Pular para o conteúdo principal

A História da capoeira e a luta contra o preconceito no Brasil

 


Embora a capoeira tenha sido reprimida desde seu início, ela representa a expressão cultural de um povo oprimido e desvalorizado. Após a abolição escravidão em 1888 e a subsequente instauração da República, a capoeira continuou sendo vigiada e perseguida. Isso fica evidente no Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil de 11 de outubro de 1890, nos artigos 402, 403 e 404: Dos Vadios e capoeiras.

Artigo 402 - Praticar em ruas e praças públicas os exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos como capoeiragem, correr com armas ou instrumentos capazes de causar danos físicos, provocar tumultos ou desordens, ameaçar pessoas específicas ou indeterminadas, ou incutir medo de algum mal; a pena é de prisão celular por dois a seis meses. A pena do artigo 96, parágrafo único é considerada circunstância agravante se o capoeira pertencer a alguma banda ou malta. Aos líderes ou cabeças, será aplicada o dobro da pena.

Artigo 403 - Em de reincidência, a pena do artigo 400 será aplicada ao capoeira em seu grau máximo. Parágrafo único.

Se o praticante fosse estrangeiro, seria deportado após cumprir a pena.

Artigo 404 - Se, durante os exercícios de capoeira, ocorrer homicídio, lesão corporal, ultraje ao pudor público ou particular, perturbação da ordem, tranquilidade ou segurança pública, ou se o praticante for encontrado com armas, ele estará sujeito às penas cumulativas estabelecidas para tais crimes.

A capoeira era perseguida e seus praticantes eram impedidos por lei de promovê-la, sendo considerada uma prática criminosa com forte reprovação social. É importante notar que a cultura negra era marginalizada, independentemente de quem a praticasse, mesmo que não fosse uma pessoa negra.

Hoje, ao presenciarmos situações como a do motorista de aplicativo que se recusou a transportar uma família branca vestida com roupas de religião afro-brasileira, percebemos como o preconceito vai além dos limites do corpo negro, afetando tudo o que ele representa e identifica.

Em 1890, o capoeirista Juca Reis, rico e filho do Conde de Matosinhos, foi preso, gerando uma crise no gabinete de Ministros. Quintino Bocayuva, então Ministro das Relações Exteriores e amigo do Conde de Matosinhos, se opôs a Sampaio Ferraz, chefe de polícia, e pediu sua demissão. No entanto, por ordem do próprio Marechal Deodoro da Fonseca, Juca foi preso e deportado para a prisão de Fernando de Noronha.

Como já observamos, a capoeira e a cultura afro em geral eram vistas como primitivas e causadoras de distúrbios sociais pelas autoridades da época da Nova República . Mesmo com a liberação da prática durante o governo Vargas, a perseguição persistiu. No início do século XX, o médico criminalista Raimundo Nina Rodrigues mostrou que as elites brasileiras acreditavam na hereditariedade da criminalidade dos negros, conceituando-a como atavismo, ou seja, a transmissão hereditária de características dos ancestrais.

O criminalista também contrapôs a ideia de atavismo com o fenômeno da sobrevivência, explicando que o comportamento de um grupo é influenciado pela condição intelectual e social do ambiente em que vive. Ele aplicou esse conceito para entender o comportamento da população negra no Brasil. No entanto, também utilizou o conceito de sobrevivência criminal, considerando-o como um determinismo social para a delinquência negra.

Raimundo Nina Rodrigues foi pioneiro na catalogação das etnias e dos africanos no Brasil, embora seu discurso estivesse repleto de preconceitos e equívocos sobre os costumes dos diversos povos africanos. Em sua obra "Os africanos no Brasil", ele chegou a escrever um capítulo intitulado "Sobrevivência psíquica na criminalidade dos negros no Brasil".


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 #capoeira #culturaafro #preconceito #perseguição #históriadoBrasil #RaimundoNinaRodrigues #criminalidadenegro #lutacontraoracismo #enem #fuvest #uerj #vestibular #racismo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe