Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas - História - Gabarito comentado para Revisão

 


1-    Metternich identificava a paz com os governos legítimos. Esperava que as cabeças coroadas das antigas dinastias, se não fossem capazes de preservar a paz, pelo menos guardassem a estrutura básica das relações internacionais. Foi assim que a legitimidade se tornou o cimento da ordem internacional, componente este necessário para a manutenção do equilíbrio de poder, outro princípio do Concerto. Assim como os Estados alemães, os italianos se encontravam defasados dos demais países europeus ocidentais quanto ao desenvolvimento histórico, e é nesse contexto que se desenrolaria o processo de unificação. Considerando esse assunto, julgue a afirmativa abaixo como certa ou errada.

(    ) Entre os projetos de unificação da Itália havia o carbonário, que defendia uma república italiana democrática, no entanto, A unificação italiana, ou Risorgimento (ressurgimento em português) como preferem os italianos, foi liderada pelo Reino de Piemonte-Sardenha, resultando em uma espécie de monarquia liberal. Esse momento final tem como um de seus principais artífices um nobre. esse nobre, Conde de Cavour, sabia que obrigatoriamente deveria haver um enfrentamento contra a Áustria.

 

Resposta:

Não se esqueçam da velha técnica do “Jack, o estripador”. Corte a afirmativa em “pedacinhos”, e analise cada pedaço. Isso te ajuda a não se empolgar com as partes certas da afirmativa e não se “ligar” na errada. O erro está na primeira parte, que trata dos projetos de unificação e dos grupos que os apoiavam, e de suas respectivas constituições. Três concepções distintas buscavam a unificação. Uma, de base carbonária e de caráter democrático-republi­cano, defendia um Estado unitário e laico. Outra, apoiada pelo Papado e pela Áustria, denominada de neogüelfismo, preferia uma confederação sob a presidência do Sumo Pontífice e influência austríaca. A terceira, que viria a ser vencedora, tinha certa influência maçônica e se apoiava na conquista da península pelo Reino do Piemonte, insta­lando-se uma monarquia constitucional laica. Mas a uni­ficação era impossível a partir apenas da força dos atores locais, sendo necessárias alianças internas e externas. Afirmativa ERRADA!

Bons estudos!

Professor Arão Alves

 

Prepare-se para o concurso de admissão à carreira diplomática com nosso curso exclusivo online! Com nossa assinatura de apenas 1,10 por dia, você pode estudar pelo tempo que desejar e no seu próprio ritmo. Com simulado semanal contendo temas de História do Brasil, História Mundial e História da Política Externa Brasileira, com um total de 28 itens por semana e gabaritos comentados, você estará pronto para enfrentar as questões mais desafiadoras no dia da prova. A história tem um grande peso no número de questões, além de um conteúdo extenso. Os simulados permitem autoavaliação e revisão, indispensáveis para chegar bem no dia da prova. E o melhor: o início é imediato! Não perca a chance de se destacar e garantir sua vaga na carreira diplomática. Inscreva-se agora!”


CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe