Pular para o conteúdo principal

Uerj - dicas de última hora


Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano não terá problemas com as provas, logo procure relaxar. Chegue cedo e tente ambientar-se a ela. Quando você estiver torcendo pelo início da prova estará no “ponto”. É provável que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pela banca. Tenho observado uma tendência a prática da comparação nos últimos exames, logo é bom preparar-se para variadas analogias entre momentos históricos diversos.
Exemplos e possibilidades:  revolução francesa, russa e chinesa; a guerra fria e as atuais divergências entre Rússia e Estados Unidos em questões como um possível ataque a Síria; Primavera dos povos, primavera árabe, a crise no Egito e a guerra civil na Síria.
Quanto a atualidade, alguns temas são prováveis:
1-      Manifestações e suas propostas.
1.1   Procedimentos para PEC ( projeto de emenda constitucional)
1.2   O caos do transporte público;
1.3   Os black blocs, redes sociais, polícia militar, liberdade e anonimato.
2-      2.a Reforma política e financiamento público de campanha;
2.b Saúde: O medicare dos EUA e o programa “mais médicos” do governo brasileiro
2.c Expectativa de vida no Brasil e as previsões da população;
2.d O relatório da população mundial da Onu e o planejamento familiar;
2.e A reforma do maracanã e a aldeia maracanã;
2.e O site Wikileaks ( de propriedade de Julian Assange) e o caso Snowden (ex analista de sistema da agência de segurança nacional dos EUA que denunciou a espionagem americana em comunicações e trafego de informações)
2.f A jornada mundial da juventude e os recursos públicos empregados;
2.g A comissão da verdade brasileira, a operação Condor e a lei de anistia (1979).

Ótima prova para vocês!


Professor Arão Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe