Pular para o conteúdo principal

Questões de sociologia com gabarito comentado - Questões Enem - Humanas

 

1.   Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma o preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos em regime de chibata? JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

O texto que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):

a) Racismo estrutural.   

b) Desemprego latente.   

c) Concentração de renda.   

d) Exclusão informacional.   

e) Precariedade da educação.   

 

2.   Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Cartas Magna, em seu art. 6º, garante a todos os brasileiros o direito à moradia. PUTTI, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).

 

O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para

a) fragilizar o poder público.   

b) fomentar a economia solidária.   

c) controlar a propriedade estatal.   

d) garantir o preceito constitucional.   

e) incentivar a especulação imobiliária.   

 

3.   De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2021, 3 em cada 10 pessoas em todo o mundo não podiam lavar as mãos com água e sabão em casa durante a pandemia de COVID-19.

O documento afirma ainda que, sem uma injeção urgente de dinheiro, bilhões de pessoas em todo o mundo podem continuar sem acesso à água potável, ao saneamento e a serviços de higiene até 2030.

Apesar dos dados alarmantes, o relatório apresentou algumas boas notícias sobre o acesso universal a serviços de água, saneamento e higiene. Entre os anos de 2016 a 2020, o acesso à água potável aumentou de 70% para 74%; os serviços de saneamento subiram de 47% para 54%; e instalações de lavagem das mãos com água e sabão passaram de 67% para 71%.

 <https://tinyurl.com/msv3sc5r> Acesso em: 21.04.2022. Adaptado.

 

Analisando os dados trazidos pela reportagem, podemos concluir corretamente que

a) a universalização do acesso à água de maneira adequada acarretará o fim da mortalidade infantil.   

b) o acesso à água potável para a população da Terra não é pleno, mesmo com a melhoria verificada nesse acesso.   

c) é possível erradicar a COVID-19 e aumentar a qualidade de vida das pessoas mais pobres oferecendo a elas acesso adequado a banheiros e a água potável.   

d) mais da metade da população da Terra não tem acesso a saneamento básico, que causa a morte de bilhões de pessoas, principalmente no continente europeu.   

e) o problema do acesso à água potável aos habitantes da Terra cessaria se a água presente nos oceanos fosse distribuída para as pessoas que não utilizam esse bem, pois essa água é rica em sais minerais.   

 

4.   Nascidas o Líbano, as duas irmãs não puderam ser registradas no país, porque lá é exigido que os nascidos sejam filhos de pais e mães libaneses. Seus pais, de nacionalidade síria, também não puderam registrá-las no país de origem. Na Síria, crianças só são registradas por pais oficialmente casados, o que não era o caso deles. Disponível em: https://agenciabrasi.ebc.com.br. Acesso em: 7 nov. 2021.

 

Em situações como a apresentada no texto, as pessoas ao nascerem já se encontram na condição sociopolítica de

a) exiladas.   

b) apátridas.   

c) foragidas.   

d) refugiadas.   

e) clandestinas.   

 

5.   Henri Lefebvre, em clássico livro - O direito à cidade - , escrito em meados do século passado (1968), afirmou, acerca do fenômeno urbano, que se poderia definir como "sociedade urbana a realidade social que nasce à nossa volta". Atualmente, segundo a ONU, 55% da população mundial vive em cidades e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050. Com relação às populações urbanas do mundo, em geral, e do Brasil, em particular, é correto afirmar o seguinte:

a) O Brasil acompanha essa tendência verificada pela ONU, pois ainda não pode ser considerado um país totalmente desenvolvido, já que não é industrializado, nem urbanizado.   

b) O Brasil já ultrapassou em muito essas projeções indicadas pela ONU, e uma das consequências disso é o enfraquecimento do agronegócio, hoje reduzido a 1/3 de sua economia.   

c) Tais projeções indicam, em média, as populações que vivem ou que se deslocarão para as cidades consideradas médias ou grandes nos países do mundo.   

d) Para um país ser considerado urbanizado, é necessário que sua população urbana ultrapasse os 70%, identificando uma realidade social, que, segundo Lefebvre, possa ser caracterizada como "sociedade urbana".   

e) Lefebvre diria que os índices da ONU subestimam a quantidade de pessoas que vivem sob condições, ritmos e atividades ditados pelas "sociedades urbanas", independentemente de viverem nos campos ou nas cidades.   

