1 (Puc-rio
2008) "A
catástrofe humana desencadeada pela Segunda Guerra Mundial é quase certamente a
maior na história humana. O aspecto não menos importante dessa catástrofe é que
a humanidade aprendeu a viver num mundo em que a matança, a tortura e o exílio
em massa se tornaram experiências do dia a dia que não mais notamos."
(HOBSBAWM, Eric.
"A Era dos Extremos". São Paulo: Companhia das Letras, 1995)
A partir da leitura do trecho apresentado:
a) Identifique duas consequências da Segunda Guerra Mundial para a
África e Ásia.
b) Explique uma característica da "Era da Guerra Fria"
iniciada após a Grande Guerra.
2 (Ufrrj
2007) Leia
o texto a seguir e responda ao que se pede.
"O que prejudicou fatalmente os velhos colonialistas foi a prova de
que os brancos e seus Estados podiam ser derrotados (...). Quando os japoneses
estavam para perder, as colônias voltaram-se contra eles, mas nunca esqueceram
como os velhos impérios ocidentais se haviam mostrado fracos".
(HOBSBAWM, Eric.
"Era dos Extremos". São Paulo: Cia. das Letras, 2002, p. 214.)
a) Qual a importância da Segunda Guerra Mundial para os movimentos de
independência das antigas regiões coloniais?
b) A independência tardia das Colônias Portuguesas esteve intimamente
relacionada a um processo político importante na Metrópole. Identifique esse
processo político ocorrido em Portugal.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A história das Copas do Mundo de Futebol está, em diversos aspectos,
associada às transformações que marcaram as relações internacionais
contemporâneas. Gestada, como projeto, pela FIFA, no decorrer das décadas de
1910 e 1920, a primeira Copa, ocorrida em 1930, no Uruguai, contou com a
participação das seleções de 13 países americanos e europeus. Realizadas, desde
então, de quatro em quatro anos, vieram a ser suspensas em 1942 e 1946, e
reiniciadas, com regularidade, a partir de 1950. Dessa data em diante, o número
de países inscritos nas eliminatórias e de países participantes tendeu a
crescer. Na Copa de 1958, na Suécia, 46 países estiveram presentes nas
eliminatórias, tendo 16 disputado o campeonato. Na Copa de 1970, no México,
tais números passaram, respectivamente, para 68 e 16. Em 1990, na Itália, foram
103 seleções nas eliminatórias e 24 participantes. Em 2002, na Coréia do Sul e
no Japão, alcançaram-se os números de 193 países nas eliminatórias e 32
participantes. Em paralelo a esse aumento, assistiu-se, na década de 1990, à
diversificação dos países inscritos. As seleções participantes foram não
somente americanas e europeias, como em 1930, mas também, africanas e
asiáticas. A Copa, em alguma medida, se globalizava.
3 (Puc-rio) Caracterize
a conjuntura internacional entre 1942 e 1946, de modo a explicar a suspensão
das Copas do Mundo de Futebol nesse período.
4 [ 61359 ]. (Puc-rio) Em 2005, completam-se 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Entre
1939 e 1945, em consequência do conflito que mobilizou o maior poderio bélico
já utilizado pela humanidade, morreram mais de 40 milhões de pessoas e diversas
cidades ficaram arrasadas. Devido às proporções catastróficas desse episódio,
ele representou um divisor de águas na História do século XX.
a) Cite DUAS características do cenário internacional da década de 1930
cujos desdobramentos se relacionam à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) Caracterize DUAS instituições criadas após a Segunda Guerra Mundial
cujos objetivos eram a instauração de uma nova ordem internacional.
5 (Ufrrj) Leia o
texto a seguir e responda a questão.
Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram de lado suas
divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão do Iraque -
para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia.
Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas mais decisivas da
História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a vitória sobre os
nazistas na II Guerra Mundial.
"JORNAL DO
BRASIL", Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.
O texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para
a política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2a Guerra
Mundial (1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas
pelos Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos,
a) Analise a importância do desembarque dos Aliados na Normandia para a
II Guerra Mundial.
b) Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes mundiais
frente à atual situação iraquiana.
