a) Rio Branco, atual Estado de
Roraima, e Guaporé, atual Estado de Rondônia.
b) Acre, atual Estado do Acre, e
Guaporé, atual Estado de Rondônia.
c) Ponta Porã, atual Estado de
Tocantins, e Rio Branco, atual Estado de Roraima.
d) Iguaçu, atual Estado de
Roraima, e Acre, atual Estado do mesmo nome.
2- Apesar da queda sofrida pela
produção amazônica da borracha, um novo surto de exportação acontece em terras
amazônicas nos anos 40 do século XX. Assinale a opção que explica corretamente
o fato citado.
a) O trabalho era coletivo, o que
beneficiava os investimentos no abastecimento dos seringais e na
comercialização do produto.
b) A criação das reservas
extrativistas comunitárias facilitou a sustentabilidade do uso dos recursos
naturais, o que acarretou o aumento da produção de látex.
c) A descoberta do processo de
vulcanização da borracha, em meados do século XX, aumentou a demanda de
matéria-prima, não suprida pela produção da Malásia.
d) A entrada dos EUA na 2a Guerra
Mundial desviou os esforços da produção norte-americana da borracha para a
indústria bélica, o que levou o Brasil a retomar seu lugar nas exportações.
e) Com os seringais da Malásia
nas mãos dos japoneses, os norte-americanos passaram, por determinação dos
Acordos de Washington, a reativar a exploração e o fornecimento da borracha
para as suas indústrias.
As tentativas de construção da
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram muitas durante o século XIX, porém somente
com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, a obra foi finalmente incrementada.
Em 1912, concluía-se a ferrovia cuja saga da construção havia se iniciado em
1872. Sobre a saga da construção, assinale a afirmativa correta.
a) Os ataques indígenas aos
acampamentos e as doenças tropicais que dizimavam os trabalhadores somaram-se à
dificuldade de transpor as regiões de mata fechada e rios encachoeirados.
b) O capital utilizado foi
exclusivamente nacional, o que explica os diversos períodos de paralisação da
obra pela dificuldade de investimento, cconsequência de períodos críticos da
economia nacional.
c) A construção da Estrada de
Ferro Madeira-Mamoré interrompeu o processo de integração regional em curso na época,
já que deslocou para a obra contingentes militares empenhados no desbravamento
da Amazônia.
d) A Bolívia dificultou a obra
criando obstáculos diversos, desde o simples não-cumprimento dos trâmites
legais até a ocupação militar do Acre, em 1899.
e) A maior parte da mão-de-obra
utilizada na construção da ferrovia constituiu-se de indígenas apresados,
provocando extermínio da população nativa ao longo do trajeto da ferrovia.
1- Letra
A
2- Letra
E
3- Letra
A
CONHEÇA MEUS CURSOS:
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E
EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼
𝗠é𝗱𝗶𝗼
𝗲
𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼
- Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às
provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você
assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes
quiser.
EsPCEx - Curso completo de História para o concurso
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no
edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se
preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações
e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma
vitalícia.
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠
- 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘
- 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗱𝗼
𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹
𝗲
𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮
𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a
sua reserva
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA
MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
Comentários
Postar um comentário