 

6.   A concentração demográfica em grandes metrópoles, a utilização do vidro na arquitetura, a formação de monopólios econômicos, a terceirização do trabalho, as redes sociais, a automação industrial, a biotecnologia, a clonagem, a transgenia, o surgimento de criptomoedas, são características da revolução social, econômica e política na contemporaneidade. Sobre as transformações da sociedade contemporânea, assinale o que for correto.

01) A fim de adaptar seus projetos à verticalização do espaço habitacional na metrópole moderna, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa utilizaram, no Brasil da década de 1950, o estilo gótico como orientação estética em seus edifícios.   

02) Garantidas pela humanização do aparato do Estado e pela consciência dos direitos e deveres dos cidadãos, as Políticas de Bem-Estar Social permitiram a redução das violências policial e militar sobre as regiões periféricas das grandes metrópoles.   

04) A globalização ou mundialização é um fenômeno de compartilhamento geral de informações a partir das quais a humanidade está submetida a um sistema sujeito ao controle de demandas sociais e à dominação linguística.   

08) O conceito de sociedade unidimensional, utilizado por Herbert Marcuse, caracteriza o conjunto de benefícios que a sociedade industrial e tecnológica representa ao projeto de emancipação dos indivíduos.   

16) No âmbito das pesquisas que envolvem a manipulação genética, questões de bioética são fundamentais para se considerar o desenvolvimento científico do ponto de vista da responsabilidade social e ecológica.   

 

7.   A imagem refere-se a uma série produzida por uma TV pública dinamarquesa entre 2010 e 2013 e disponível desde 2020 em uma plataforma de streaming no Brasil. O nome da série faz referência à edificação onde funcionam o Parlamento, o gabinete do primeiro-ministro e a Suprema Corte da Dinamarca. A trama é uma ficção que se desenvolve abordando o dia a dia da administração política do governo dinamarquês, após uma mulher assumir pela primeira vez o posto de primeira-ministra.

 


Com relação a tais circunstâncias, assinale a alternativa correta:

a) Nos países em que há o cargo de primeira(o) ministra(o), chefes de Estado e de governo se distinguem em suas funções, e a representação do Estado é assumida por reis, rainhas ou presidentes.   

b) A Dinamarca é um país europeu e, embora figure entre os países nórdicos da Europa setentrional, não apresenta o mesmo nível de desenvolvimento dos demais.   

c) Em países nos quais as funções de chefiar o Estado e o governo são atribuídas a distintas pessoas, cabe aos chefes de governo (primeiras-ministras, por exemplo), uma função mais cerimonial e simbólica.   

d) A Dinamarca, cujo território é também integrado pela Groenlândia, não faz parte da União Europeia porque possui moeda e sistema financeiro próprios.   

e) Com exceção da América do Sul, em todas as outras sub-regiões das Américas é possível ainda encontrar territórios dependentes de países europeus, como é o caso do Alasca e da Groenlândia.   

 

8.   O povo Kambeba é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d’água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância”, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. “Ouço o rio”, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. “Confie no rio e aprenda com ele”. “Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”. Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste. Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2021.

Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)

a) objeto tombado e museográfico.   

b) herança religiosa e sacralizada.   

c) cenário bucólico e paisagístico.   

d) riqueza individual e efêmera.   

e) patrimônio cultural e afetivo.   

 

Gabarito:  

 

Resposta da questão 1:
 [A]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [A] está correta. O trecho expõe o tratamento diferente recebido por negros no Brasil, especialmente no que diz respeito às forças policiais ou guardas civis, que reproduzem no dia a dia o racismo estrutural fruto de uma formação histórica baseada na colonização e na utilização de mão de obra escrava. As demais alternativas estão incorretas pois, ainda que o desemprego, a concentração de renda, a exclusão informacional e a precariedade da educação sejam situações características da sociedade brasileira, não são elas que estão sendo enfatizadas no trecho de Carolina Maria de Jesus.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [A], porque o racismo estrutural é o preconceito presente na sociedade como um aspecto de normalidade que se posterga por gerações. As alternativas seguintes são incorretas porque o texto aborda o tema racismo e não o desemprego, a concentração de renda, a exclusão informacional ou a precariedade da educação.  

 

Resposta da questão 2:
 [D]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [D] está correta. Como o texto apresenta, o direito à moradia é garantido a todos os brasileiros pela Carta Magna, isto é, pela Constituição. Assim, a ocupação é uma estratégia utilizada pelos movimentos por moradia para obter esse direito constitucional.

 

A alternativa [A] está incorreta pois os movimentos socais por moradia não tem como objetivo fragilizar o poder público. Da mesma forma, a alternativa [C] está incorreta pois não é objetivo dos movimentos por moradia controlar a propriedade estatal. Ao contrário, estes movimentos apenas cobram do poder público e do Estado o cumprimento da Constituição.

 

A alternativa [B] está incorreta pois, ainda que setores do movimento por moradia acreditem na economia solidária, este não é seu principal objetivo.

 

A alternativa [E] está incorreta pois não é objetivo dos movimentos por moradia incentivar a especulação imobiliária. Ao contrário, estes movimentos costumam denunciar os males causados pela especulação imobiliária, que faz com que diversos prédios e terrenos permaneçam inutilizados nas mãos de proprietários privados.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [D], porque a ocupação é uma forma de alcançar um direito garantido pela Constituição que é o da moradia. As alternativas incorretas são: [A], porque as ocupações não fragilizam o poder público, mas o pressionam para que a Constituição seja cumprida; [B], porque o texto não indica a economia solidária, mas a questão da moradia no Brasil; [C], porque as ocupações não visam o controle de propriedades estatais; [E], porque a especulação imobiliária é um mecanismo do mercado e não dos movimentos por moradia.  

 

Resposta da questão 3:
 [B]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [B] está correta.

 

A alternativa [A] está incorreta pois a mortalidade infantil não possui como única causa a falta de acesso à água potável.

A alternativa [C] está incorreta pois, ainda que o fornecimento de banheiros e água adequada seja uma importante medida para controle da pandemia de COVID-19, não é possível afirmar que essas medidas, por si só, levariam a erradicação do vírus.

A alternativa [D] está incorreta pois a falta de saneamento básico não afeta principalmente o continente europeu. Ao contrário, este continente, parte da região central do capitalismo, apresenta índices superiores de saneamento básico e água potável.

A alternativa [E] está incorreta pois a água dos oceanos não é naturalmente potável, sendo necessária a realização de diversos tratamentos para que possa ser bebida com segurança.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A pandemia de Covid-19 expôs de forma mais clara as desigualdades entre os países e as desigualdades sociais. Observou-se que o acesso a vacinas, medicação, unidades de atendimento médico, habitação digna, transporte adequado, máscaras, água limpa, álcool e medidas de isolamento social foram muito dispares. Embora as condições de saneamento básico tenham melhorado em muitos países emergentes e subdesenvolvidos, as dificuldades foram imensas para as parcelas da população em situação de pobreza e pobreza extrema. As disparidades socioeconômicas se refletiram na mortalidade por Covid-19, mais acentuada nas classes sociais menos favorecidas em vários países.  

 

Resposta da questão 4:
 [B]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [B] está correta. Os apátridas são aqueles que não possuem sua nacionalidade reconhecida em nenhum país.

 

A alternativa [A] está incorreta pois, os exilados são aqueles que, geralmente por razões políticas, são obrigados a viverem fora de seus países de origem.

 

A alternativa [C] está incorreta pois, os foragidos são aqueles que vivem escondidos ou fora de seus países, geralmente por serem perseguidos ou procurados pela justiça.

 

A alternativa [D] está incorreta pois, os refugiados são aqueles que vivem fora de seu país de origem devido à perseguição por conta de sua raça, classe, religião, posicionamento político, dentre outros, além da violação de direitos humanos e conflitos armados.

