1. (Upe
2013) O período de duração da
Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças
sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale
a alternativa CORRETA.
(A) A Rússia, potência diretamente
envolvida no conflito, entrou num processo revolucionário interno, que a levou
à adoção do socialismo.
(B) O Império Austro-Húngaro perdeu
domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu
território.
(C) A França acabou por perder
territórios para a Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.
(D) O Império Otomano conseguiu
manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.
(E) A Inglaterra, após a eclosão da
Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.
2.
(Fgvrj 2012) O período entre as duas grandes
guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização
ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos
vinculados a esse período:
(A) New Deal; Globalização; Guerra do
Vietnã.
(B) Guerra do Vietnã; Revolução
Cubana; Muro de Berlim.
(C) Guerra Civil Espanhola;
Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.
(D) Nazifascismo; New Deal; Crise dos
Mísseis.
(E) Doutrina Truman; República de
Weimar; Revolução Sandinista.
3.
(Espcex (Aman) 2012) A Primeira Guerra Mundial foi um
conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase
todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito
é correto afirmar que
(A) a disputa por regiões coloniais
acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim grandes
alianças, como é o caso do desmantelamento da Tríplice Entente.
(B) a chamada “paz armada” foi imposta
ao final do conflito, quando os países europeus já encontravam-se desgastados
com a guerra, com o objetivo de cessar os combates e evitar novos conflitos.
(C) a entrada dos Estados Unidos, com
seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a
derrota da Tríplice Aliança.
(D) o assassinato de Francisco
Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, levou o Império austríaco,
juntamente com a Rússia, a declarar guerra à Sérvia, dando início ao conflito.
(E) ao final do conflito, a Alemanha
impôs à França a devolução dos territórios da Alsácia-Lorena, ricos em minério
de ferro e carvão.
4. (Pucrs 2010) Inicialmente
favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, a economia
dos Estados Unidos conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos
1920. Todavia, ao final dessa década, o país seria um dos focos da crise
mundial de 1929 e da Grande Depressão que a seguiu. Um dos motivos dessa
violenta reversão de expectativas foi
(A) a falência das principais medidas
estabilizadoras do New Deal.
(B) a política antitruste determinada
pela Sociedade das Nações.
(C) a perda de mercados devido à
descolonização afro-asiática.
(D) a superprodução no setor primário
dos Estados Unidos.
(E) o crescimento da dívida
norte-americana em relação às principais potências europeias.
5.
(Upe) Em 1916, em plena Guerra,
Marcel Duchamp lançou a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para
andar nem o banco servia para sentar. O que a obra de Duchamp anunciava?
(A) Fascínio pela tecnologia, que
conduziria o homem ao progresso.
(B) Apego pela ciência que produziria
homens cada vez mais sábios.
(C) Incentivo para se produzirem,
cada vez mais, armas.
(D) Olhar mais questionador no mundo
das artes.
(E) Busca pela preservação dos
princípios iluministas.
6. (Uel)
Compreender o processo revolucionário socialista
ocorrido na Rússia de 1917 implica discernir historicamente os seus autores e
as atitudes assumidas por eles.
Desta forma, pode-se afirmar.
(A) O partido
comunista russo, criado por Marx e Engels em pleno vigor da lei de exceção
imposta pelo Czar Nicolau II, adotou táticas de guerrilha de elevada eficácia
sócio-política, vencendo assim a guerra revolucionária.
(B) O
processo revolucionário leninista colocou um ponto final no período feudal
soviético dos Petrogrados, unindo os comerciantes revolucionários das
principais cidades e os camponeses como anteriormente havia ocorrido na
Revolução francesa de 1789.
(C) O
comandante do exército bolchevique, Stalin, assumiu o poder no processo
revolucionário expulsando o Czar e nomeando como seu líder no congresso
socialista, Trotski, organizador das barricadas sindicais na Praça Vermelha.
(D) Marx e
Bakunin elaboraram os princípios revolucionários de uma sociedade socialista,
no entanto, devido aos intensos debates entre eles sobre a forma como o
processo deveria ocorrer, distanciaram-se, tornando-se adversários.
(E) Proudhon,
exilado na Rússia, organizou os operários em sindicatos comunistas que, na
revolução, se integraram ao exército vermelho chefiado por Kerensky,
estabelecendo a estratégia da guerra total contra o exército branco.
7. (Ufrrj) Leia o
texto a seguir, sobre o início do processo revolucionário na Alemanha, em fins
de 1918, e responda à questão a seguir.
Entre o primeiro dia de agitação das equipagens e o dia da queda do
regime imperial e da proclamação da República, passou pouco tempo. O Movimento
teve início nas cidades costeiras como Wilhelmshavem, Kiel e Hamburgo,
estendendo-se depois para o interior. Partiu dos marinheiros o brado de
rebeldia contra a ordem para retornar a guerra.
(...) Rapidamente o movimento se generalizou, com a criação de conselhos
de operários e soldados, com uma força espontânea e irresistível. ALMEIDA,
Â. M. "A República de Weimar e a Ascensão do Nazismo". São Paulo:
Brasiliense, 1982. p.26.
A assim chamada "Revolução Alemã" de 1918/1919 pode ser
relacionada a um movimento
(A) de amplo
espectro político e de cunho liberal-nacionalista, que objetivava resistir à
intervenção estrangeira e às humilhantes condições impostas pelo tratado de
Versailles.
(B) que
buscava realizar, num momento em que a monarquia se encontrava particularmente
fragilizada pela derrota na Guerra, os ideais liberais e democráticos de 1848.
(C) político
diretamente inspirado no modelo de revolução social e política seguido pelo
partido bolchevique russo, na revolução de outubro de 1917.
(D) dirigido
por setores da extrema direita nacionalista que, com um programa que combatia o
liberalismo e tinha traços claros de anti-semitismo, prenunciava o nazismo.
(E) que
buscava através de uma revolução política conservadora restabelecer uma ordem
social derrubada após a derrota na Primeira Guerra Mundial: a monarquia
parlamentar.
8. (Uff)
O período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial
(1914-1918) mostrou um panorama de crise, evidenciado pela força dos movimentos
sociais liberais, socialistas e anarquistas, em decorrência dos primeiros
sinais de fracasso da expansão imperialista.
Tais sinais foram expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o
avanço das desigualdades e a eclosão de movimentos grevistas, como o de 1905,
que prenunciavam a revolução. Esse clima na Rússia decorreu, de vários fatores,
dentre os quais se destacam:
(A) os
investimentos financeiros realizados por ingleses e franceses, que aumentaram
as diferenças sociais e as desigualdades entre cidade e campo, estimulando os
movimentos sociais e a corrida expansionista dos czares;
(B) os
processos de financiamento da economia agrária, que melhoraram as condições de
vida do campesinato, dificultando o desenvolvimento industrial, promovendo o
desemprego nas grandes cidades e aumentando a tensão social;
(C) os
problemas de relacionamento entre as grandes áreas geladas improdutivas, que
dificultaram o deslocamento da população e limitaram a remessa de alimentos
para as grandes cidades, dando origem aos movimentos sociais urbanos liderados,
desde o final do século XIX, pelos bolcheviques;
(D) os
conflitos entre os países imperialistas em função das limitações do mercado
russo, que motivaram o apoio da França aos movimentos sociais rurais e o apoio
da Inglaterra, aos urbanos;
(E) os
projetos de desenvolvimento criados pelos czares, que levaram ao aumento
desregrado dos impostos e ao beneficiamento das regiões europeias em detrimento
das áreas rurais dominadas pelo Japão, originando os movimentos contrários à
monarquia.
9. (Fuvest) Há
controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções
do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto,
existe consenso sobre o fato de que ambas
(A) fracassaram,
uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons
e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
(B) geraram
resultados diferentes as intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia
francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
C) puseram em prática os ideais que
as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
(D) efetivaram
mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do
feudalismo na Rússia.
(E) foram
marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917,
e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
10. (Cesgranrio) Ao longo
do século XX, diversos movimentos sociais eclodiram na América Latina. Dentre
eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou,
em suas origens, como um movimento:
(A) operário
pela implantação de um governo socialista no México.
(B) nacionalista
contrário à dominação política espanhola.
(C) burguês
em defesa da industrialização do país.
(D) camponês
de luta por uma reforma agrária.
(E) liberal
em prol de uma aliança econômica com os Estados Unidos.
Gabarito:
Resposta
da questão 1:
[A]
A situação descrita acima é
reflexo da Belle Epoque, período associado ao mundo, entre 1880 e 1914, marcada
pela transformação econômica mundial. Essa mudança ocorreu por uma disputa
entre as potências mundiais; de um lado, a Inglaterra, líder da Tríplice
Aliança, que deseja a expansão imediata de seus territórios, e a Alemanha,
líder Entente, que tinha como desejo reafirmar seu crescimento como potência
mundial. Dessa forma, como consequência de remanejamentos político e econômico,
explode na Rússia uma revolução que transformaria as questões políticas,
econômicas e sociais do país. Essa revolução ficou conhecida Revolução Russa,
que implantou o Socialismo.
Obs.: Nesta
questão, poderia ser trabalhado o fragmento textual de algum poema ou alguma
música para explicar o contexto em que o mundo vivia nesta época.
Resposta
da questão 2:
[C]
Conhecimento factual e
cronológico. A Guerra Civil Espanhola ocorreu entre 1936 e 39; Mussolini
ascendeu ao poder em 1922 e Hitler em 1933, e a quebra da Bola de Nova Iorque
ocorreu em 1929. Normalmente afirma-se que o período entreguerras foi
caracterizado pela crise do liberalismo.
Resposta
da questão 3:
[C]
Uma questão que depende de
memorização para análise das alternativas: cronologia de 1ª e 2ª guerras,
imperialismo, formação dos sistemas de alianças das duas guerras, causa
imediata da 1ª guerra para saber que Rússia não estava ao lado do Império
Austríaco; e processo do conflito para chegar ao ano de 1917 e distinguir a
mudança que fez quando Estados Unidos entrou na guerra ao lado da Tríplice
Entente.
Resposta da questão 4:
[D]
Durante e logo após a Primeira
Guerra Mundial, agricultores norte-americanos haviam investido muito na
aquisição de terras, equipamentos e outros recursos necessários para atender à
demanda crescente dos mercados internos e externos. A partir de 1924, após um
período otimista devido a boas colheitas, verifica-se uma queda na procura e os
preços dos gêneros agrícolas começam a cair. Os agricultores precisavam vender
seus produtos para saldar dívidas e hipotecas, o que não conseguiam fazer. Esse
quadro contribuiu para o agravamento da crise econômica que se iniciava nos
Estados Unidos e que chegaria ao colapso em outubro de 1929.
Resposta
da questão 5:
[D]
A obra retrata a frustração de
grande parte das sociedades ocidentais com a ideia de progresso e de razão,
valorizadas no período que antecedeu a guerra, época da “belle époque”. A
guerra e a destruição que provocou eram a antítese do progresso e do
racionalismo e a obra de Duchamp reflete essa nova visão artística, mais
crítica em relação aos discursos predominantes.
Resposta da questão 6:
[D]
Resposta da questão 7:
[C]
Resposta da questão 8:
[A]
Resposta da questão 9:
[E]
Resposta da questão 10:
[D]
Comentários
Postar um comentário