isabel Lustosa. A História do Brasil explicada aos meus filhos, 2012.)

 

A política dos governadores implicou

a) a centralização administrativa e o reforço do poder legislativo.   

b) o fortalecimento das oligarquias locais e o aumento do poder dos coronéis.   

c) a consolidação da democracia nos estados e a convocação de eleições diretas.   

d) a queda da monarquia e a implantação do modelo republicano.   

e) o equilíbrio econômico entre as províncias e o estímulo à cafeicultura.   

 

 

Resposta:

 

[B]

Diferente da centralização do poder na época do império brasileiro, a constituição de 1891 estabeleceu uma República, Presidencialista e Federalista, os estados ganharam autonomia. Durante o governo do presidente Campos Salles, 1898-1902, foi criado a denominada Política dos Governadores, um arranjo político entre executivo e legislativo, favorecendo o poder local das oligarquias e dos coronéis, segundo o presidente, o Brasil deveria ser governado a partir dos estados. Gabarito [B].

 

13.   Muitos escravos e libertos recorriam aos orixás para resolver diferentes tipos de problema. Aos poucos, a crença nos orixás foi se desenvolvendo e, no século XIX, deu origem ao Candomblé. Essa religião era formada por “irmãos de fé”, pessoas que acreditavam nos orixás e que se reuniam em torno de uma mesma casa ou terreiro. Nesse espaço, que era comandado por uma mãe de santo ou um pai de santo, além de realizar suas cerimônias religiosas, entrar em contato com seus deuses e buscar respostas por meio de jogos de adivinhação (como o jogo de búzios), muitos escravos e libertos conseguiram formar outra família, família essa que muito se assemelhava com as grandes linhagens existentes em diversas localidades africanas. (Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

 

O texto caracteriza o Candomblé como

a) uma estratégia de recusa e resistência dos escravizados diante dos esforços de catequização empreendidos pelos jesuítas portugueses.   

b) uma tentativa de conciliar características de distintas religiosidades de matriz africana, como o politeísmo e as idolatrias.   

c) uma religião derivada de crenças de origem africana, que possibilitou o surgimento de espaços de sociabilidade e solidariedade entre escravizados.   

d) uma religião trazida da África e praticada no Brasil pelos escravizados como uma forma de manter contato com as origens e os antepassados.   

e) uma religião de matriz islâmica que permitia a unificação dos escravizados procedentes de diversas regiões da África   

 

 

Resposta:

 

[C]

 

O excerto é claro ao apresentar o Candomblé como uma religião nascida na África e que, no Brasil, adaptou-se, contribuindo para a preservação das tradições africanas junto aos escravos e, também, para a formação de um laço de sociabilidade entre os cativos.

 

14.   No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens. (Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)

 

O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza

a) a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.   

b) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público.   

c) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade.   

d) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.   

e) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os homens livres.   

 

 

Resposta:

 

[B]

 

Na Grécia Antiga o mito tinha localização central na sociedade, dando sentido aos atos humanos e às manifestações públicas. A organização social e pública dos gregos baseava-se na lógica mítica religiosa.

 

15.   No século IV depois de Jesus Cristo, a religião cristã tornou-se preponderante no Império romano de Bizâncio. Em 391, o imperador Teodósio I decretou o fechamento de todos os templos pagãos do Império. No Egito, os fiéis dos antigos deuses e deusas do país eram provavelmente pouco numerosos, mas o fechamento dos templos teve uma consequência inesperada: a escrita hieroglífica, ainda viva até aquele momento, deixou rapidamente de ser compreendida. (Jean Vercoutter. A la recherche de L´Égypte oubliée, 1986. Adaptado.)

 

As ocorrências mencionadas no excerto

a) aboliram os conteúdos religiosos do conjunto das representações artísticas.   

b) tiveram consequências socioculturais limitadas às civilizações da Antiguidade.   

c) implicaram transformações históricas com mudanças culturais profundas.   

d) resultaram da imposição de uma unidade linguística aos territórios conquistados.   

e) derivaram do cumprimento dos princípios bíblicos originais pelos chefes de Estado.   

 

 

Resposta:

 

[C]

O texto aponta para o final da Idade Antiga, quando o cristianismo se propagava dentro do Império Romano. No ano de 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos através do Edito de Milão. No ano de 380, o imperador Teodósio oficializou o cristianismo assinando o Edito de Tessalônica. O fortalecimento do cristianismo contribuiu para enfraquecer e destruir o Império Romano, era o final da Idade Antiga e início da Idade Média gerando transformações profundas no mundo ocidental. Gabarito [C].   


 

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...