Pular para o conteúdo principal

Período entre-guerras - Questões comentadas



1. (Uerj 2014) 


A fita branca, que venceu o Festival de Cinema de Cannes em 2009, conta a história de uma comunidade rural na Alemanha, entre 1913 e 1914, onde estranhos e violentos incidentes começam a ocorrer. O diretor do filme comentou: “Não ficaria feliz se o filme fosse visto apenas como um filme sobre um problema alemão. Ele significa mais que isso. É um filme sobre as raízes do mal. É sobre um grupo de crianças que são doutrinadas com alguns ideais e se tornam juízes dos outros – justamente daqueles que empurraram aquela ideologia goela abaixo delas.”

Maurício Stycer. Adaptado de colunistas.ig.com.br, 24/10/2009.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme A fita branca e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte processo histórico:
a) expansão do comunismo   
b) difusão do etnocentrismo   
c) ascensão do totalitarismo   
d) renascimento do liberalismo   
  
2. (Pucrj 2012)  A ascensão dos partidos fascistas na Itália (1922) e na Alemanha (1933) apresenta muitas diferenças, mas, ao mesmo tempo, tem aspectos comuns. A esse respeito podemos afirmar:

I. Diversos grupos sociais na Alemanha e na Itália se sentiam ameaçados politicamente após a Primeira Guerra Mundial e também após a revolução na Rússia pela ascensão política dos movimentos da esquerda revolucionária.
II. O discurso sobre a superioridade racial unia italianos e alemães em um mesmo projeto ideológico e constituía uma base sólida de aliança entre o Partido Fascista Italiano e o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
III. Após a Primeira Guerra Mundial, crescia entre italianos e alemães, e mesmo em toda a Europa, uma forte descrença na adoção da democracia liberal como o modelo político a ser seguido. Com isso, teorias autoritárias ganharam espaço no cenário político desses países.
IV. A rápida recuperação militar e econômica da Alemanha e da Itália precedeu a ascensão dos partidos fascistas que sustentavam uma plataforma política militarista e expansionista.

São afirmativas corretas:
a) I, II, III e IV.   
b) I e III, apenas.   
c) III e IV, apenas.   
d) II e IV, apenas.   
e) I e IV, apenas.   
  
3. (Ibmecrj 2009)  Inúmeras foram as consequências da Crise de 29. Dos itens a seguir, assinale o que NÃO está relacionado a ela:
a) vitória dos democratas com a eleição de Franklin Roosevelt para o governo dos Estados Unidos;   
b) agravamento da crise na Alemanha, facilitando a ascensão do nazismo ao poder;   
c) retração do comércio internacional e da produção industrial;   
d) problemas com a comercialização do café brasileiro, produto considerado supérfluo;   
e) crescimento econômico soviético em função da aplicação da NEP.   
  
4. (Ufrrj 2006)  I) "A frase 'os judeus devem ser eliminados', com suas poucas palavras, meus senhores, é muito fácil de ser dita. Para aqueles que têm que levá-la a efeito, é a mais difícil, a mais dura das tarefas que existem. (...) Nos perguntaram: e o que acontecerá com as mulheres e as crianças? (...) Eu não acho justo, eliminar os homens - falando claro, matá-los ou fazer que os matem - e deixar vivas as crianças deles que um dia se vingarão sobre nossos filhos e netos. A difícil decisão de eliminar este povo da face da terra teve que ser tomada."
II) "O principal inimigo do povo alemão se encontra exatamente na Alemanha: o imperialismo alemão(...). Ao povo alemão está colocada a tarefa de enfrentar este inimigo em seu próprio país; de enfrentá-lo na luta política, em conjunto com o proletariado de outros países, cuja luta se trava em seu próprio país contra seus próprios imperialistas."
            Fontes: (Himmler, H. Geheimreden 1933-1945. Frankfurt/M, Berlin, Viena: Propylaen, 1974: e K. Liebknecht In: Bartel, H. et al. "Geschichte der Deutschen Arbeiterbewegung". Berlin: Dietz, 1966: 452-453.)

Os textos traduzem, respectivamente, princípios dos seguintes movimentos políticos contemporâneos:
a) I) Anarquismo; II) Socialismo   
b) I) Nazismo; II) Socialismo   
c) I) Salazarismo; II) Anarquismo   
d) I) Fascismo; II) Franquismo   
e) I) Franquismo; II) Fascismo   
  
5. (Puc-rio 2002) 

Fonte: Hilário Franco Jr. e Ruy de Oliveira Andrade Filho. "Atlas de História Geral". São Paulo: Scipione, 1993, p. 70.

O gráfico apresenta a variação do número de desempregados na sociedade norte-americana, entre 1929 e 1942. A partir da leitura do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta:
a) A política do "New Deal", estimulando investimentos em obras públicas e na agricultura e regulamentando o mercado de trabalho, teve como um de seus principais desdobramentos a redução do número de desempregados.   
b) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York ocasionou, de imediato, o aumento dos investimentos industriais nos Estado Unidos, especialmente no setor bélico, estimulando uma nova guerra mundial.   
c) O retorno aos índices de desemprego a níveis inferiores ao da crise de 1929 somente ocorreu por ocasião do início da II Guerra Mundial, em 1939, quando o governo norte-americano enviou tropas para as frentes de combate.   
d) Correlacionada ao enorme índice de desempregados, a economia norte-americana viveu, entre 1929 e 1942, uma crise recessiva ininterrupta e sem precedentes nos setoresagrícola, industrial e financeiro.   
e) O governo Roosevelt, através do New Deal, estimulou o livre cambismo internacional durante os anos 30, de uma tal forma, que essa política repercutiu na ampliação da entrada de novos capitais, estimulando a geração de empregos.   
  
