Pular para o conteúdo principal

Segundo Império - Aula 3 - Primeira parte - História do Brasil para questões discursivas

Esse vídeo faz parte do curso online de História do Brasil para provas discursivas:

Link para o curso:
 http://araoalves.blogspot.com.br/2013/10/curso-de-historia-do-brasil-para-provas.html







Este curso, totalmente gratuito, tem como objetivo ajudar o aluno na construção de um raciocínio histórico que o capacite a desenvolver argumentos necessários para um bom desempenho em provas discursivas de História. Por meio de vídeos, fornecei ao estudante vocabulário e conceitos históricos que possam sofisticar sua resposta e impressionar a banca de historiadores que corrigirão sua prova.

Todo estudante, após cada vídeo, poderá postar suas dúvidas no espaço destinado aos comentários deste post. As dúvidas postadas, além  de serem inseridas abaixo dos vídeos correspondentes, serão respondidas pelo professor na gravação do vídeo subsequente, de forma personalizada, nos minutos iniciais da aula. Ao final de cada período estudado simularemos algumas questões que testarão sua capacidade de argumentação bem como servirá como auto avaliação e redirecionamento do seu estudo.

As gravações dos videos serão executadas no sábado e sua postagem, salvo ausência de sinal de internet, deverá estar disponível entre domingo e segunda-feira. Para que sua dúvida seja respondida por meio do vídeo a respectiva postagem deverá estar inserida nos comentários até, no máximo,  sexta-feira.

Se você gostar do curso não se esqueça de compartilhar com seus amigos e colegas de turma. Democratizar a educação não é diminuir a qualidade mínima necessária para o acesso ás universidades públicas, mas melhorar a qualidade do conhecimento daqueles que não teriam condições de acessá-las. Essa é a minha contribuição para a democratização do ensino no Brasil.

Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...