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Questões de concurso - Questões vestibular - Questões Comentadas

 



1.   Durante a Idade Média na Europa Ocidental, as realizações artísticas eram

a) relacionadas prioritariamente à exploração científica dos corpos humanos.   

b) diversificadas do ponto de vista das linguagens expressivas empregadas.   

c) circunscritas aos espaços de culto popular oriundos do cristianismo romano.   

d) caracterizadas pela repetição de conteúdos culturais impostos pelo mecenato.   

e) limitadas às imitações rigorosas de padrões estéticos da Antiguidade clássica.   

 

Resposta:

 

[B]

 A arte medieval era diversa e, por isso, dependia da linguagem empregada porque ao longo da Europa dois grandes estilos artísticos coexistiam: o românico e o gótico.

 2.   

As gravuras eram um importante e significativo meio de comunicação nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos daqueles que nunca tinham pisado no continente recém-descoberto.

(Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina – PR.)

 

A partir da leitura da imagem e do texto acima – que versam, ambos, sobre a construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna –, é correto afirmar que

a) a gravura traz elementos greco-romanos para representar a descoberta do Novo Mundo. Nela, o continente foi simbolizado pela paisagem típica da América e pela presença de Américo Vespúcio.    

b) o código visual da gravura, produzido em um contexto medieval, traz o encontro de Américo Vespúcio com as terras americanas, representado pelos artefatos europeus, como, por exemplo, a rede.    

c) a gravura alude ao encontro entre Américo Vespúcio e a América, representados, na imagem, pelo navegador e pela indígena nua. Essa representação resultava dos relatos escritos sobre o Novo Mundo e da tradição imagética europeia.    

d) a gravura usa elementos visuais da cultura europeia para apresentar a Europa como detentora de civilidade e a América indígena, grotesca, armada e opositora aos domínios europeus.   

 

 

Resposta:

 

[C]

 A partir da chegada dos europeus ao continente hoje chamado América, boa parte da história construída a partir do contato entre o “velho” e o “novo” mundo foi contada sob a ótica etnocêntrica europeia, como atesta a imagem que acompanha a questão.  

  

3.   A palavra Antropoceno aparece hoje no título de centenas de livros e artigos científicos, em milhares de citações, e seu uso continua a crescer nos meios de comunicação. Referindo-se à época em que as ações humanas começaram a provocar alterações biofísicas em escala planetária, o termo foi criado nos anos de 1980 e popularizado na década de 2000. Grupos de especialistas constataram que essas alterações afetavam o Sistema Terra do relativo equilíbrio observado desde o início do Holoceno, há 11.700 anos. Para marcar o início dessa nova era, tais grupos escolheram simbolicamente o ano de 1784, momento do aperfeiçoamento da máquina a vapor e sua popularização. O contexto também corresponde ao início da revolução industrial e da utilização dos combustíveis fósseis.

(Adaptado de LÉNA, Philippe; ISSBERNER, Liz-Rejane. Antropoceno: os desafios essenciais de um debate científico. Correio da Unesco. Suplemento online. Unesco Courrier. 2018-2. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2018-2/antropoceno-os-desafios-essenciais-um-debate-cientifico. Acesso em 03/05/2022.)

  

Com base na leitura do texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A partir do século XVIII, com o Iluminismo, a crença da superioridade humana sobre a natureza foi amplamente questionada, o que diminuiu os impactos das ações humanas sobre o Planeta em todo o século XX e XXI.   

b) A partir da Era Moderna, o antropocentrismo pautou a crença na superioridade humana sobre a natureza; essa ideia foi consolidada em 1784, mantendo-se nas ciências até o presente com o nome de Antropoceno.    

c) Mudança climática, alteração da cobertura vegetal e perda de biodiversidade em grande escala são marcas da humanidade no Planeta desde as expansões marítimas do século XVI, sendo pouco preocupantes para as ciências.    

d) Com a popularização do estilo de vida norte-americano, houve uma aceleração das mudanças causadas pela ação humana sobre o Planeta Terra, mudanças essas que vinham ocorrendo desde 1784, com a Revolução Industrial.   

 

 

Resposta:

 

[D]

As ações humanas sobre o Planeta Terra ampliaram-se a partir das Revoluções Industriais, tanto no século XVIII, quanto nos séculos XIX e XX. O surgimento e a ampliação das sociedades de produção e consumo fazem parte desse processo. 

  

4.   Nessa primeira metade do século [XIX], as atividades urbanas haviam perdido qualquer vínculo com o tempo da natureza; de há muito se encontram subordinadas ao tempo abstrato, ao dia implacavelmente dividido em 24 horas.

 (Maria Stella Martins Bresciani. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza, 1982.)

 

A mudança assinalada no excerto associa-se

a) ao declínio da influência social das religiões e ao surgimento do capitalismo.   

b) à ética protestante do trabalho e ao aumento do consumismo.   

c) ao êxodo rural e à dinâmica da globalização econômica.   

d) ao nascimento das fábricas e ao processo de metropolização.   

e) à noção liberal do tempo útil e à busca do sucesso profissional.   

 

 

Resposta:

[D]

O texto da historiadora Maria Stella Martins Bresciani remete a Primeira Fase da Revolução Industrial com o surgimento das maquinofaturas, das fábricas, do proletariado urbano e do processo de urbanização. O tempo das máquinas e das cidades é bem diferente do ritmo do tempo da natureza, do mundo rural. O tempo da cidade passa a ser o do relógio, da disciplina e do controle. Gabarito [D].

  

5.   O que elas são, russas ou soviéticas? Não, elas foram soviéticas — e também russas, bielorrussas, ucranianas, tadjiques...