 

A alternativa [E] está incorreta pois, os clandestinos são aqueles que vivem em um país sem autorização oficial.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [B], porque no caso apresentado, nem o Líbano nem a Síria registram o nascimento das crianças em razão de suas regras, portanto, as crianças são apátridas por não terem sua nacionalidade reconhecida. As alternativas incorretas são: [A], porque exilados são indivíduos que por razões políticas, são obrigados a deixar sua pátria; [C], porque foragidos são fugitivos de uma custódia da lei; [D], porque refugiados são indivíduos que abandonam seu país por um fundado temor; [E], porque clandestino é o indivíduo que se encontra fora da legalidade.  

 

Resposta da questão 5:
 [E]

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

O sociólogo e filósofo francês Henri Lefebvre interpreta do fenômeno urbano muito além de seu âmbito geográfico e econômico. A urbanização apresenta um significado sociológico e filosófico, uma vez que muitas populações que vivem na zona rural apresentam um gênero ou modo de vida praticamente urbano quanto aos seus padrões de consumo, comportamento e visão de mundo.

 [Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

As sociedades urbanas não dizem respeito somente à parcela da população que vive nas cidades, mas às relações sociais, culturais e econômicas geradas em função das cidades. Hoje, pode-se dizer que o Brasil se constitui como uma sociedade urbana, dado que as relações sociais, até mesmo no campo, são diretamente influenciadas pelas dinâmicas urbanas.  

 

Resposta da questão 6:
 04 + 16 = 20.

 

As afirmativas corretas são: [04], porque a globalização integra o espaço mundial a partir da maior fluidez de informações; [16], porque a bioética regula os avanços da manipulação genética.

As afirmativas incorretas são: [01], porque o estilo adotado é o modernista; [02], porque as políticas públicas têm se mostrado ineficientes e insuficientes para reduzir a violência policial e militar sobre a periferia; [08], porque Marcuse defende que a sociedade industrial representa um movimento repressivo das liberdades individuais.  

 

Resposta da questão 7:
 [A]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

O parlamentarismo é um sistema de governo na qual o partido político que vence as eleições e faz mais deputados indica a(o) primeira(o) ministra(o) que é o chefe de governo que toma as principais decisões do poder executivo e define as políticas públicas. Quando um partido não obtém maioria no parlamento, articula uma coalizão com outros partidos para governar. Já o chefe de Estado pode ser o presidente no caso de países como a Itália ou reis e rainhas no caso de monarquias como a Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Japão.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Diferentemente do Brasil, muitos países adotam modelos parlamentaristas de governo. Nesse sistema, as funções de chefe de Estado e de chefe de governo são assumidas por figuras distintas. No exemplo dinamarquês, a primeira-ministra é chefe de governo e cabe a ela conduzir as políticas públicas do país.  

 

Resposta da questão 8:
 [E]

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

A frase “(...) fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio (...)” é suficiente para nos mostrar que para o povo kambeba os rios ultrapassam a função de prover água. Para esse povo, a relação com os rios é afetiva. Daí os kambebas serem conhecidos como Povos da Água.

 

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

Apenas a alternativa [E] está correta e se justifica nos trechos: “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância” e “meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”.

 

A alternativa [A] está incorreta pois, para o povo Kambeba, o rio não é um objeto tombado ou de valor museológico, mas sim elemento mítico que compõe a cosmologia desse povo.

 

A alternativa [B] está incorreta pois, ainda que a cosmologia Kambeba possa ser interpretada a partir de um viés religioso pelas culturas não indígenas, não significa que o rio seja visto por esse povo como “herança sacralizada”. Para o povo Kambeba, o rio é parte de sua origem e tradição.

 

A alternativa [C] está incorreta pois o valor que o rio representa para o povo Kambeba não se resume à elementos estéticos ou paisagísticos. Observar o rio, para eles, é entrar em contato com uma sabedoria milenar e cultural, mais do que simplesmente observar algo belo ou bucólico.

 

A alternativa [D] está incorreta pois o texto revela que o rio possui significado para o povo Kambeba enquanto um coletivo. O valor cultural do rio possui importância para além do nível individual, construindo a identidade do povo Kambeba como um todo. Ainda, esta identidade não possui caráter efêmero.  


#sociologia #enem #fuvest #vestibular #questõescomentadas

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe