Pular para o conteúdo principal

O Papel e a Doutrina do Exército nos anos 1930 - Questão para Revisão de História do Brasil - Questões Comentadas

 


Questão 1: Pode-se dizer que Góes Monteiro tem uma visão nitidamente militarista. Suas apreciações sobre os exércitos de outros países baseiam-se sempre nos aspectos técnicos, denotando-se quase que nenhuma relação, contrariamente ao que ensina Clausewitz, com a questão política.

Considerando o texto apresentado, discuta a formação dos oficiais brasileiros a partir da influência das escolas militares alemãs e francesas e como isso contribuiu para a formulação de uma "doutrina militar de efeitos duradouros" e para a consolidação do papel político do Exército no período iniciado em 1930.

 

 

Comentário sobre a questão:

Para responder a essa questão, é necessário analisar a influência das escolas militares alemãs e francesas na formação dos oficiais brasileiros na época, e como essa influência se manifestou na formulação do papel do Exército. Além disso, é preciso avaliar a preocupação constante de alguns chefes militares com a consolidação do Exército e sua relação com a política, incluindo a intervenção direta ou indireta na política com o objetivo de assegurar o espaço próprio dos militares. É importante também examinar a formulação da "doutrina militar de efeitos duradouros", que buscava a identificação entre o Estado nacional e a institucionalização da identidade do Exército, e como essa concepção de nacionalidade e pátria foi desenvolvida para promover o progresso e desenvolvimento com base na unidade nacional. Em suma, a resposta deve apresentar uma análise cuidadosa do papel do Exército na década de 1930, considerando tanto a visão dos comandantes que assumiram na época quanto a influência das escolas militares estrangeiras e as formulações teóricas da época.

A Questão do Profissionalismo, como lembra José Murilo de Carvalho, no período iniciado em 1930, tem influência prevalescente sobre os militares brasileiros mais bem preparados e ecoa os ensinamentos ministrados à oficialidade tanto pelo Exército alemão antes de 1914, quanto pela Missão Militar francesa vinda ao Brasil depois da I Guerra Mundial. Parece-nos importante assinalar estas influências prevalescentes porque elas perduraram sob outras formas na formulação posterior do papel do Exército 87/641 brasileiro. Góes Monteiro, ressoando estas influências, em seu escrito sobre o Destacamento Mariante, de 1928, fala explicitamente do Exército como devendo ter a vocação de “grande mudo” e sobretudo de que sua verdadeira e única política é a “preparação para a guerra.” É justamente aqui que parece colocar-se um nó central para quem quer compreender o papel político do Exército naquele período. De fato, a preocupação constante de alguns chefes militares que alcançam postos importantes depois de 1930 volta-se à tarefa de consolidação do Exército, e esta tarefa acaba implicando, mesmo para aqueles mais voltados aos quartéis e menos à política explícita, a intervenção direta ou indireta na política ainda que com o objetivo de assegurar o espaço próprio, estamental, dos militares. A geração que se formara no período da Missão Militar francesa, rompendo rapidamente com os antigos chefes, ascende aos altos postos, depois de 1932/33 passa a deter o comando formal do Exército, e formula uma “doutrina militar de efeitos duradouros” que tinha como base uma identidade entre o Estado nacional e institucionalização da identidade do Exército. Sublinhe-se na formulação de Campos Coelho o termo duradouro, pois, certamente este conceito terá consequências profundas décadas após. É desta fase o desenvolvimento de uma concepção de nacional idade e de pátria que se volta à busca da compreensão de quais são as forças internas, à nação e ao Estado, que podem promover o progresso e o desenvolvimento que teriam como pressuposto básico uma verdadeira unidade nacional.

Vale uma observação sobre a simpatia de Góis Monteiro pelos alemães, em um período tão terrível. Mesmo nas ocasiões em que se defenderá das acusações de ser ou ter sido pró-alemão, reconhece sempre ter tido simpatia pelo Exército alemão e por aquilo que considerava sua admirável organização: “eu nunca admirei Hitler; admirava, sim, os Generais alemães.” De fato, não podemos encontrar, com exceção do período anterior à I Guerra Mundial, mesmo assim com peso relativo, qualquer influência importante alemã entre os militares brasileiros. Os “Jovens Turcos”, instruídos antes de 1914 na Alemanha, preocupam-se por introduzir preocupações técnicas e não demonstram maiores simpatias políticas por aquele país, mesmo nos anos sucessivos. Como já dissemos, depois da primeira guerra, a influência doutrinária determinante, até o fim dos anos 30, é a francesa.


CONHEÇA MEUS CURSOS:


CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug


CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...