Grupo de estudo para específica da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
1. (Pucpr) "O açúcar - que se fez acompanhar sempre do
negro - adoçou tantos aspectos da vida brasileira que não se pode separar dele
a civilização nacional. Deu-nos as sinhás de engenho. As mulatas dengosas. Os
diplomatas maneirosos, tipo barão de Penedo, barão de Itamaracá, Sérgio
Teixeira. Os políticos baianos - os mais melífluos e finos do Brasil. As toadas
dos cambiteiros. Os cantos das almajarras. As variações brasileiras da arte do
papel rendilhado de tabuleiro de bolo e do doce de dia de festa. Os poetas de
madrigais mais suaves. Alguns pregões brasileiríssimos: 'Sorvete, iaiá! É de
maracujá'." Fonte:
FREYRE, Gilberto. "Açúcar". São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p.
55
Sobre a
economia e a sociedade do Brasil colonial, marque a alternativa CORRETA:
(A) Do ponto de vista econômico e
social, o cultivo e a exportação do fumo ultrapassava em importância e
quantidade a produção do açúcar brasileiro.
(B) A instalação de um engenho era um
empreendimento caro. Eram necessários vários itens: propriedade, gado,
pastagens, escravos, equipamentos, entre outros.
(C) A atividade de maior prestígio e
importância nessa época era o comércio, deixando em segundo plano o desejo de
ser senhor de engenho.
(D) A maior parte da população nesse
período estava nas cidades, em especial nas regiões Sul e Sudeste.
(E) Desde o início da produção de
açúcar - décadas de 1530-1540 -, o Brasil sofreu a concorrência do cultivo do
açúcar nas Antilhas. Essas lavouras eram dominadas especialmente pelos espanhóis.
2. (Mackenzie) "Os bandeirantes foram romantizados (...) e
postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A
simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista
como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e
diferenças." (Abud, K.
Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa)
Ainda que
essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua
importância, no período colonial brasileiro, decorre:
(A) de sua iniciativa em atender à demanda de mão
de obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de
Nassau.
(B) de sua extrema habilidade para lidar com o
nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro.
(C) de sua colaboração no processo de expansão
territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e
fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas
terras.
(D) de sua atuação decisiva na Insurreição
Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654,
considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da
colônia.
(E) da colaboração dos mesmos na formação das
Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios
tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.
3. (Ufpel) "(...)
da amizade dos índios depende em parte o sossego e a conservação da colônia do
Brasil e que se tendo isto em vista deve-se-lhe permitir conservar a sua
natural liberdade, mesmo aos que
no tempo
do rei de Espanha caíram ou por qualquer meio foram constrangidos à escravidão,
como eu próprio fiz libertando alguns. Devem-se dar ordens, também, para que
não sejam ultrajados pelos seus 'capitães', ou alugados a dinheiro ou obrigados
contra sua vontade a trabalhar nos engenhos; ao contrário deve-se permitir a
cada um viver do modo que entender e trabalhar onde quiser, como os da nossa
nação (...)." Fragmento
do relatório de Maurício de Nassau aos diretores da Companhia das Índias
Ocidentais, em 1644.
O
documento demonstra que, durante
(A) a Insurreição Pernambucana, a
Companhia das Índias Ocidentais era contrária a qualquer trabalho escravo na
produção açucareira.
(B) a União Ibérica, os holandeses
proibiram o tráfico de escravos para o Brasil e promoveram a liberdade aos
indígenas.
(C) o período Colonial, a
escravização indígena foi inexistente, devido aos interesses estratégicos e
comerciais dos europeus.
(D) as ocupações francesas, no
nordeste do Brasil, ocorreram transformações nas relações dos europeus com as
populações nativas, no que se refere ao trabalho cativo.
(E) a ocupação holandesa, no nordeste
brasileiro, foi combatida a escravização indígena promovida pelos ibéricos.
4. (G1 - cftce) A anulação do Tratado de Tordesilhas, e a
utilização do princípio "uti possidetis", que determinou que
Sacramento ficaria com a Espanha, e Sete Povos das Missões ficaria com
Portugal, ocorre mediante assinatura do Tratado de:
(A) Lisboa (1681) (B) Utrecht (1715)
(C) Madri (1750) (D) El Pardo (1761) (E) Santo Ildefonso (1777)
5. (Ufsm) "Diz-se geralmente que a negra corrompeu a
vida sexual da sociedade brasileira (...). É absurdo responsabilizar-se o negro
pelo que não foi obra sua (...), mas do sistema social e econômico em que
funcionaram passiva e mecanicamente. Não há escravidão sem depravação sexual. É
da essência mesma do regime. (...) Não era o negro (...) o libertino: mas o
escravo a serviço do interesse econômico e da ociosidade voluptuosa dos
senhores. Não era a 'raça inferior' a fonte de corrupção, mas o abuso de uma
raça por outra". FREYRE,
Gilberto. "Casa-grande & senzala". Rio de Janeiro: Record, 2001.
p. 372 e 375.
Considerando
o texto, é correto afirmar que a degradação moral da sociedade açucareira do
Nordeste brasileiro tinha como eixo
(A) a estrutura frágil da Igreja
colonial e seu reduzido trabalho na disseminação dos valores cristãos.
(B) as relações de poder entre a
metrópole e a colônia, desfavoráveis a essa última quanto aos preços dos seus
produtos.
(C) a complexa formação étnica da
sociedade açucareira, misturando raças em detrimento dos costumes portugueses.
(D) a natural corrupção do ser
humano, que jamais encontra limites, seja na Igreja ou polícia, para a
expressão dos instintos.
(E) as relações sociais de produção
do engenho açucareiro, base da ordem social colonial.
6. (G1 - cftce) Durante a fase colonial, o Brasil foi alvo de
vários ataques estrangeiros, sendo um deles em Pernambuco, marcado pela
administração de João Maurício de Nassau. Este representava:
(A) Os interesses da burguesia
inglesa que avançava na sua acumulação primitiva de Capital, ao explorar o
açúcar brasileiro.
(B) A reação dos judeus portugueses
interessados em manter o exclusivo comércio do pau-brasil.
(C) Os interesses dos holandeses,
que, através da Companhia das Índias Ocidentais, queriam voltar a ter o
controle do comércio do açúcar, perdido com a União Ibérica.
(D) A tentativa dos protestantes
franceses de fundarem uma colônia de povoamento.
(E) A intenção da Coroa Portuguesa de
garantir a efetiva exploração aurífera na região.
7. (Pucpr) Considerando a economia Colonial e Imperial no
Brasil, a mão de obra escrava negra esteve MENOS presente nos trabalhos:
(A) das atividades dos cafezais
fluminenses (Rio de Janeiro). (B) do ciclo do ouro ou da mineração.
(C) do ciclo do gado ou pecuária
nordestina. (D)
do ciclo
do açúcar ou açucareiro.
(E) do pequeno ciclo dos diamantes,
paralelo ao ciclo da mineração.
8. (Unifesp) Com relação à economia do açúcar e da pecuária no
nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
(A) por serem as duas atividades
essenciais e complementares, portanto as mais permanentes, foram as que mais
usaram escravos.
(B) a primeira, tecnologicamente mais
complexa, recorria à escravidão, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao
trabalho livre.
(C) a técnica era rudimentar em
ambas, na agricultura por causa da escravidão, e na criação de animais por
atender ao mercado interno.
(D) tanto em uma quanto em outra,
desenvolveram-se formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho
compulsório.
(E) por serem diferentes e
independentes uma da outra, não se pode estabelecer qualquer tentativa de
comparação entre ambas.
9. (Fatec) Os holandeses permaneceram no Brasil, em
Pernambuco, de 1630 até 1654; conquistaram terras, desenvolveram a indústria
açucareira e urbanizaram Recife.
É correto
afirmar, ainda, que
(A) foram traídos por Domingos
Fernandes Calabar quando invadiram o Brasil.
(B) invadiram primeiramente o Rio de
Janeiro, onde fundaram o Brasil Holandês, uma colônia totalmente formada por
protestantes.
(C) dominaram grande parte dos
senhores de engenho preocupados não só em escravizar os índios para trabalhar
na lavoura mas também em destruir o Quilombo de Palmares.
(D) fundaram o Arraial do Bom Jesus,
de onde partiram e dominaram por completo os brasileiros.
(E) tiveram em Maurício de Nassau a
maior figura holandesa no Brasil, pois foi ele quem reorganizou a vida
econômica, após ter garantido a ocupação do território.
10- Houve
tentativas de impedir a votação na Justiça, bate-boca inflamado de
parlamentares, e até abandono do plenário, por parte da bancada do Rio de
Janeiro e do Espírito Santo. Mas, depois de três horas de debate, deputados e
senadores conseguiram derrubar o veto presidencial (...) Com base nas informações
acima e em suas leituras de periódicos, ao longo do último bimestre, podemos
concluir que o texto jornalístico em negrito aborda qual das seguintes questões
nacionais destacadas abaixo?
(A) A presença do Deputado e pastor Marco
Feliciano na presidência da Comissão de
Direitos Humanos da Câmara de deputados.
(B) As disputas políticas diretamente
relacionadas ao fechamento do Estádio do Engenhão, após laudo que aponta risco
de desabamento
(C) As divergências estão relacionadas ao
lobby de empresas petrolíferas que tentam impedir a liberação, por parte do
governo, da fabricação de automóveis
movidos a eletricidade.
(D) A mudança em uma regra, que já estava em
vigor desde dezembro, altera os montantes
recebidos por Estados e municípios, e significa uma perda imediata de
receita para os grandes produtores de petróleo.
(E) A antecipação da campanha eleitoral de
2014 para o final de 2013, proposta combatida pelas bancadas do
estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
[B]
Resposta da questão 2:
[C]
[C]
Resposta da questão 3:
[E]
[E]
Resposta da questão 4:
[C]
[C]
Resposta da questão 5:
[E]
[E]
Resposta da questão 6:
[C]
[C]
Resposta da questão 7:
[C]
[C]
Resposta da questão 8:
[B]
[B]
Resposta da questão 9:
[E]
[E]
Comentários
Postar um comentário