E, apesar de tudo, ele existiu, o homem soviético. Pessoas assim, acho, não vão existir nunca mais, eles mesmos já entenderam isso. Até nós, seus filhos, somos diferentes. Queríamos ser como todo o resto. Parecidos não com nossos pais, mas com o mundo. (Svetlana Aleksiévitch. A guerra não tem rosto de mulher, 2021.)

A autora, prêmio Nobel de literatura em 2015, escreveu sobre a Segunda Guerra Mundial na perspectiva das mulheres soviéticas que atuaram nas frentes de batalha. O excerto destaca

a) a defesa da unidade das nações na luta ininterrupta contra o totalitarismo.   

b) a igualdade de gêneros nas repúblicas da ex-União soviética.   

c) a valorização do internacionalismo operário na antiga União soviética.   

d) a união de distintas identidades femininas durante o conflito armado.   

e) a persistência da defesa dos valores socialistas do Estado soviético.   

 

 

Resposta:

 

[D]

Quando surgiu a URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no início da década de 1920, havia no seu interior um mosaico de identidades culturais, religiosas, étnicas, etc. A escritora Svetlana Aleksiévitch em sua obra, A guerra que não tem rosto, aponta exatamente para as distintas identidades femininas dentro da URSS no contexto da Segunda Guerra Mundial. Gabarito [D].

 

6.   A doutrina de “Destino Manifesto” surgiu nos Estados Unidos no século XIX e se tornou influente no pensamento político daquele país. Nesse contexto, “Destino Manifesto” designa uma doutrina:

a) anticolonial que visa resguardar a autonomia e a soberania das Américas contra a interferência das nações europeias.   

b) pan-americanista e busca a união política entre os Estados da América Latina e da América do Norte.   

c) de excepcionalismo dos Estados Unidos baseada em argumentos religiosos e civilizacionais.   

d) emancipatória que propunha a abolição da escravidão nas Américas e a demarcação de terras indígenas.   

e) revolucionária que defendia a independência dos Estados Unidos e o fim das relações políticas com o Império Britânico.   

 

 

Resposta:

 

[C]

A Doutrina do Destino Manifesto afirma que o povo estadunidense foi escolhido por Deus para governar a maior Nação do mundo. Sendo assim, todo o processo de expansão territorial e de dominação dos EUA sobre outros povos ampara-se nela.

 

7.   Poucos aspectos da vida colonial [americana] permaneceram intocados pela mineração. [...] O Novo México permaneceu uma área pouco povoada, pobre e negligenciada do império, em grande parte porque não revelou fontes importantes de metais preciosos. Entretanto, mesmo o Novo México dependeu muito da mineração para a sua existência, encontrando um mercado para produtos animais e vegetais nas vilas da prata do norte da Nova Espanha. (Peter Bakewell. “A mineração na América espanhola colonial”. In: Leslie Bethell (org.). História da América Latina: a América Latina colonial, vol. II, 1999.)

O excerto refere-se à exploração das riquezas americanas pela metrópole espanhola no século XVII, identificando

a) a atuação de um centro dinâmico integrador de regiões produtivas do espaço colonial.   

b) a igualdade das atividades econômicas do ponto de vista de suas rentabilidades monetárias.   

c) a aplicação de políticas econômicas liberais pelo governo metropolitano nos territórios coloniais.   

d) a independência política das populações ameríndias nos perímetros de agricultura tradicional.   

e) a predominância da mão de obra espanhola assalariada nos setores da economia urbana.   

 

 

Resposta:

 

[A]

A questão remete a colonização espanhola na América caraterizada pelo metalismo. Desde a chegada das navegações espanholas em 1492 liderada por Cristóvão Colombo, os conquistados já encontraram metais preciosos. A Europa vivia o mercantilismo, cuja proposta era angariar recursos para os Estados Nacionais Modernos Europeus. A ganância por metais preciosos levou a coroa espanhola dividir a colônia em 4 vice-reinados e 4 capitanias gerais. A atividade mineradora, dada sua relevância, conseguia integrar as mais diferentes regiões produtivas coloniais. A mineração na América Portuguesa seu deu no século XVII e também integrou regiões. Gabarito [A].

 

8.   Como jurisconsulto, não pretendo tratar da natureza da servidão, nem da qualidade do domínio que o homem adquire sobre seu semelhante. Pretendo defender os nossos colonos da reprovação, que muitas pessoas, mais piedosas que sábias, lhes fazem, afirmando que eles tratam cristãos como escravos, comprando-os, vendendo-os e deles dispondo em territórios regidos pelas leis da França, um país que abomina a servidão acima de todas as nações do mundo. Todos os escravos que desembarcam na França recuperam felizmente a liberdade perdida. (Jean-Baptiste Du Tertre. Apud: Rafael de Bivar Marquese. Feitores do corpo, missionários da mente: Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860, 2004. Adaptado.)

 

O excerto, publicado na década de 1660 por um padre dominicano após ter vivido quase duas décadas em colônias francesas na América,

a) propõe conjugar a fé com a razão e aplica os princípios da escolástica à análise da condição dos escravos.   

b) confirma a predominância dos valores morais cristãos como baliza para a definição da política colonial.   

c) reproduz princípios do pensamento de Voltaire e sustenta o valor universal da liberdade de natureza.    

d) estabelece uma diferenciação entre o respeito à liberdade no território francês e nas possessões coloniais.   

e) endossa a crítica de Rousseau às desigualdades de origem e defende a abolição da escravidão em todo o império francês.   

 

 

Resposta:

 

[D]

O excerto apresenta uma dualidade presente na França: o fato de que a escravidão era mal vista e proibida na metrópole, mas existia de maneira legal nas colônias francesas, em especial na América.


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