6 (Ufrj) "Somos
uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país
tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...] A população deve
trabalhar sempre [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens]. Viemos
para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que
o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a
população daqui."
(Fonte: Adap. de Erich Koch, Comissário do Reich na Ucrânia em março de
1943, in: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro,
Civilização Brasileira, 1967, vol. 4, p. 13)
O Texto permite identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na
Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista.
b) Cite duas razões que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra
Mundial.
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
"Quase todos os espanhóis pensavam na sua guerra civil em termos
nacionais, enquanto quase todos nós, por nosso lado, pensávamos em termos
internacionais. Tínhamos ambos razão".
(Herbert L. Matthews, correspondente do The New York Times na Guerra
Civil Espanhola. In MATHEWS, Herbert
L. Metade da Espanha morreu: uma
reavaliação da Guerra Civil Espanhola. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1975, p. XIV.)
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) resultou do acirramento de tensões
internas, mas acabou por transformar-se em um conflito internacional de grandes
proporções, a ponto de ser por muitos considerado como a primeira etapa da
Segunda Guerra Mundial.
7 (Ufrj) Explique
um dos conflitos sociais presentes na Espanha que se manifestaram na Guerra
Civil.
8 (Ufrj) Apresente
um argumento que permita afirmar ter sido a Guerra Civil Espanhola uma espécie
de antecipação da Segunda Guerra Mundial.
9 (Ufrj) "Mesmo
depois de 1936, balões de ensaio em favor de uma aproximação eram continuamente
lançados pelos russos, tanto em Berlim quanto em Moscou. (...) Curiosamente o
corpo diplomático em Moscou parecia ter a impressão de que uma aproximação
germano-soviética estava no ar."
(HILGER [alto funcionário da Embaixada alemã em Moscou], "The
Incompatible Allies". Citado por Groupe de Recherche pour I'enseignement
de I'Histoire et La Géographie. "D'une guerre à L'autre [1914-1939]".
Paris, Hachette, 1982, p. 362
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi precedida por intensas
articulações que envolveram a diplomacia e os governantes dos países que vieram
a participar desse conflito. Nesse contexto de progressiva tensão internacional
se deu a assinatura de um pacto de não-agressão entre a Alemanha nazista e a
URSS, o que provocou perplexidade e incertezas na opinião pública
internacional. Maior perplexidade, contudo, causou a decisão norte-americana de
precipitar o encerramento do conflito com o Japão, lançando a bomba atômica
sobre Hiroshima e Nagasaki.
a) Explique de que maneira o uso da bomba atômica em 1945 influenciou as
relações internacionais do período.
b) Cite um argumento para a assinatura do pacto germano-soviético em agosto
de 1939.
10 (Ufrj) "QUARTEL-GENERAL
SUPREMO FORÇA EXPEDICIONÁRIA ALIADA.
Soldados, marinheiros e aeronautas da Força Expedicionária Aliada!
Vocês estão prestes a embarcar para a Grande Cruzada, rumo à qual temos
nos esforçado durante estes muitos meses.
...........................................................................................................................................
Mas este é o ano de 1944! Muito aconteceu desde os triunfos nazistas de
1940-41.
...........................................................................................................................................
A maré virou! Os homens livres do mundo estão marchando juntos à
vitória!"
(ORDEM DE COMBATE DO GENERAL EISENHOWER, maio de 1944 citado em FOLHA DE
SÃO PAULO, S. P., 05/06/94. Caderno Especial Dia D 50 anos, p. 3)
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
mobilizou a atenção de toda a humanidade, seja pela dimensão alcançada,
seja pelo caráter assumido pelas forças do Eixo, liderado pela Alemanha
nazista.
Em 1942, o governo brasileiro, abandonando a política de aparente
neutralidade, adere aos aliados, declarando guerra aos países do Eixo.
