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Fuvest Comentada - História - Questões comentadas


 

Estudar por meio de questões comentadas é de extrema importância para conhecer a fundo a banca do concurso. No caso da Fuvest, não é diferente. Essa abordagem permite compreender os critérios de avaliação, os temas recorrentes e o estilo das perguntas, proporcionando uma preparação mais eficiente e estratégica. Ao se familiarizar com os padrões da banca, é possível otimizar os estudos de forma direcionada, aumentando as chances de obter um desempenho sólido e conquistar o tão almejado sucesso no concurso. Então, vamos às questões de hoje.

1- A respeito da Guerra do Peloponeso no séc. V a.C., é correto afirmar:

(A) O conflito resultou das disputas comerciais e militares entre a Liga de Delos, liderada pela cidade-estado de Atenas, e os interesses assírios.

(B) A guerra afetou a autonomia política e administrativa das cidades-estados, dando lugar à organização imperial.

(C) A hegemonia ateniense foi dissolvida com o triunfo da Liga do Peloponeso e as colônias na Ásia Menor foram devolvidas aos persas.

(D) A guerra marcou a decadência do militarismo espartano frente aos exércitos atenienses, que defendiam a democracia.

(E) O desabastecimento de escravos e a desorganização da produção agrícola contribuíram para a perda da hegemonia grega no Mediterrâneo.

 

Gabarito: C

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. A guerra foi motivada principalmente pela insatisfação de Esparta e outras cidades-estado gregas com o crescente poder e influência de Atenas por meio da Liga de Delos. No conflito, a Liga do Peloponeso obteve o triunfo sobre Atenas, dissolvendo a hegemonia ateniense e restaurando o equilíbrio de poder na Grécia Antiga. Além disso, as colônias gregas na Ásia Menor, que estavam sob controle ateniense, foram devolvidas aos persas.

 

2-  Martín Fierro acredita na importância da contribuição intelectual da América, prévia tesourada a todo cordão umbilical. Acentuar e generalizar para as demais manifestações intelectuais o movimento de independência iniciado, no idioma, por Ruben Darío, não significa, entretanto, que haveremos de renunciar, nem muito menos que finjamos desconhecer que todas as manhãs nos servimos de um creme dental sueco, de umas toalhas francesas e de um sabonete inglês. Martín Fierro tem fé em nossa fonética, em nossa visão, em nossas maneiras, em nosso ouvido, em nossa capacidade digestiva e de assimilação. “Manifesto Martín Fierro”, de Oliverio Girondo, 15/5/1924. In: Jorge Schwartz, Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995, p. 116.

A revista de vanguarda literária Martín Fierro foi fundada em Buenos Aires, na Argentina, em 1924. O “Manifesto”, publicado no seu nº 4, apresentava sintonias com o movimento modernista paulistano, ao

(A) propor a ruptura com tradições estéticas e valorizar a autonomia criativa local, sem desprezar os intercâmbios com a Europa.

(B) defender a obediência aos modelos artísticos da França e da Inglaterra, reconhecendo sua contribuição intelectual.

(C) repudiar o movimento de independência iniciado, na língua espanhola, pelo poeta nicaraguense Ruben Darío.

(D) buscar inspiração nos modos de expressão popular e artística originários da América e revolucionar os hábitos de consumo.

(E) condenar a inquietação intelectual e a experimentação literária em favor da cultura de massas e do conformismo.

 

Gabarito: A

O "Manifesto Martín Fierro" apresentado no texto expressa a visão da revista de vanguarda literária Martín Fierro, fundada em Buenos Aires em 1924. Esse manifesto demonstrava sintonias com o movimento modernista paulistano, que também buscava romper com as tradições estéticas e valorizar a autonomia criativa local. A revista propunha uma ruptura com o passado e uma abordagem experimental na criação artística, ao mesmo tempo em que reconhecia a importância dos intercâmbios culturais com a Europa. Dessa forma, a resposta correta destaca a valorização da autonomia criativa local, sem desprezar os intercâmbios com a Europa, características compartilhadas com o movimento modernista paulistano.

 

3- No cerne da ideologia Bannon há uma série de contrastes extraordinariamente simplificadores entre bom e mau, sagrado e profano. Essa série semiótica cria perigosos outros, cuja existência contínua ameaça a boa gente que constitui o que Bannon descreve como a “verdadeira América”(...).  Numa ordem social democrática, o conflito entre oponentes partidários é agonístico, não antagonístico. Bannon vê de outra forma. Não há espaço para a cortesia em seu universo (...). Jeffrey Alexander. “Vociferando contra o iluminismo: A ideologia de Steve Bannon”. Sociologia & Antropologia, vol. 08, n. 3, set-dez, 2018.

O antagonismo é a luta entre inimigos, enquanto o agonismo representa a luta entre adversários. (...) o propósito da política democrática é transformar antagonismo em agonismo. Isso demanda oferecer canais por meio dos quais às paixões coletivas serão dados mecanismos de expressarem-se sobre questões que, ainda que permitindo possibilidade suficiente de identificação, não construirão o opositor como inimigo, mas como adversário. Chantal Mouffe. “Por um modelo agonístico de democracia”. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 25, nov. 2005, p. 11-23.

A primeira citação foi retirada de um texto em que o sociólogo Jeffrey Alexander desenvolve o que compreende ser a ideologia de Steve Bannon, assessor do ex-presidente norteamericano Donald Trump. A segunda citação foi extraída de um artigo em que a cientista política Chantal Mouffe desenvolve a noção de “pluralismo agonístico”.

A partir da perspectiva apresentada nas citações, é correto afirmar que a ideologia de Steve Bannon

(A) defende uma ordem social agonística baseada na divisão entre grupos e nos conflitos entre inimigos políticos.

(B) sustenta uma ordem social baseada em consensos e que não admite conflitos entre adversários.

(C) defende a possibilidade de conflitos entre adversários, mas não admite a lógica antagonística da aniquilação e exclusão do inimigo.

(D) defende uma ordem social dividida entre bom e mau e que transforma o antagonismo em agonismo.

(E) sustenta uma ordem social antagonística fundada na divisão da sociedade entre lados opostos que devem ser entendidos como inimigos.

 

Gabarito: E

A partir das citações apresentadas, podemos inferir que a ideologia de Steve Bannon, descrita por Jeffrey Alexander, se enquadra na perspectiva de uma ordem social antagonística. Bannon simplifica a realidade em contrastes entre bom e mau, sagrado e profano, criando uma série semiótica que constrói perigosos "outros" que ameaçam a chamada "verdadeira América". Essa visão de divisão e antagonismo implica em enxergar os lados opostos como inimigos, e não apenas adversários políticos com quem se pode discordar de forma respeitosa. Portanto, a resposta correta aponta para a sustentação de uma ordem social antagonística, onde a sociedade é dividida entre lados opostos que são entendidos como inimigos.


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