Pular para o conteúdo principal

Revoluções liberais do século XIX - Questões com gabarito comentado



Grupo de estudo para específicas da Uerj: 


1. (Ufg 2012)  O ano de 1848 foi marcado por manifestações populares na Europa, conhecidas como “Primavera dos Povos”. Em 2010, um protesto na Tunísia deflagrou um conjunto de manifestações populares em outros países árabes. A imprensa aproximou os eventos de 1848 e 2010, quando cunhou a expressão Primavera dos povos árabes. Essa aproximação advém
a) do interesse árabe em resolver conflitos entre minorias étnicas, as quais, como em 1848, encontram-se esmagadas por governos autoritários.   
b) da expectativa ocidental de que os países árabes assimilem a democracia, assim como em 1848 se esperava a ampliação das reformas liberais.   
c) do sentimento nacionalista laico das manifestações de 2010, que sustentou também as reivindicações das mobilizações de 1848.   
d) do ideal romântico que, em 2010, se expressou no martírio dos rebeldes e, em 1848, na disposição para a luta nas barricadas.   
e) da insatisfação com as constituições árabes que, assim como no constitucionalismo europeu de 1848, obstaculizam a participação popular.   
  
2. (Ufsj 2012)  Analise as afirmativas abaixo.

I. As revoluções liberais do século XIX foram originadas a partir das Revoluções Americana (1776), Inglesa (1688) e Francesa (1789), bem como da Revolução Industrial Inglesa, que vinha acontecendo desde meados do século XVIII.
II. As revoluções liberais do século XIX atingiram seu ápice em 1848, trazendo, além do seu caráter liberal e burguês, um novo elemento: a participação da classe operária vinculada à indústria, com tendências socialistas.
III. As bases do liberalismo defendido pelos revolucionários liberais do século XIX eram: propriedade privada, individualismo econômico e liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado.
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter socialista e anarquista e defendiam uma sociedade livre, sem classes sociais, fim da propriedade privada e da livre concorrência.

Sobre as revoluções liberais do século XIX, estão CORRETAS apenas as afirmações:
a) l, II e lV   
b) I, II e III   
c) I, III e IV   
d) II, III e lV   
  
3. (Fatec 2010)  Considere a foto para responder à questão.




O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, período em que a França era governada por Luís Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitória do projeto
a) socialista de uma cidade em que seus espaços devem pertencer igualmente a todos os cidadãos.   
b) burguês em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifícios e monumentos devem atender mais às necessidades da classe burguesa do que às da população mais pobre.   
c) anarquista de uma cidade onde a população não precisaria de um órgão governamental, pois os próprios cidadãos a governariam.   
d) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada não mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas.   
e) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.   

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
A razão mais profunda do Naturalismo foi a experiência política da geração de 1848: o fracasso da revolução, a repressão, a ascensão de Luís Napoleão - uma torva experiência que obrigou os escritores a uma concentração nos fatos, a um enfrentamento com a realidade, à mais rigorosa objetividade, no plano artístico, e, no plano ético, à solidariedade social e ao ativismo político.
(Franklin de Oliveira. Literatura e Civilização. Rio de Janeiro: Difel/INL, 1978, p. 74)



4. (Puccamp 2005)  No contexto histórico da geração de 1848, a França tornou-se palco inicial e de expansão de revoltas em toda a Europa que enfraqueceram definitivamente os movimentos
a) liberais, que ganhavam força política com a restauração dos Estados Absolutistas.   
b) socialistas, que pregavam o fim da propriedade privada e da sociedade sem classes.   
c) nacionalistas, que procuravam enfraquecer a política intervencionista da Santa Aliança.   
d) conservadores, que procuravam restaurar o Antigo Regime desde o Congresso de Viena.   
e) anarquistas, que defendiam o fim do poder político e o domínio superior do ideal humanista.   
  
5. (Puccamp 2005)  Considere os itens a seguir.

I. O Manifesto Comunista insistia que a finalidade imediata dos comunistas era pôr fim à dominação burguesa, mesmo em sua versão "civilizada", liberal, e levar o proletariado à conquista do poder político.
II. Nesse ano foram tomadas, na Europa, diversas medidas, que tinham por objetivo conter o avanço das ideias liberais disseminadas durante a expansão napoleônica, bem como restaurar a situação vigente antes da Revolução Burguesa.
III. As revoluções da Primavera dos Povos foram desencadeadas e vencidas em um período mínimo de tempo. Porém, contribuíram para o fim da política tradicional das monarquias na Europa ocidental, que acreditavam na Teoria do Direito Divino.
IV. O Haiti, influenciado pelos ideais liberais dos movimentos revolucionários dessa década, tornou-se o primeiro país latino-americano a se constituir como nação negra independente, após a revolta dos escravos.

Sobre os acontecimentos que marcaram o ano a que o texto se refere é correto SOMENTE o que está afirmado em
a) I e II.   
b) I e III.   
c) I e IV.   
d) II e III   
e) II e IV.   
  
6. (Unifesp 2004)  O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual
a) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo representado pelo proletariado, não tomou o poder.   
b) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza, abriu espaço para a burguesia tomar o poder.   
c) a nobreza, diante da ameaça representada pela burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no poder.   
d) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.   
e) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das tensões e contradições existentes entre ricos e pobres.   
  
