Pular para o conteúdo principal

Chat GPT: O aliado dos professores na personalização do aprendizado dos alunos

 


Usando o Chat GPT na Sala de Aula - Não o Olhe como um Inimigo, mas como um Aliado

À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos ver a inteligência artificial sendo integrada em muitas indústrias, incluindo a educação. O uso de IA na sala de aula tem sido um tema de discussão por muitos anos, mas só recentemente se tornou uma realidade. Uma das ferramentas de IA mais populares usadas na educação hoje em dia é o Chat GPT, que é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI.

Embora alguns educadores possam ver o Chat GPT como uma ameaça aos métodos de ensino tradicionais, acredito que ele pode ser um recurso valioso para qualquer sala de aula. Neste artigo, vamos explorar os benefícios de usar o Chat GPT na sala de aula e como ele pode ajudar tanto os alunos quanto os professores. Mas antes, quero compartilhar minha experiência com a ferramenta e destacar algumas de suas limitações que devem ser levadas em conta pelo professor ao pensar ou organizar o seu uso.

Ao apresentar a ferramenta em plataformas online, escolas públicas e privadas, fiquei surpreendido com a permanência de verdadeiros guetos socias, mesmo se tratando de internet. A maioria dos alunos de escolas públicas onde trabalho, tem acesso a Internet e possuem telefone móvel e acesso à redes sociais. No entanto, tive experiências em que turmas com mais de trinta alunos desconheciam, nunca haviam ouvido falar dessa ferramenta. Claro que, para mim, a oportunidade de apresentar a esses alunos a ferramenta vai muito além de facilitar o aprendizado de minha disciplina. Sempre falo de como essa ferramenta pode ajudar no aprendizado de uma língua estrangeira, criando uma conversação particular sobre qualquer assunto que desejar e ainda contando com dicas e correções a cada erro ou deslize, caso peça isso a IA. Falo também de entrevistas de emprego, da ferramenta atuando como um especialista em RH de uma instituição específica. Talvez um detalhado plano de estudo ou planejamento de carreira. São milhões de possibilidades que, como percebi, insistem em permanecer longe do alcance dos alunos das escolas públicas, embora estejam ao alcance dos seus dedos, que continuam presos a guetos. Dito isto, acho que provavelmente consegui chamar sua atenção para a importância de levar o conhecimento sobre essas ferramentas para nossos alunos.

Você pode estar pensando, mas e quanto aos trabalhos e avaliações, como saber se eles copiaram? Em uma avaliação tradicional, nos moldes das provas de vestibular é simples, não é permitido o uso de telefones móveis. No entanto, esse novo mundo que se abre deverá contar com a criatividade dos professores ao pensar novas formas de avaliação.

Já falei da minha experiência, agora quero alertar vocês de que a ferramenta erra. Isso mesmo, já peguei alguns erros grosseiros da ferramenta e isso deve ser levado em conta na orientação e acompanhamento dos trabalhos. Outro ponto a destacar é a atualidade dos dados. O Chat GPT teve acesso a uma infinidade de dados, livros, artigos, etc, datados até 2021, logo, questões muito atuais não são cobertas pela ferramenta, que explica isso quando arguida sobre fatos atuais. Mas vamos ao tema principal.

Compreendendo o Chat GPT

O Chat GPT é um modelo de linguagem de IA que usa aprendizado de máquina para gerar texto com base na entrada que recebe. Ele é capaz de entender a linguagem natural e pode fornecer respostas que muitas vezes são indistinguíveis das escritas por um ser humano. O modelo foi treinado em uma vasta quantidade de dados, tornando-o uma ferramenta incrivelmente poderosa para gerar conteúdo.

Benefícios de Usar o Chat GPT na Sala de Aula

Aprendizagem Personalizada

Uma das maiores vantagens de usar o Chat GPT na sala de aula é a capacidade de fornecer experiências de aprendizagem personalizadas. O modelo pode ser programado para responder às necessidades individuais dos alunos, fornecendo feedback e orientação personalizados. Por exemplo, no prompt (pergunta feita ao Chat gpt), o aluno pode alertar a IA sobre a idade do leitor, sua familiaridade, facilidade ou dificuldade com a disciplina em questão, pedir que a resposta seja acompanhada de exemplos, considerando seus gostos pessoais, seus hobbys, etc.

Aumento da Eficiência

Com o Chat GPT, os professores podem economizar tempo automatizando tarefas como avaliação de tarefas e respondendo a perguntas comuns dos alunos. Isso permite que os professores se concentrem em tarefas mais importantes, como planejamento de aulas e instrução individual.

Melhoria do Engajamento dos Alunos

O Chat GPT pode ser usado para criar experiências de aprendizagem interativas que são envolventes para os alunos. Ao fornecer feedback imediato aos alunos, o modelo pode ajudar a mantê-los motivados e interessados no assunto, aguçando tanto a curiosidade quanto a criatividade na criação do prompt.

Colaboração Aprimorada

O Chat GPT pode ser usado para facilitar a colaboração entre os alunos. Ao fornecer uma plataforma para os alunos se comunicarem e compartilharem ideias, o modelo pode ajudar a promover um senso de comunidade na sala de aula.

Espero que esse pequeno texto possa te incentivar a usar toda a criatividade que nós professores temos de sobra, para aproveitar os avanços tecnológicos inevitáveis como ferramentas facilitadoras, ao invés de inimigos que teriam chegado para acabar com a nossa nobre profissão.

Grande abraço,

Professor Arão Alves

CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.