Depois de um primeiro momento, no qual a ofensiva pertenceu às forças
sob a liderança hitlerista, ocorreu a reviravolta simbolizada pelo desembarque
aliado na Normadia, o chamado dia D.
a) Cite duas razões que levaram à entrada do Brasil na 2a Guerra
Mundial em 1942.
b) Explique uma razão que contribuiu para a liderança dos EUA na guerra contra
o Eixo.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
a) O candidato deverá identificar duas entre as seguintes consequências: início do processo de descolonização da África e da Ásia; início de movimentos de independência na África e na Ásia seja através de violentas guerras ou de processos de negociação; Conferência de Bandung (1955) que discutiu os problemas do colonialismo, do racismo, dos males resultantes da submissão dos povos ao jugo do estrangeiro e contribuiu para a afirmação da identidade desses novos países que surgiam no cenário mundial naquele momento; afirmação das ideias de Terceiro Mundo, autodeterminação, neutralidade e não-alinhamento; criação de organismos supranacionais de integração regional, como, por exemplo, a Organização do Tratado da Ásia do Sudeste (Otase), o Pacto de Bagdá e o Congresso Pan-Africano; disputa entre EUA e URSS para o estabelecimento de áreas de influência nestes continentes.
a) O candidato deverá identificar duas entre as seguintes consequências: início do processo de descolonização da África e da Ásia; início de movimentos de independência na África e na Ásia seja através de violentas guerras ou de processos de negociação; Conferência de Bandung (1955) que discutiu os problemas do colonialismo, do racismo, dos males resultantes da submissão dos povos ao jugo do estrangeiro e contribuiu para a afirmação da identidade desses novos países que surgiam no cenário mundial naquele momento; afirmação das ideias de Terceiro Mundo, autodeterminação, neutralidade e não-alinhamento; criação de organismos supranacionais de integração regional, como, por exemplo, a Organização do Tratado da Ásia do Sudeste (Otase), o Pacto de Bagdá e o Congresso Pan-Africano; disputa entre EUA e URSS para o estabelecimento de áreas de influência nestes continentes.
b) O candidato deverá explicar uma entre as seguintes características: o
reconhecimento, a partir do final da Guerra, da existência de profundas
divergências políticas, econômicas e ideológicas entre a União Soviética e os
Estados Unidos; a formação de dois blocos políticos antagônicos: o Bloco
Capitalista liderado pelos Estados Unidos e o Bloco Socialista liderado pela
URSS; a disputa por áreas de influência em todo o mundo entre a União Soviética
e os Estados Unidos; a luta pela manutenção dos acordos firmados nas
Conferências de Ialta e Potsdã; a existência de um equilíbrio advindo do grande
poderio militar (nuclear) tanto dos Estados Unidos quanto da União Soviética,
que evitavam se destruir, passando a se chocar diplomaticamente e em locais
onde não havia risco de conflito nuclear; a criação de organismos
internacionais e a assinatura de tratados que ajudavam a conformar a existência
de dois blocos antagônicos (COMECON, Plano Marshall, OTAN, Pacto de Varsóvia,
por exemplo); a ocorrência de inúmeros e constantes momentos de tensão e
conflito entre a URSS e os EUA (Crise de Berlim (1948/49), Guerra da Coreia,
Guerra do Vietnã, construção do Muro de Berlim etc.).
Resposta da questão 2:
a) A II Guerra Mundial está relacionada ao enfraquecimento econômico e militar dos países europeus, à tomada ou ampliação da consciência, nos países coloniais, de possibilidade de emancipação e autogoverno e à afirmação internacional do direito a autodeterminação dos povos (Carta de São Francisco)
a) A II Guerra Mundial está relacionada ao enfraquecimento econômico e militar dos países europeus, à tomada ou ampliação da consciência, nos países coloniais, de possibilidade de emancipação e autogoverno e à afirmação internacional do direito a autodeterminação dos povos (Carta de São Francisco)
b) O fim do Salazarismo está relacionado ao fim do colonialismo
português.
Resposta da questão 3:
O aluno deve identificar a ocorrência, naquele período, 1942-1946, da Segunda Grande Guerra (1939-1945). As dimensões desse conflito, em especial a partir de 1941, expandiram-se naquilo que se referiu ao número de países diretamente envolvidos e à ampliação das áreas de enfrentamento militar. Cabe, nesse sentido, destacar, a entrada dos EUA e da ex-URSS no conflito e a formalização, em 1942, da criação do bloco dos Aliados, contando com a presença dos governos soviético, norte-americano e inglês, entre outros. Tal conjuntura, marcada pela decisão dos aliados de fortalecer a ofensiva contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália), interferiu, de forma direta, na participação de outros países, americanos e asiáticos, nos enfrentamentos bélicos, no front europeu, no Pacífico e nas áreas coloniais africanas. Em um quadro de expansão da guerra e no momento imediatamente posterior ao seu fim não houve condições e recursos de organizar uma competição esportiva - Copa do Mundo de Futebol - que se pautava no entendimento e na cooperação diplomática entre os países que dela viessem a participar.
