Pular para o conteúdo principal

Racismo no Futebol Espanhol - O Fascismo e a Guerra Civil - Questão de Atualidades Comentada

 

Nos últimos anos, o futebol espanhol tem sido abalado por manifestações racistas coletivas das torcidas, que chamam jogadores negros de macaco. Recentemente, o jogador brasileiro, Vinícius jr., em atitude contundente, tem provocado uma reação mundial, pressionando os Espanhóis a tomarem medidas legais efetivas contra essas práticas. Tendo esse tema atual como fonte de inspiração inicial, responda às seguintes questões?

1- Analise a possível relação entre o racismo no futebol espanhol atual e a Guerra Civil Espanhola, considerando o papel das Brigadas Internacionais na luta contra o fascismo e a mobilização de voluntários de diferentes nacionalidades. Como as questões políticas e ideológicas que permearam a Guerra Civil Espanhola podem contribuir para pensarmos sobre as atitudes racistas presentes no futebol espanhol atualmente? Além disso, como essas manifestações de parte da sociedade espanhola nos estádios podem ser entendidas dentro do contexto mais amplo do racismo estrutural na sociedade espanhola e europeia em geral? É possível traçar paralelos entre as lutas históricas contra o fascismo e o racismo contemporâneo, considerando a importância da solidariedade internacional na luta por justiça social?

 

 

 

 

 

 

Resposta comentada

A relação entre o racismo no futebol espanhol atual e a Guerra Civil Espanhola pode ser entendida a partir de uma análise das questões políticas e ideológicas que permearam ambos os contextos históricos. Durante a Guerra Civil Espanhola, as Brigadas Internacionais mobilizaram voluntários de diferentes nacionalidades para lutar contra o fascismo, em um esforço de solidariedade internacional. Essa mobilização foi motivada por uma crença na importância da luta contra o fascismo como uma questão global, que afetava não apenas a Espanha, mas todo o mundo.

No entanto, essa solidariedade internacional também enfrentou desafios e tensões, especialmente em relação às diferenças culturais e linguísticas entre os voluntários. Além disso, as questões políticas e ideológicas que permearam a Guerra Civil Espanhola também podem ter influenciado as atitudes racistas presentes no futebol espanhol atualmente. Por exemplo, o conflito entre fascistas e antifascistas na Espanha foi frequentemente retratado como uma luta entre "raças" ou "civilizações", com os fascistas defendendo uma visão hierárquica da sociedade baseada em diferenças raciais.

Essa visão pode ter influenciado as atitudes racistas presentes no futebol espanhol atualmente, que muitas vezes envolvem torcedores brancos chamando jogadores negros de macaco. Essas manifestações racistas podem ser entendidas dentro do contexto mais amplo do racismo estrutural na sociedade espanhola e europeia em geral, que muitas vezes se baseia em estereótipos raciais e hierarquias sociais baseadas em diferenças étnicas.

Para combater o racismo no futebol espanhol e em outras esferas da sociedade, é necessário adotar uma abordagem multifacetada que envolva tanto medidas legais quanto mudanças culturais mais amplas. Isso pode incluir a implementação de leis mais rigorosas contra o racismo no futebol, bem como campanhas de conscientização pública sobre a importância da diversidade e da inclusão. Além disso, é importante reconhecer a importância da solidariedade internacional na luta por justiça social, tanto no contexto histórico da Guerra Civil Espanhola quanto na luta contemporânea contra o racismo.



CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/


CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada


CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva


CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 #RacismoNoFutebolEspanhol #ManifestaçõesRacistas #JogadoresNegros #ViníciusJr #GuerraCivilEspanhola #BrigadasInternacionais #Fascismo #SolidariedadeInternacional #RacismoEstrutural #JustiçaSocial #cacd #espcex #fuvest #uerj #eceme

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...