1.
(Pucrj 2013) “A Revolução Francesa
constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem
histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século
XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a
Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da
História contemporânea”.
[Mota, C. G. A
Revolução Francesa].
Entre as transformações promovidas pela
Revolução na França, iniciada em 1789, é CORRETO afirmar que:
a) os privilégios feudais e o
regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o
Antigo Regime absolutista francês.
b) a Revolução aboliu o
trabalho servil e fortaleceu o clero católico instituindo uma série de medidas
de caráter humanista.
c) os revolucionários
derrubaram o rei e proclamaram uma República fundamentada no igualitarismo
radical na qual a propriedade privada foi abolida.
d) a Revolução rompeu os laços
com a Igreja católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se
aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno.
e) a Revolução, mesmo em seu
momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e
trabalho vigentes no antigo regime.
2.
(Fuvest 2013) Oh! Aquela alegria me deu
náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto
melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em
suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os
tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a
fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos
nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Graco Babeuf,
citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e
revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.
O texto é parte de uma carta enviada por
Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor
a) discorda dos propósitos
revolucionários e defende a continuidade do Antigo Regime, seus métodos e
costumes políticos.
b) apoia incondicionalmente as
ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de
transformar o país.
c) defende a criação de um
poder judiciário, que atue junto ao rei.
d) caracteriza a violência
revolucionária como uma reação aos castigos e à repressão antes existentes na
França.
e) aceita os meios de tortura
empregados pelos revolucionários e os considera uma novidade na história
francesa.
3. (Ufpa 2013) A imagem do filme Danton (abaixo), com
Robespierre, interpretado pelo ator Wojciech Pszoniak, e Danton, com os braços
abertos, interpretado por Gérard Depardieu, evidencia a diferença de atitude
entre os dois personagens da Revolução Francesa.
A leitura da imagem e o conhecimento sobre o processo revolucionário na
Europa de 1789 autorizam afirmar que os posicionamentos de Danton e Robespierre
caracterizavam que
a) Danton defendeu
as revindicações dos sans-cullotes e, por apoiar a criação de um exército
revolucionário, entrou em conflito com Robespierre.
b) Robespierre, de
peruca, símbolo da aristocracia do antigo regime, foi o representante dos
monarquistas no Comitê de Salvação Pública.
c) Robespierre
representou a burguesia francesa, e Danton representou o povo nos debates no
Tribunal Revolucionário.
d) Danton tinha
origem popular, e Robespierre vinha de uma linhagem nobre, por isso conflitaram
em seus ideais sobre a revolução.
e) o filme é uma
obra de ficção, por isso é incorreto dizer que houve conflitos entre
Robespierre e Danton durante os acontecimentos da Revolução Francesa.
4. (Ufrn 2012) Em 1789, no contexto da Revolução Francesa, na
Assembleia Nacional, os representantes do povo elaboraram a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, que, entre outras proposições, enunciou:
Os
homens nascem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter
fundamento na utilidade comum.
O
fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e
imprescritíveis do homem. Estes direitos são: a liberdade, a propriedade, a
segurança e a resistência à opressão.
A
lei é a expressão da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou
punindo.
Sendo
todos os cidadãos iguais perante a lei, são, igualmente, admitidos a todas as
dignidades, cargos e empregos públicos, segundo a capacidade de cada um e sem
outra distinção que não seja a das suas virtudes ou talentos.
In: PAINE, T. Os direitos do homem.
Petrópolis: Vozes, 1989. [Adaptado].
As
proposições citadas, de ampla repercussão no Mundo Contemporâneo, estão
fundamentadas
a) nas ideias liberais,
defensoras do intervencionismo estatal com a adoção de minuciosa regulamentação
de todos os aspectos da vida social.
b) nos valores defendidos
pelos adeptos do liberalismo, em oposição aos governos autoritários e à
organização social baseada em privilégios.
c) nas posições políticas
burguesas, favoráveis à harmonia coletiva garantida pelo acesso de todos os
grupos sociais à propriedade privada dos meios de produção.
d) nos princípios iluministas,
alicerçados na defesa da igualdade econômica como um direito que garantiria a
cidadania proletária.
5.
(Espcex (Aman) 2012) “A execução de Luís XVI, em
janeiro de 1793, abalou a nobreza europeia. No interior da França, eclodiram
revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação europeia (...). A
França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror,
que se estenderia até julho de 1794.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela
radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)
a) Monarquia Constitucional e
era chefiado por jacobinos.
b) Diretório e era dirigido
por girondinos.
c) Assembleia Legislativa e
era comandado por “sans-culottes”.
d) Assembleia Nacional
Constituinte e era orientado por girondinos.
e) Convenção Nacional e era
liderado por jacobinos.
6.
