Pular para o conteúdo principal

Primeiro Império Aula 1 - Parte 2 Professor Arão Alves






A partir de hoje (26/09/2013) publicarei, semanalmente, uma aula síntese com os conhecimentos fundamentais necessários  para uma argumentação consistente na prova específica da Uerj ou da Fuvest. Minha contribuição será na disciplina de História. A extensão das aulas será razoavelmente coerente com o peso de cada tema nos últimos exames. Na aula da semana seguinte responderei à algumas dúvidas relacionadas ao assunto da aula anterior, desde que tenham sido postadas 48 horas antes da publicação dos vídeos e que seus autores não sejam anônimos.
Obs: As postagens com dúvidas devem ser inseridas nos comentários deste post no Blog.
Segue a segunda parte da aula desta semana que aborda o 1º Império.

Não esqueçam de postar suas dúvidas pois os primeiros minutos do próximo vídeo serão dedicados a respondê-las.

Grupo de estudo para específicas da Uerj: .https://www.facebook.com/groups/660763183949872/






Comentários

  1. Olá, professor Arão. Meu nome é Mariana e sou do Grajaú no Rio de Janeiro. Gostaria de parabenizá-lo pela aula e esclarecer, se possível, algumas dúvidas. Os irmãos Andradas eram abolicionistas? a saída de José Bonifácio foi definitiva? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor. Essa "crise açucareira" a qual a UERJ citou pode estar relacionada à extrema dependência do Brasil à indústria e ao comércio inglês ? Que como o senhor disse, foi apenas uma redução de preço. Por que esse preço do açúcar caiu tanto ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...