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Primeira República - Questão 3ª fase - Correção Individual - História do Brasil CACD

 


Professor Arão Alves

Questão 4

 

Com o fim daquilo que Renato Lessa denominou Década do caos, o Brasil superaria, ao menos temporariamente, boa parte da instabilidade financeira que vivenciara ao longo do primeiro decênio de nossa História republicana. Os avanços na política interna, demorariam quatro anos para sofre consistentes mudanças, inaugurando um período de prestígio até, ao menos, a década de 1910. Tendo o fragmento textual anterior como referência inicial, discorra sobre as medidas que propiciaram essas mudanças iniciais, identificando suas consequências para o período de relativa estabilidade que se seguiu.  Identifique a importância tanto de Campos Sales quanto de Rodrigues Alves para a relativa estabilidade republicana nos contextos interno e externo, bem como os fatores que contribuíram para o relativo esgotamento do período.

Extensão máxima: 90 linhas

[valor: 30,00 pontos]


Correção

Olá, XXXXXX

- Logo no início do seu texto, você faz menção ao período em questão como a Primeira República, no entanto, considerando o enunciado e o significado de “relativa estabilidade interna” aponta para 1898-1910(11), ou seja, entre Campos Sales e Hermes da Fonseca.

Seria necessário tratar especificamente desse período, compreendendo os antecedentes e marcos, internos (política doméstica) e externos (diplomacia).

- Minha sugestão é que antes de consultar a bibliografia, o que a meu ver, nesse momento inicial é compreensível e produtivo, você já tenha “perguntas específicas a serem respondidas.

- Identifique palavras-chave no enunciado para criar essas perguntas:

Ex: Medidas (quais medidas foram essas?); Consequências (quais foram as consequências dessas medidas? Qual sua relação com a estabilidade que se seguiu?); Qual o papel de Campos Sales e de Rodrigues Alves na constituição desse período tanto sob o contexto interno quanto externo? Esgotamento (quais fatores evidenciam e explicam o esgotamento do período?)

 

- Considerando o enunciado, todas essas perguntas deveriam ser respondidas, deveriam inspirar o texto da questão e, a partir delas, a espinha dorsal e os parágrafos poderiam ser organizados e divididos.

 

Possíveis pontos que poderiam ser observados e, em alguns casos, aprofundados:

1- Encilhamento, desvalorização do mil-réis e inviabilidade do pagamento da dívida;

2- Os efeitos econômicos e financeiros do Funding Loan, além de enfatizar o período de suspensão do pagamento (“13 anos) 1898+13= 1911

3- Mudança na política externa a partir de 1902 (Rodrigues Alves), considerar suas reformas urbanas e sanitárias no contexto da Diplomacia do Prestígio; III

Conferência Panamericana no Rio de Janeiro em 1906, o águia de Haia (1907)

4- Resolução definitiva das questões de fronteira.

5- Reforma militar (Jovens Turcos e reforma da Marinha). Nesse contexto, sob o ponto de vista externo, entra tanto a Argentina quanto a Alemanha.

6- Crise que levou o Brasil ao 2º Funding Loan

7- Crise oligárquica que leva ao Pacto de Ouro Fino

 

- Perceba a importância do enunciado na construção do texto. Você pode marcar as palavras chaves com um lápis e formular as perguntas mentalmente. Uma nota máxima só será possível a partir da resposta clara de todas as perguntas. Há candidatos que respondem sinteticamente a todas essas perguntas na introdução, apontando para o aprofundamento que será feito ao longo dos parágrafos. Não quero dizer que essa seja a melhor estratégia, citei apenas para enfatizar a importância de identificar as “perguntas” que o enunciado apresenta.

- Por último e para ficar bem marcado, evite começar a escrever sem ter em mente, de forma clara, tudo o que a banca espera de você.

Não desanime com as críticas, elas apontam para avanço, superação e essa é, sem dúvida, a rota para o sucesso e aprovação.

Grande abraço,

Professor Arão Alves

 

 Avaliação:

1. Apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos)

e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado): 0,5/1,5

2. Desenvolvimento do tema

2.1. Identificação e caracterização do período: 3,0/6,5

2.2.1. Eventos marcadores: 4,0/6,5

2.2.2. apresentação dos eventos e de suas consequências: 4,5/6,5

2.3. Evidências internas e externas marcadores do período: 3,0/4,5

2.4. Causas da crise: 2,0/4,5

Resultado

Nota: 17,00/30

 

Professor Arão Alves


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