O aluno deve identificar a ocorrência, naquele período, 1942-1946, da Segunda Grande Guerra (1939-1945). As dimensões desse conflito, em especial a partir de 1941, expandiram-se naquilo que se referiu ao número de países diretamente envolvidos e à ampliação das áreas de enfrentamento militar. Cabe, nesse sentido, destacar, a entrada dos EUA e da ex-URSS no conflito e a formalização, em 1942, da criação do bloco dos Aliados, contando com a presença dos governos soviético, norte-americano e inglês, entre outros. Tal conjuntura, marcada pela decisão dos aliados de fortalecer a ofensiva contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália), interferiu, de forma direta, na participação de outros países, americanos e asiáticos, nos enfrentamentos bélicos, no front europeu, no Pacífico e nas áreas coloniais africanas. Em um quadro de expansão da guerra e no momento imediatamente posterior ao seu fim não houve condições e recursos de organizar uma competição esportiva - Copa do Mundo de Futebol - que se pautava no entendimento e na cooperação diplomática entre os países que dela viessem a participar.
Resposta da questão 4:
a) - a ascensão dos regimes nazi-fascistas, de cunho nacionalista, expansionista e militarista.
a) - a ascensão dos regimes nazi-fascistas, de cunho nacionalista, expansionista e militarista.
- a adoção por parte de diversos países de
medidas de protecionismo econômico associadas aos desdobramentos da crise de
1929.
- os efeitos devastadores da crise de 1929,
no que diz respeito à estagnação econômica e à pauperização da população.
- a falência das estratégias diplomáticas
criadas após a I Guerra Mundial, através da Liga das Nações.
b)
- a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, como a instituição
capaz de intermediar as relações diplomáticas internacionais.
- a criação da UNESCO, da OIT, da FAO e de
outras agências relacionadas à ONU, que atuaram em setores específicos
(educação, trabalho, alimentação e outros) na proposição de medidas de
cooperação internacional.
- a criação do FMI e do Banco
Mundial, que deveriam atuar no planejamento e regulação do sistema econômico
internacional.
Resposta da questão 5:
a) Após o avanço dos exércitos soviéticos sobre as zonas ocupadas na frente oriental, na parte ocidental, articulava-se um ataque reunindo as forças inglesas e norte-americanas, na Normandia (costa norte da França) em 6 de junho de 1944, o chamado Dia D. Neste momento, iniciou-se a "corrida" entre as "democracias ocidentais" e a União Soviética para a reconquista dos territórios europeus invadidos pelos alemães e para o invasão da própria Alemanha.
a) Após o avanço dos exércitos soviéticos sobre as zonas ocupadas na frente oriental, na parte ocidental, articulava-se um ataque reunindo as forças inglesas e norte-americanas, na Normandia (costa norte da França) em 6 de junho de 1944, o chamado Dia D. Neste momento, iniciou-se a "corrida" entre as "democracias ocidentais" e a União Soviética para a reconquista dos territórios europeus invadidos pelos alemães e para o invasão da própria Alemanha.
b)
Estados Unidos e Inglaterra de um lado a França e Alemanha, de outro divergiram
sobre:
-
a comprovação da existência das armar de destruição em massa no Iraque;
-
o papel da ONU;
-
a colaboração do Iraque com o chamado terrorismo internacional;
- a forma de combater o terrorismo.
Resposta da questão 6:
a) Entre os valores da ideologia nazista que nortearam as ações alemãs na Segunda Guerra Mundial, podemos destacar a tese racista do arianismo argumentando a pretensa superioridade étnica dos alemães e o ódio ao estrangeiro (xenofobia) estimulado para atender às pretensões imperialistasdo nazismo.
a) Entre os valores da ideologia nazista que nortearam as ações alemãs na Segunda Guerra Mundial, podemos destacar a tese racista do arianismo argumentando a pretensa superioridade étnica dos alemães e o ódio ao estrangeiro (xenofobia) estimulado para atender às pretensões imperialistasdo nazismo.
b) O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial devido ao afundamento de navios brasileiros por naus do Eixo na
costa nacional e motivado pela percepção de membros do governo Vargas e de
empresários brasileiros das possíveis vantagens comerciais de se aliar aos
Estados Unidos e, portanto, ao lado das forças anti-Eixo.
Resposta da questão 7:
A Guerra Civil Espanhola confrontou os "nacionalistas" franquistas, apoiados por grande parte das Forças Armadas, pelos católicos tradicionalistas e pelos grandes proprietários de terra, de um lado, e os republicanos, apoiados pelos camponeses, operários, setores da classe média, estudantes e intelectuais, de outro. Do ponto de vista ideológico, opôs fascistas contra socialistas, comunistas e anarquistas.
A Guerra Civil Espanhola confrontou os "nacionalistas" franquistas, apoiados por grande parte das Forças Armadas, pelos católicos tradicionalistas e pelos grandes proprietários de terra, de um lado, e os republicanos, apoiados pelos camponeses, operários, setores da classe média, estudantes e intelectuais, de outro. Do ponto de vista ideológico, opôs fascistas contra socialistas, comunistas e anarquistas.
Na Guerra Civil Espanhola manifestaram-se alguns dos conflitos sociais
que há muito existiam na Espanha, dentre os quais: a oposição entre os
defensores da primazia da Igreja Católica e de seus agentes e as forças que
defendiam a laicização do Estado; os conflitos gerados pela distribuição das
terras, opondo os grandes proprietários de terras
("tierratenientes"), notadamente da região da Extremadura, e o grande
número de trabalhadores rurais sem terras. Tudo isso tendia a se expressar por
meio de conflitos entre monarquistas e republicanos, fascistas e esquerdistas.
Resposta da questão 8:
Na Guerra Civil Espanhola, analisada do ponto de vista das relações internacionais, participou grande número de estrangeiros nos dois lados em conflito. Do lado dos chamados "nacionais", Franco recebeu ajuda militar (tropas e armas) e financeira dos governos nazi-fascistas da Itália e da Alemanha. Os republicanos receberam ajuda da URSS (assessores militares e armamentos) e das Brigadas Internacionais (voluntários de cerca de e 50 nações).
Na Guerra Civil Espanhola, analisada do ponto de vista das relações internacionais, participou grande número de estrangeiros nos dois lados em conflito. Do lado dos chamados "nacionais", Franco recebeu ajuda militar (tropas e armas) e financeira dos governos nazi-fascistas da Itália e da Alemanha. Os republicanos receberam ajuda da URSS (assessores militares e armamentos) e das Brigadas Internacionais (voluntários de cerca de e 50 nações).
Ocorre, assim, um primeiro confronto internacional entre as forças
fascistas e as chamadas forças democráticas, como ocorreria, em maior escala,
na 2a Guerra Mundial. A Guerra na Espanha serviu como teste para novos
armamentos e estratégias de luta que viriam a ser usadas na 2a Guerra
Mundial.
Resposta da questão 9:
a) O poder militar do país que a possuísse determinaria uma nova hegemonia mundial.
a) O poder militar do país que a possuísse determinaria uma nova hegemonia mundial.
b) Divisão da Polônia, não-agressão e a Lituânia, Estônia e Letônia sob
o controle soviético.
Resposta da questão 10:
a) A pressão americana e o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães.
a) A pressão americana e o torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães.
b) O país estava distante do palco da guerra e fornecia as armas para os
aliados.
Para finalizar um vídeo documentário sobre o 3º REICH
A Queda
Para finalizar um vídeo documentário sobre o 3º REICH
A Queda
Parabéns pelo seu trabalho que,incrivelmente,serve se alavanca para estudantes que se esforçam para estudar.
ResponderExcluirObrigado pela força, pois auxiliar alunos interessados é o meu principal objetivo.
ResponderExcluir