6. (Uerj 2000)
 
Ilustração de cartaz eleitoral nazista
BRENER, Jayme. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna, 1998.

O cartaz acima traz implícita a ideia de que só o nacional-socialismo, o nazismo, poderia libertar a Alemanha.
Dentre as soluções apresentadas pelo partido nazista para a sociedade alemã em crise, podemos citar:
a) nacionalismo, expansionismo e militarismo   
b) pluripartidarismo, culto ao líder e liberalismo   
c) racismo, aliança com o comunismo e sindicalismo   
d) corporativismo, sociedade de classes e poder legislativo forte   
  
7. (Uerj 1999)  "Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras - que é o banco, quando se ocupa dessas transações - quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, nosso, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...). Há que pensar sobre isso."
            (STEINBECK, John. "As Vinhas da Ira." São Paulo: Círculo do Livro /s.d./)

Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929.
A crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a 1a Guerra Mundial, a saber:
a) diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos   
b) recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo   
c) falência da democracia-liberal, devido à não-intervenção do Estado nas questões econômicas   
d) desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte-americana   
  
8. (Puc-rio 1999)  O Estado alemão durante o regime de Hitler e o Estado soviético sob Stálin costumam ser pensados como Estados totalitários. Considere as seguintes afirmativas sobre esses estados:

I. Em ambos, a organização do partido - quer o nazista, quer o bolchevique - acabou confundindo-se com a organização do Estado, dando origem a uma política de partido único.
II. Os governos da Alemanha hitlerista e da Rússia stalinista fundavam sua legitimidade apresentando-se como únicas alternativas aos fracassos políticos e econômicos dos impérios alemão e russo.
III. Os Estados hitlerista e stalinista utilizaram a propaganda política nos meios de comunicação e a política secreta como armas eficazes na eliminação dos seus adversários políticos.
IV. A crise do capitalismo mundial de 1929 forneceu os principais argumentos para a implementação de uma política de restrição à ação do grande capital monopolista, por parte do Estado, tanto na Alemanha quanto na União Soviética.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
a) somente I e II.   
b) somente I e III.   
c) somente I, III e IV.   
d) somente II e III.   
e) somente II e IV.   
  
9. (Cesgranrio 1998)  No conjunto das ideologias e práticas empreendidas pelos regimes nazifascistas, consolidados no período do Entre-Guerras (1919 -1939), identificamos características próprias do modelo fascista implantado na Itália. Dentre essas características destacamos o corporativismo, que pregava a:
a) perseguição racista às minorias étnicas, religiosas e o antisemitismo.   
b) implantação imediata de um sistema econômico comunista.   
c) limitação do autoritarismo político dos líderes fascistas.   
d) integração das organizações sindicais com o governo do Estado fascista.   
e) restrição da ação militar italiana aos territórios do norte da África.   
  
10. (Cesgranrio 1997)  A política do "New Deal" (1933-39), implementada nos Estados Unidos pelo presidente Franklin Roosevelt, significou um (a):
a)  combate ao liberalismo através da contenção dos níveis de consumo interno.   
b)  estímulo à política de criação de empregos com grandes investimentos em infraestrutura.   
c)  proibição da emissão monetária, o que impediu o crescimento da inflação.   
d)  retração da produção industrial, o que provocou o recrudescimento da economia.   
e)  redução acentuada dos gastos governamentais, o que estabilizou as finanças públicas.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [C]


Algumas ideias devem ser associadas para o entendimento da questão, como a formação de uma nova ideologia, o elemento que reforça o processo controlador e opressor e a época, as décadas de 20 e 30 do século passado, caracterizada pela ascensão de modelos totalitários, não apenas o nazismo na Alemanha, mas o fascismo em outras nações e o stalinismo na União Soviética.  

Resposta da questão 2:
 [B]


A afirmativa II está errada, pois as políticas racialistas, muito presentes na Alemanha, não tiveram a mesma repercussão na Itália e não foram a base da aliança entre os partidos fascistas dos dois países.
A afirmativa IV está errada, pois a recuperação econômica da Alemanha e Itália, após a Primeira Grande Guerra, não foi rápida e passou por uma série significativa de problemas. Podemos citar a crise de 1929 e a hiperinflação alemã como algumas das muitas dificuldades econômicas vividas pelas economias desses países. A plataforma militarista e expansionista é, antes, uma resposta às crises do que seu resultado.  

Resposta da questão 3:
 [E]


A alternativa [E] está correta porque a NEP (Nova Política Econômica) é do ano de 1921, enquanto as consequências da Crise de 1929 ocorreram a partir de 1930. Além disso, podemos citar a União Soviética como a única nação que não foi afetada pela crise devido ao seu isolamento perante os países capitalistas.  

Resposta da questão 4:
 [B]  


Resposta da questão 5:
 [A]  


Resposta da questão 6:
 [A]  


Resposta da questão 7:
 [D]  


Resposta da questão 8:
 [B]  


Resposta da questão 9:
 [D]  


Resposta da questão 10:
 [B]  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca