Questões discursivas multidisciplinares com gabarito comentado.
Dicas:
Grupo de estudo para específica da Uerj:
https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
Curso gratuito de História do Brasil para provas específicas;
http://araoalves.blogspot.com.br/2013/10/curso-de-historia-do-brasil-para-provas.html
1.
(Unesp 2013) Texto 1
O biopoder, sem a
menor dúvida, foi elemento indispensável ao desenvolvimento do capitalismo, que
só pode ser garantido à custa da inserção controlada dos corpos no aparelho de
produção e por meio de um ajustamento dos fenômenos de população aos processos
econômicos. Para o biopoder, que tem a tarefa de se encarregar da vida, sua
necessidade de mecanismos contínuos, reguladores e corretivos exige distribuir
os vivos em um domínio de valor e utilidade. Um poder dessa natureza tem de
qualificar, medir, avaliar, hierarquizar. Uma sociedade normalizadora é o
efeito histórico de uma tecnologia de poder centrada na vida.
(Michel
Foucault. História da sexualidade, vol. 1, 1988. Adaptado.)
Texto 2
Uma pesquisa
anunciada recentemente na Suíça revelou que, com um simples exame de sangue,
será possível detectar a Síndrome de Down (ou trissomia do 21) no feto. O aval
ao novo teste pré-natal foi dado recentemente pela Agência Nacional de Produtos
Terapêuticos da Suíça, em meio à controvérsia de que o exame poderia levar a um
aumento no número de abortos. Os testes estarão disponíveis no mercado ainda
neste mês. Apesar de a legislação de países europeus como Espanha, Itália e
Alemanha garantir autonomia à mulher na escolha sobre o aborto, o tema não
passou isento de discussão. A Federação Internacional das Organizações de
Síndrome de Down, que reúne 30 associações de 16 países, entrou com uma
representação na Corte Europeia de Direitos Humanos pedindo a proibição do
teste.
(http://zerohora.clicrbs.com.br,
22.08.2012. Adaptado.)
Com base no texto de Foucault, comente o
papel da ciência como possível instrumento de eugenia e normalização,
relacionando-o com as implicações biopolíticas do lançamento do teste
pré-natal.
Resposta:
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
A detecção precoce da
síndrome de Down pode aumentar o número de abortos provocados, constituindo-se
num ato relacionado à eugenia. O aborto provocado impede o desenvolvimento de
um ser humano que não é culpado de ser portador de uma anomalia cromossômica.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
O desenvolvimento da
ciência e da tecnologia em campos como a Biologia e a Medicina está, em parte,
a serviço do modo de produção dominante. Assim, partes dos avanços no combate
às doenças e no controle populacional estão em consonância com os interesses
das empresas capitalistas, a exemplo do papel exercido pelas companhias
farmacêuticas e hospitais privados em várias partes do mundo. O avanço da
pesquisa no campo da genética pode ser utilizado na prevenção de doenças, mas
também de forma pouco ética e preconceituosa, a exemplo do teste que detecta a
Síndrome de Down de modo precoce.
2.
(Unesp 2013) Era
uma doença exótica, contra a qual os organismos dos europeus não tinham
defesas. Veio da Ásia pela rota da seda. Veja: a epidemia, essa catástrofe, é,
portanto, também um dos efeitos do progresso, do crescimento.
(Georges Duby. Ano
1000, ano 2000. Na pista de nossos medos, 1998.)
O texto refere-se à peste que atingiu a
Europa no século XIV. Indique dois fatores, além da falta de defesa dos
organismos dos europeus, que ajudaram na propagação da doença, e explique a
associação, feita pelo texto, da peste com o progresso.
Resposta:
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]
A peste bubônica e a
pneumônica são causadas pela bactéria Yersina
pestis e transmitida pela picada da pulga de ratos (Xenopsilla cheops). A propagação da doença na Europa, no século XIV
foi favorecida pelas péssimas condições dos aglomerados populacionais e a
inexistência, na época, de meios de tratamento da infecção.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Um conjunto de fatores pode
ser considerado para a contribuição da propagação, como a precariedade das
condições de higiene nas cidades, a precariedade de hábitos de higiene pessoal
ou o desconhecimento das causas da doença. O comércio europeu atravessava um
momento de grande desenvolvimento, conduzido principalmente por mercadores
italianos que passaram a dominar as rotas e portos do Mar mediterrâneo. Na
Europa havia grande efervescência do comércio e da vida urbana.