(Upe 2012) A
Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia ao poder, acabando com o
absolutismo francês. Sobre a França revolucionária, assinale a alternativa
correta.
a) A burguesia atuava também
no campo, em especial no sul da França, onde dominava o comércio de tecido.
b) Os grupos políticos urbanos
se restringiam ao apoio da nobreza reformada, a qual, assim como o clero,
clamava por reformas econômicas.
c) A burguesia parisiense
contestava o alto índice de impostos que era obrigada a pagar.
d) O drástico corte de gastos
da Corte de Luís XVI diminuiu a crise econômica da França no fim do século
XVIII.
e) Os camponeses ficaram
alheios ao processo revolucionário, colhendo depois os frutos das conquistas
burguesas.
7.
(Uftm 2011) A
cada um a sua função e o seu lugar na terra. No topo estão os religiosos,
intermediários indispensáveis entre a cidade terrestre e a cidade celeste (...). Depois vêm os nobres, que receberam da
Providência a qualidade de guerreiros e estão, portanto, investidos da missão
de manutenção da ordem. Finalmente, para o último lugar são relegados os
trabalhadores, destinados ao trabalho e ao sofrimento para o bem comum.
(Pierre
Bonnassie. Dicionário de história medieval, 1985. Adaptado.)
O texto faz referência
a) a um tipo de organização
social que se apoiava nas diferentes aptidões dos seres humanos.
b) às crenças milenaristas,
segundo as quais apenas os pobres alcançariam o reino dos céus.
c) à igualdade social, que
caracteriza a sociedade ocidental desde a Antiguidade.
d) ao antropocentrismo, que
reservava lugar de destaque para a vontade dos indivíduos.
e) à divisão da sociedade em três
ordens, colocada em xeque pela Revolução Francesa.
8.
(Uftm 2011) O esquema refere-se à
situação da receita e da despesa do Estado francês na década de 1780.
A partir da observação dos dados, pode-se
inferir
a) o equilíbrio da economia do
país, obtido pela administração centralizada, típica do absolutismo.
b) a fragilidade das contas
públicas, agravada pelo envolvimento do país em guerras externas, que aprofundaram
a crise econômica.
c) a importância das taxas
pagas pela nobreza, que compunham grande parte das receitas do poder público.
d) a necessidade de se
aumentar o controle das fronteiras, para evitar a evasão de divisas para outros
países europeus.
e) os efeitos das revoltas
camponesas, que desestruturaram a produção rural e diminuíram a arrecadação de
impostos.
9.
(Ifsp 2011) Antes de 1789, inúmeros
problemas devastavam a França, o que a levou à grande revolução de 14 de Julho.
Assinale a alternativa que contém os fatores
que propiciaram o surgimento da Revolução.
a) O decreto do Bloqueio Continental por Napoleão
Bonaparte, o que levou praticamente toda a
Europa a uma guerra. Esta, fazendo milhares
de vítimas entre os franceses, trouxe um colapso à
economia
(pela diminuição da mão de obra) o que levou o país à revolução de 14 de julho.
b) A coroação de Luis XIV como o “rei Sol”. Monarca
vaidoso e perdulário, construiu Versalhes,
solapando as finanças francesas, o que levou
o país a imensos deficits. Descontentes com a
situação, filósofos iluministas pregavam a
substituição da Monarquia por uma República e a luta
entre
monarquistas e republicanos levou ao início da Revolução.
c) O enorme deficit causado por altos gastos com a
Corte e o pagamento de dívidas aliado às baixas
receitas, recaindo todo o ônus dos impostos
sobre o Terceiro Estado. Além disso, o ideário
iluminista adotado pela burguesia fez com
que esta se dispusesse a lutar por uma igualdade
jurídica.
d) A França estava devastada pelas guerras de
religião, havendo perseguições e assassinatos de
huguenotes pelos católicos. Buscando a paz
social, o rei Luis XIV estabeleceu o Edito de Nantes,
trazendo a liberdade religiosa. Descontentes
com a medida real, os católicos depuseram e
aprisionaram
o rei, o que deu início à revolução.
e) O surgimento da Revolução Industrial na França, o
que levou milhares de camponeses às cidades,
em busca de melhores condições de vida. Não
encontrando trabalho (não conheciam o trabalho
fabril), vivendo nas ruas e lançados à
miséria, grande parte da população de Paris invadiu a
Bastilha, buscando um teto para se abrigar
do rigoroso inverno francês. O rei reagiu expulsando os
invasores, o
que deu início à revolução.
10.
(Enem 2010) Em nosso país queremos
substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos
princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da
razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho,
a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa
companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio,
o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a
mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L.
Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra.
Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro
de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos
político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
a) À alta burguesia, que
desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que
desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da
pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam
reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que,
em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o
absolutismo francês.
e) Aos representantes da
pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social
e direitos políticos.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[A]
A revolução
francesa acabou formalmente com as relações servis no campo e os privilégios da
aristocracia feudal. O fortalecimento do clero ligado à igreja de Roma; a
abolição da propriedade privada; a reforma protestante e o conservadorismo
econômico não foram transformações vividas pela geração revolucionária de 1789.
Resposta da questão 2:
[D]
O texto
mostra os sentimentos de Graco Babeuf em relação aos eventos que iniciaram a
Revolução Francesa, em 1789. Tais sentimentos apresentam-se contraditórios,
embora, ao final, Babeuf deixe claro que a ação violenta dos revolucionários
era uma resposta aos abusos cometidos pelo Antigo Regime francês ("Nossos
senhores colherão o que semearam"). Posteriormente, na fase da Revolução
Francesa conhecida como Diretório, Graco Babeuf liderou a Conjura dos Iguais.
Resposta da questão 3:
[A]
A Revolução
Francesa geralmente divida em três fases: a primeira, chamada de burguesa ou
moderada; a segunda, popular ou radical e a terceira, de diretório. É na
segunda fase que haverá uma radicalização nos ideais revolucionários com a
subida dos jacobinos ao poder e a hegemonia dos seus três líderes Danton,
Robespierre e Marat. No entanto, com o desenrolar da revolução surgiram
desavenças entre os três líderes, que os levaram a destinos trágicos. Marat foi
assassinado numa conspiração girondina; Danton foi falsamente acusado por
Robespierre e, em um processo fraudulento, condenado a morte; e Robespierre,
foi guilhotinado com o chamado golpe 9 do Termidor. Encerrando assim, sua fase
do terror.
Resposta da questão 4:
[B]
A revolução
Francesa surgiu como uma reação da burguesia e do povo, contra o poder
absolutista dos reis e os privilégios da nobreza aristocrática. Seus ideais têm
origens no pensamento liberal dos filósofos iluministas, alicerçado no tripé:
Liberdade, igualdade e fraternidade. Com a vitória da revolução, uma das
principais medidas dos revolucionários foi a elaboração da declaração dos
direitos do homem e do cidadão. Marco da nossa era, que acaba a sociedade de
castas, os privilégios da nobreza e o absolutismo monárquico. Trazendo o
princípio de igualdade para todos
Resposta da questão 5:
[E]
É preciso
conhecer a cronologia da Revolução Francesa para responder a esta questão. Se o
estudante conhecer as propostas dos grupos políticos envolvidos no processo
revolucionário, também conseguirá resolver à questão de forma tranquila, uma
vez que os jacobinos são conhecidos por seu radicalismo.
O único fator
que poderia complicar o aluno é a alternativa [A]. Mas, por outro lado, a
execução de Luís XVI marca o fim da monarquia na França durante esse período.
Resposta da questão 6:
[C]
A
participação da burguesia foi de grande importância, liderando a maior parte do
processo com base nos ideais iluministas. A luta contra o absolutismo
significava a luta contra os tradicionais privilégios da nobreza e do clero. A
participação camponesa foi limitada, considerada pouco importante e, mesmo com
as conquistas advindas da Revolução, os camponeses praticamente não tiveram sua
situação alterada.
Resposta da questão 7:
[E]
O texto do
dicionário faz menção à organização social da Idade Média, em que o clero seria
responsável por rezar, os nobres deveriam guerrear e os camponeses deveriam
trabalhar para sustentar essa ordem estamental. No período pré-revolucionário,
houve a contestação desse sistema social, pois não havia apenas camponeses “carregando”
o Estado francês, mas também trabalhadores urbanos (sans-culottes) e a
burguesia, alguns dos grupos responsáveis pela Revolução Francesa.
Resposta da questão 8:
[B]
A imagem da
balança deixa claro que o Estado francês tinha que lidar com um grande deficit, responsável pelo agravamento da
crise econômica que precede a Revolução Francesa. Por isso, a alternativa [B] é
a correta.
Resposta da questão 9:
[C]
O governo
napoleônico e o Bloqueio Continental são posteriores à Revolução, que em 1789
pretendia eliminar o absolutismo de Luis XVI (neto do Rei Sol). As Guerras de
religião são analisadas como antecedentes da formação do absolutismo e o Rei
Sol não foi deposto, governando até a morte em 1715. Somente com Napoleão
Bonaparte e no período posterior é que se pode pensar na industrialização na
França.
Resposta da questão 10:
[E]
Robespierre
foi o principal líder jacobino e comandou o governo da França entre 1792 e
1794, durante a Revolução. Considerado como líder popular, era advogado e
membro de uma pequena burguesia arruinada financeiramente. Defendeu medidas de
controle econômico e de geração de empregos, assim como a ampliação dos
direitos políticos a todos os homens, independentemente da renda.
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