7. (Ufrgs 2001)  Em 1830 o rei Carlos X, líder dos ultra-realistas da França, desfechou um golpe com a intenção de restaurar o absolutismo, o que resultou nas jornadas gloriosas de julho, em Paris, que tiveram como consequência a
a) proclamação da República, em que se destacou Luiz Bonaparte, que organizou o Partido da Ordem.   
b) liquidação do absolutismo dos Bourbons e a instalação de uma monarquia liberal sob o governo de Luiz Felipe de Orleans.   
c) instauração do governo do comitê de salvação pública e a declaração de guerra à Santa Aliança.   
d) conquista do México para desviar a tensão política interna e restaurar o prestígio dos Bourbons.   
e) enunciação da Doutrina Monroe, prevendo a conquista do Oeste dos Estados Unidos pela província francesa do Quebec.   
  
8. (Ufu 2001)  "1848 foi a primeira revolução potencialmente global. (...) Num certo sentido, foi o paradigma de um tipo de 'revolução mundial' com o qual, dali em diante, rebeldes poderiam sonhar e que, em raros momentos (...) eles pensaram poder reconhecer. De fato, explosões simultâneas continentais ou mundiais são extremamente, raras".
            (HOBSBAWM. E. "A Era do Capital." São Paulo: Paz e Terra, 1982. p.30.)

Sobre as revoluções de 1848, assinale a alternativa correta.
a) O caráter de "revolução mundial" de que se revestiram estes movimentos deveu-se à influência da Associação Internacional dos Trabalhadores - a 2a Internacional - que possibilitou estender os movimentos não só por toda a Europa, mas também pelas principais cidades do continente americano.   
b) As revoluções de 1848 foram movimentos do proletariado industrial num contexto de crise econômica, começando na Inglaterra e atingindo a França, Alemanha e Bélgica, derrubando os governos burgueses e instalando repúblicas de orientação socialista.   
c) Foram movimentos que mesclaram os interesses liberais e nacionalistas da burguesia, em sua luta contra o absolutismo, às reivindicações e ao descontentamento das massas populares, canalizadas pelo socialismo, que pregava reformas radicais.   
d) Essencialmente urbanas, as revoluções de 1848 foram movimentos de resistência contra o conservadorismo, organizadas e controladas pela burguesia europeia, e inspiradas no liberalismo radical, sem a participação popular.   
  
9. (Ufsm 2001)  Em 1830, a Europa é varrida por revoltas que têm suas origens

I. no ideário da Revolução Francesa.
II. no socialismo da burguesia em ascensão.
III. nos princípios do liberalismo e do nacionalismo.
IV. no ideário da Santa Aliança.

Estão corretas
a) apenas I e II.   
b) apenas I e III.   
c) apenas II e IV.   
d) apenas III e IV.   
e) apenas II, III e IV.   
  
10. (Mackenzie 2000)  Entre o Congresso de Viena de 1815 e 1848, ocorreram, na Europa, movimentos liberais e nacionais. Considere as seguintes afirmações.

I - As decisões do Congresso de Viena geraram formas de reação da burguesia contra os limites impostos ao desenvolvimento do capitalismo industrial.
II- A Revolução liberal de 1830, também chamada de jornada de julho, estancou o avanço reacionário iniciado com o Congresso de Viena de 1815.
III - A Revolução de 1848 exaltou o ânimo das massas e irradiou-se pelo continente numa sucessão de eventos que passou à história como Primavera dos Povos.
IV - Do Congresso de Viena surgiu a Santa Aliança, que objetivava a proteção à paz, à justiça e à religião e assegurava as lutas nacionalistas e liberais decorrentes das ideias implantadas pela Revolução Francesa.

Estão corretas:
a) apenas I, II e III.   
b) apenas I, II e IV.   
c) apenas I, III e IV.   
d) apenas I e IV.   
e) I, II, III e IV.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [B]

A correlação feita pela imprensa se baseia na noção de “liberdade” que ambos os movimentos buscavam. As revoluções de 1848 tinham caráter liberal, democrático e nacionalista. Os movimentos de 2010 buscavam pôr fim aos governos autoritários ainda existentes no mundo árabe. Por isso a associação.  

Resposta da questão 2:
 [B]

A afirmação IV está incorreta, pois as revoluções liberais do século XIX tiveram caráter nacionalista e liberal. Não visavam abolir a propriedade privada e estimulavam a livre concorrência.  

Resposta da questão 3:
 [B]

A resposta da questão reflete a interpretação das análises mais correntes sobre a reforma urbana implementada em Paris pelo barão de Haussmann durante o governo de Luis Bonaparte (Napoleão III) na França, que a associam a um momento de afirmação política da burguesia. Porém vale observar que tal reforma procurou também, eliminar as ruas estreitas da cidade onde foram construídas as barricadas durante os movimentos de 1848 que dificultaram o deslocamento de tropas oficiais enviadas para repressão.  

Resposta da questão 4:
 [D]  

Resposta da questão 5:
 [B]  

Resposta da questão 6:
 [A]  

Resposta da questão 7:
 [B]  

Resposta da questão 8:
 [C]  

Resposta da questão 9:
 [B]  

Resposta da questão 10:

 [A]  



 Questões de outras disciplinas: 







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...