3.
(Ufmg 2011) Analise este mapa, em que
estão representados os resultados obtidos por um grupo de pesquisa
internacional, ao estimar a taxa de perda do habitat natural em parte do
Continente Sul-americano:
1. A partir dessa análise e considerando
outros conhecimentos sobre o assunto, explique
por que a perda mais significativa de habitat, até 2050, está
prevista para ocorrer no espaço nacional que apresenta, no mapa, a forma de um
arco, que se estende do Maranhão até Rondônia.
2. Leia esta afirmativa:
As
razões que justificam o menor impacto de perdas, tanto na fachada oriental do
território nacional quanto no noroeste da Amazônia Legal Brasileira, são
equivalentes e integram o mesmo grupo causal.
Você
concorda com essa afirmativa? ( ) Sim ( ) Não
Justifique
sua resposta.
Resposta:
1. A perda de biodiversidade na região
indicada no mapa (arco de desmatamento que se localiza entre o Maranhão
e Rondônia) ocorrerá devido à expansão da ocupação humana. O
desmatamento e a poluição ambiental que acompanham as invasões humanas vão
determinar a extinção local de diversas espécies, principalmente as mais
sensíveis; tais como, árvores de grande porte, aves, anfíbios répteis e
mamíferos. A pescaria extensiva e a predatória também reduzirá as populações de
peixes que ocupam as águas.
2. O menor
impacto de perdas, tanto na fachada oriental do território nacional quanto no
noroeste da Amazônia Legal Brasileira, não são equivalentes e não integram o
mesmo grupo causal. A ocupação territorial no nordeste foi facilitada pela
destruição da Mata Atlântica. A ocupação da Amazônia é dificultada pela
densidade da mata, regiões alagadas periodicamente, doenças tropicais como a
malária, presença de reservas indígenas e legislação específica que procura
preservar a integridade desse ecossistema único no planeta.
4.
(Fuvest 2013) Observe os mapas com as
maiores aglomerações urbanas no mundo.
Com base nos mapas e em seus conhecimentos,
a)
identifique um fator natural e um fator histórico que favoreceram a
concentração de cidades mais populosas na Europa Ocidental, no ano de 1900.
Explique.
b) explique o
processo de urbanização mundial considerando o mapa III.
Resposta:
a) A concentração das
cidades na porção centro-setentrional no ano de 1900 está associada: à
industrialização promovida pela revolução industrial em suas duas fases
iniciais, processo iniciado na Inglaterra e que se expande para as regiões
adjacentes; às paisagens naturais cujas planícies e clima temperado
proporcionam maior conforto à população; às jazidas de carvão mineral
encontradas na região facilitando a produção industrial.
b) A partir da década de
1950 com a industrialização consolidada em alguns países subdesenvolvidos, e da
década de 1970, com a modernização do campo em outras áreas periféricas, ocorre
um acentuado êxodo rural resultando em aumento da urbanização segundo o modelo
de metropolização, o que irá resultar na formação de megacidades nos países
subdesenvolvidos.
5. (Fuvest 2012) Obras célebres da
literatura brasileira foram ambientadas em regiões assinaladas neste mapa:
Com base nas indicações do mapa e em seus
conhecimentos, identifique
a) uma causa da depressão econômica sofrida
pela Zona do Cacau na segunda metade do século XX. Explique;
b) a cidade que polarizou a Zona do Cacau e
aponte o nome do escritor que tratou dessa região em um conjunto de obras,
chamado de “ciclo do cacau”;
c) o escritor mineiro que ambientou,
principalmente na região denominada “Gerais”, o grande romance que marca sua
obra. Indique também o nome do romance em questão.
Resposta:
Resposta do
ponto de vista da disciplina de Geografia:
a) Em 1989
foi detectado o início de uma doença chamada “vassoura de bruxa”, cuja causa é
um fungo. Avançando rapidamente sobre as lavouras de cacau, dizima grande parte
da produção monocultora, reduzindo em cerca de 40% a safra nacional. Aliado a
isso, países africanos elevam sua competitividade e o produto sofre fortes
variações de preço no mercado mundial, consolidando a crise que gerou o
empobrecimento das famílias e dos produtores da região.
