Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 . A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos aprese...
Olá, professor Arão. Meu nome é Mariana e sou do Grajaú no Rio de Janeiro. Gostaria de parabenizá-lo pela aula e esclarecer, se possível, algumas dúvidas. Os irmãos Andradas eram abolicionistas? a saída de José Bonifácio foi definitiva? Obrigado!
ResponderExcluirOlá professor. Essa "crise açucareira" a qual a UERJ citou pode estar relacionada à extrema dependência do Brasil à indústria e ao comércio inglês ? Que como o senhor disse, foi apenas uma redução de preço. Por que esse preço do açúcar caiu tanto ?
ResponderExcluir