1. (G1 - cftsc 2008)
Os 45 anos que vão do lançamento das bombas
atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na
história do mundo (...). Apesar disso, a história desse período foi reunida sob
um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda
da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda
Guerra Mundial na chamada "Guerra Fria"
(HOBSBAWM, Eric.
"Era dos extremos: o breve século XX". 2 ed. São Paulo: Companhia das
Letras, 1995. p 223).
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Para os
historiadores, a Guerra Fria terminou com o ataque às torres gêmeas em 11 de
setembro de 2001.
(B) A
juventude americana não se opôs à política externa agressiva dos EUA, que levou
à Guerra do Vietnã, justificada através do discurso maniqueísta da Guerra Fria.
(C) A segunda
metade do século XX foi marcada pela Guerra Fria, quando a política
imperialista dos EUA perdeu sua influência sobre a América Latina, abrindo
espaço para a Revolução Cubana.
(D) A luta
pela hegemonia mundial entre EUA e URSS realizou-se sob a forma de demonstração
de poderio, com destaque para a corrida espacial, a participação em conflitos
localizados como as Guerras da Coreia e do Vietnã e o desenvolvimento da
política nuclear.
(E) Comandando
a OEA (Organização dos Estados Americanos), os Estados Unidos promoveram a
inclusão de Cuba naquele organismo internacional.
2. (Uel 2006) "A
guerra europeia que se iniciou no 1o de setembro de 1939 foi a guerra de
Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e
políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram
em uma guerra em grande escala".
(KITCHEN, Martin.
"Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as
afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão,
foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do
apoio ativo de seus subordinados.
II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e
suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de
sua época.
III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de
seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer
responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele
encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas
classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A) I e III. (B) I e IV. (C) II e III.
(D)
I, II e IV. (E) II, III e
IV.
3. (Pucsp 2003)
A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou;
via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja
lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI - o trabalho
liberta. Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida.
Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz
quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido
beber, água poluída (...). Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve
ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma
torneira gotejante, mas que não tem água potável, esperando algo certamente
terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada.
(LEVI, Primo. "É
isto um homem?" Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 20).
A descrição acima - de um prisioneiro chegando a Auschwitz - revela
angústia e horror. Os campos de concentração nazistas eram
(A) lugares
de reabilitação de doentes mentais, criminosos comuns e prisioneiros políticos,
adversários do Nazismo.
(B) instalados
apenas na Alemanha e, neles, foram alojados, durante a Segunda Guerra Mundial,
judeus, homossexuais e comunistas.
(C) lugares
de execução sumaria e imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que
se recusavam a trabalhar.
(D) instalados
para acolher os imigrantes que, vindos da Europa Oriental, tentavam penetrar no
território do Terceiro Reich sem autorização.
(E) lugares
onde os considerados indesejáveis eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados
ou execuções em massa.
4. (Mackenzie 2003) Para os
norte-americanos, a decisão de usar as armas nucleares foi descrita em termos
puramente humanitários e militares. Nas palavras do então secretário da Guerra,
Henry L. Stimson, os artefatos foram usados "a fim de terminar com a
guerra no menor prazo possível e evitar as enormes perdas de vidas humanas que,
de outra forma, teríamos de enfrentar".
Provavelmente, se os Estados Unidos tivessem sido derrotados na guerra,
o general Leslei Groves, responsável pelo projeto que criou a nova arma, o
coronel-aviador Paul Tibbetts, comandante do avião Enola Gay que lançou a bomba
e os físicos chefiados por Oppenheimer, certamente seriam julgados por crimes
contra a humanidade.
Sobre o evento citado no texto é INCORRETO afirmar que:
(A) no início
de agosto, a vitória americana no Pacífico já estava clara. Era apenas uma
questão de tempo, até a rendição do Japão; o governo dos EUA justificou-se,
alegando que essa era a forma mais rápida de encerrar, de uma vez por todas a
guerra.
(B) a
primeira bomba atômica explodiu na cidade japonesa de Hiroxima. Três dias
depois, outra cidade japonesa, Nagasaki, conheceu o poder da bomba atômica.
(C) coube ao
vice-presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, comandante de todas
as forças armadas dos EUA, a responsabilidade de tomar a decisão de lançar as
bombas atômicas sobre o Japão.
(D) a bomba
atômica, lançada sobre a cidade de Hiroxima em 1945, foi um dos fatores que
desencadeou, nos anos seguintes à Guerra Fria, um verdadeiro festival de
explosões americanas e russas, que poluíram, com radiação quase todos os
espaços da terra.
(E) para
muitos analistas militares, historiadores, o uso das bombas foi um crime de
guerra dos EUA, destinado a impressionar a URSS e a marcar sua força política,
tendo em vista a nova ordem internacional do pós-guerra.
5. (Puc-rio 2003)
"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar,
como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os
continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que
adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como
suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia [...]" (Mensagem
do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso, 1823)
A Doutrina Monroe visava a contestar uma possível intervenção e
recolonização, nas Américas, pelos governos da Europa da Santa Aliança.
Assinale a alternativa que identifica uma ação ou deliberação do governo
americano, nos últimos dois séculos, que melhor expressa o princípio acima.
(A) A
declaração nacionalista de Abraão Lincoln, durante a Guerra de Secessão,
conclamando a reunião dos estados do Sul aos estados do Norte.
(B) A defesa
dos 14 Pontos, proposta pelo Presidente Wilson, ao fim da Primeira Guerra
Mundial, resguardando o continente americano para a influência dos EUA.
(C) A defesa
da neutralidade do continente americano, no início da Segunda Guerra Mundial,
proclamando a solidariedade continental em caso de agressão externa.
(D) A criação
de um programa de investimentos para a América Latina, a "Aliança para o
Progresso", tendo em vista a contenção do socialismo, após a Revolução
Cubana.
(E) A
convocação do Presidente Bush para os países americanos se solidarizarem com os
EUA, após os ataques às "torres gêmeas", em 11 de setembro de 2001.
6. (Pucsp 2002) Às 6 da
manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base
norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês
que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico.
Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer
que
(A) demonstram
a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente
pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses
norte-americanos e japoneses.
(B) ilustram
o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que
tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia
socialista.
(C) desembocam
na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela
vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição
incondicional de Alemanha e Japão.
(D) iniciam
uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente
todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália,
empenhadas em defender as posições japonesas.
(E) abrem
espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de
revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as
Filipinas.
7. (Puc-rio 2002) A Segunda
Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões, perdas humanas e materiais e por
seus impactos, provocou uma série de modificações no cenário das relações
internacionais.
Considerando essas modificações, avalie as afirmações abaixo.
I - Houve a configuração da bipolaridade de interesses e disputas entre
blocos de países liderados pelos governos dos EUA e da URSS.
II - Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização em regiões
asiáticas e africanas.
III - Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração de
reservas petrolíferas no Oriente Médio.
IV - Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado pelo
lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.
V - Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições e conflitos
políticos por motivos étnicos, religiosos ou raciais.
Assinale:
(A) se apenas
as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e IV
estiverem corretas.
(C) se apenas
as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas III e V
estiverem corretas.
(E) se apenas
as afirmativas IV e V estiverem corretas.
8. (Ufrgs 2000)
Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no
Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a
(A) confirmação
da supremacia do Eixo. (B) reversão
da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.
(C) ruptura
entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria. (D) conquista da Polônia e da Hungria
pelos nazistas.
(E) ascensão
do poderio militar soviético.
9. (Pucsp 2000)
Leia atentamente:
"No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que
já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que
testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de
comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e
executada com a maior precisão por seres humanos. A 'natureza' está fora do
jogo." (Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: companhia das Letras,
1990).
O texto refere-se à explosão atômica
(A) com a
qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de
resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.
(B) que
funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China
que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.
(C) cujo objetivo
foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais
impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.
(D) que
resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando
realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.
(E) resultante
do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl
Harbour, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.
10. (G1
- utfpr 2013) Após 1945, a Europa, que foi
palco das operações militares durante a Segunda Guerra Mundial, viveu um
período de estagnação, em função da desaceleração de atividades econômicas,
especialmente a agricultura, e dos problemas com a rede ferroviária destruída.
A recuperação pós-guerra esbarrou na diminuição da população economicamente
ativa em função do enorme número de mortes durante os combates. Logo, na esfera
da política internacional formaram-se dois blocos hegemônicos que
rivalizaram-se entre si e envolveram boa parte do mundo até o final dos anos
1980. Os blocos eram formados por:
(A) Alemanha e Japão.
(B) Alemanha e Inglaterra.
(C) Inglaterra e Estados Unidos.
(D) Estados Unidos e União Soviética.
(E) União Soviética e Alemanha.
Gabarito:
Resposta
da questão 1:
[D]
[D]
Os blocos em questão eram o
capitalismo (liderado pelos Estados Unidos) e o comunismo (liderado pela União
Soviética). Durante o período mencionado na questão, foi desenvolvida uma
tensão permanente entre os dois blocos conhecida como Guerra Fria, que colocou
o mundo à beira de uma guerra nuclear.
Resposta da questão 2:
[D]
[D]
Resposta da questão 3:
[E]
[E]
Resposta da questão 4:
[C]
[C]
Resposta da questão 5:
[D]
[D]
Resposta da questão 6:
[A]
[A]
Resposta da questão 7:
[C]
[C]
Resposta da questão 8:
[B]
[B]
Resposta da questão 9:
[A]
[A]
(D]
A questão 1 o gabarito é a letra a??
ResponderExcluirTem certeza?
Resposta da questão 1:
Excluir[D]
Os blocos em questão eram o capitalismo (liderado pelos Estados Unidos) e o comunismo (liderado pela União Soviética). Durante o período mencionado na questão, foi desenvolvida uma tensão permanente entre os dois blocos conhecida como Guerra Fria, que colocou o mundo à beira de uma guerra nuclear.
Os principais marcos considerados para o fim da guerra fria foram a queda do Muro de Berlim e a dissolução da URSS.
Obrigado pelo comentário.
quero lhe dizer que tem questões com gabarito errado...só para ajudar...pois sigo este blog e tenho muito respeito pelo professor... também sou professora de História
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, acabei de revisar pessoalmente e todos os gabaritos estão corretos, assim como os respectivos comentários. Um abraço e muito sucesso para você.
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