Resposta do
ponto de vista da disciplina de Português:
b) Trata-se
de Ilhéus, cidade escolhida por Jorge Amado para ambientação das narrativas do
“ciclo do cacau: “Cacau”, “Terras do sem fim”, “São Jorge dos ilhéus”“.
c) João
Guimarães Rosa descreve em muitos dos seus contos e também em Grande Sertão
Veredas, obra marcante na sua carreira literária, o sertão de Minas Gerais.
6.
(Fuvest 2011) As sensações provocadas nos
passageiros, dentro de um carrinho, durante o trajeto em uma montanha-russa,
podem ser associadas a determinadas transformações históricas, como se observa
no texto:
A primeira é a da ascensão contínua,
metódica e persistente. Essa fase pode representar o período que vai, mais ou
menos, do século XVI até meados do século XIX. A segunda é a fase em que, num
repente, nos precipitamos numa queda vertiginosa, perdendo as referências do
espaço, das circunstâncias que nos cercam e até o controle das faculdades
conscientes. Isso aconteceu por volta de 1870. Nunca é demais lembrar que esse
foi o momento no qual surgiram os parques de diversões e sua mais espetacular
atração, a montanha-russa, é claro. A terceira fase, na nossa imagem da
montanha-russa, é a do “loop”, a síncope final e definitiva, o clímax da
aceleração precipitada. A escala das mudanças desencadeadas, a partir desse
momento, é de uma tal magnitude que faz os dois momentos anteriores parecerem
projeções em câmara lenta.
N. Sevcenko, No
loop da montanha-russa, 2009. Adaptado.
a) Explique duas das fases históricas
mencionadas no texto.
b) Na montanha-russa esquematizada abaixo,
um motor leva o carrinho até o ponto 1. Desse ponto, ele parte, saindo do
repouso, em direção ao ponto 2, localizado em um trecho retilíneo, para
percorrer o resto do trajeto sob a ação da gravidade (g = 10 m/s2).
Desprezando a resistência do ar e as forças
de atrito, calcule
1. o módulo da aceleração tangencial do
carrinho no ponto 2.
2. a velocidade escalar do
carrinho no ponto 3, dentro do loop.
Resposta:
a) Resposta de História. A primeira fase (“ascensão contínua”) corresponderia ao processo de
formação do sistema capitalista, época de acumulação primitiva de capitais nos
países centrais / metropolitanos europeus, e, consequentemente, de ascensão da
camada burguesa, que se consolidou no século XIX, com o controle político sobre
os Estados Nacionais.
A
segunda fase (“queda vertiginosa”) corresponde ao momento das unificações
“tardias” de Itália e Alemanha, marcado por conflitos militares que envolveram
diversos povos e nações. Essas guerras colocaram em cheque o domínio da classe
burguesa, questionado por interesses nacionais específicos, percebidos no
fortalecimento do nacionalismo em diferentes países e no rompimento do frágil
equilíbrio que havia entre as nações europeias, que redundou na Primeira Guerra
Mundial. Esse processo de crise burguesa e capitalista foi acompanhado pelas
duas grandes crises – depressões – vividas pelo capitalismo (1873 e 1929), e
pela Revolução comunista na Rússia, questionando todo o sistema e o domínio da
burguesia.
Por
fim, a terceira fase (loop) é o atual momento, iniciado nos anos 80 do
século XX, marcado pelos avanços tecnológicos, em velocidade vertiginosa, o que
faz com que todos os avanços ocorridos em momentos anteriores pareçam “lentos”;
e que são acompanhados pela decomposição do “bloco socialista” e, portanto,
pela concepção de vitória do sistema capitalista, ao mesmo tempo em que a
globalização e a informatização se encarregam de romper barreiras econômicas.
b) Resposta
de Física. 1. Pela figura dada, o ponto 2 situa-se no trecho retilíneo
destacado e ampliado na figura abaixo.
Fico feliz que tenhas gostado. Grande abraço.
ResponderExcluir