Pular para o conteúdo principal

Renascimento Cultural - Como Estudar para Espcex - Questões com Gabarito e alternativas comentadas

 

Questão 1:

As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:

a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.

b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).

c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.

d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.

e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.

 

Questão 2:

“A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros). Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.” (BOULOS JR, 2011) São características do Renascimento:

a) antropocentrismo e misticismo.

b) hedonismo e antropocentrismo.

c) teocentrismo e individualismo.

d) teocentrismo e nacionalismo.

e) misticismo e hedonismo.   

 

 

Questão 3:

 

No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I-                 o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo

II-               o desenvolvimento da imprensa

III-              a estratificação da sociedade

IV-             a ação dos mecenas Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

 

 

 

 

Gabarito da questão 1:

Alternativas que apresentam erros em relação às características do Renascimento:

[a] Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo não foram características centrais do Renascimento. Na verdade, o movimento buscou inspiração na Antiguidade Clássica e valorizou a razão e o conhecimento científico.

[b] O teocentrismo não foi uma característica do Renascimento. Na verdade, o movimento foi marcado pelo antropocentrismo, ou seja, a valorização do ser humano e de suas capacidades. A recuperação das línguas clássicas (latim e grego) foi, de fato, uma característica do Renascimento, mas a alternativa está incorreta por incluir o teocentrismo.

[d] O racionalismo foi uma característica do Renascimento, mas o movimento não criticou a Antiguidade Clássica. Pelo contrário, o Renascimento buscou inspiração na arte, na literatura e na filosofia da Antiguidade Clássica.

[e] O antropocentrismo foi uma característica do Renascimento, mas o movimento não rejeitou completamente os temas religiosos nas produções artísticas. Embora muitas obras renascentistas retratassem temas mitológicos e humanistas, a religião ainda desempenhava um papel importante na sociedade e na arte da época.

A alternativa correta é a letra [C], que menciona o individualismo e a utilização de novos recursos, como a perspectiva no desenho e na pintura. O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela valorização do ser humano, do conhecimento e das artes.

 

Gabarito da questão 2: Alternativas que apresentam erros em relação às características do Renascimento:

As outras alternativas apresentam erros em relação às características do Renascimento:

[a] Antropocentrismo e misticismo: embora o antropocentrismo seja uma característica do Renascimento, o misticismo não é. O Renascimento valorizava a razão e o conhecimento científico, em vez de se concentrar no misticismo.

[c] Teocentrismo e individualismo: o teocentrismo, que coloca Deus no centro de todas as coisas, não foi uma característica do Renascimento. Em vez disso, o movimento foi marcado pelo antropocentrismo. O individualismo, no entanto, foi uma característica do Renascimento.

[d] Teocentrismo e nacionalismo: novamente, o teocentrismo não foi uma característica do Renascimento. Além disso, o nacionalismo não foi uma característica central do movimento, que se concentrou mais na valorização do ser humano e na busca pelo conhecimento.

[e] Misticismo e hedonismo: o misticismo não foi uma característica do Renascimento, como mencionado anteriormente. O hedonismo, por outro lado, foi uma característica do movimento, mas a alternativa está incorreta por incluir o misticismo.

A alternativa correta é a letra [B], que menciona o hedonismo e o antropocentrismo como características do Renascimento. O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, marcado pela valorização do ser humano (antropocentrismo) e pela busca pelo prazer e pela beleza (hedonismo).

 

Gabarito da questão 3: Alternativas que apresentam erros em relação às características do Renascimento:

O desenvolvimento da imprensa, especialmente a invenção da imprensa de tipos móveis por Johannes Gutenberg, permitiu a disseminação mais rápida e acessível de livros e conhecimento, contribuindo para o aumento da produção cultural. A ação dos mecenas, que eram patronos das artes e financiavam artistas e intelectuais, também desempenhou um papel crucial no florescimento da cultura renascentista, permitindo que os artistas se dedicassem ao seu trabalho e desenvolvessem suas habilidades. As outras alternativas apresentam erros em relação aos aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista:

[a] I e II: o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo (I) foi uma conquista científica importante do período, mas não teve um impacto direto no aumento da produção cultural e sua qualidade.

[b] I e III: a estratificação da sociedade (III) não foi um fator que impulsionou o aumento da produção cultural renascentista e sua qualidade.

[c] II e III: como mencionado anteriormente, a estratificação da sociedade (III) não foi um fator que impulsionou o aumento da produção cultural renascentista e sua qualidade.

[e] III e IV: novamente, a estratificação da sociedade (III) não foi um fator que impulsionou o aumento da produção cultural renascentista e sua qualidade.

A alternativa correta é a letra [D], que menciona o desenvolvimento da imprensa (II) e a ação dos mecenas (IV) como aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista e sua qualidade.

Obs: Esse tipo de questão tem uma facilidade, a de que você não precisa saber tudo para acertar. Antes de seguir para a resolução, julgue as afirmativas e se concentre naquelas que você tem total certeza, ou de estar certa ou de estar errada. Com base nisso, você vai eliminando as combinações e conseguirá chegar a resposta mesmo sabendo relativamente pouco sobre o assunto. Bons estudos! Grande abraço, Professor Arão Alves

 

 

Descubra o segredo para conquistar a vaga dos seus sonhos na EsPCEx com esse curso online e de História, ministrado pelo experiente Professor Arão Alves! 🚀

Você está prestes a embarcar em uma jornada de aprendizado inovadora e eficiente, que vai transformar sua preparação para o concurso da EsPCEx. Com aulas de teoria em vídeo, exercícios práticos e simulados, você vai dominar os principais tópicos de História exigidos no concurso, zerando definitivamente essa vasta disciplinas, podendo se concentrar tranquilamente nas demais.

Mas espere, tem mais! Além das aulas incríveis, você terá acesso a flashcards estilo Anki, que vão automatizar sua revisão e garantir que você absorva e retenha o conhecimento de forma rápida e eficaz.

Não perca tempo! Invista em seu futuro e garanta sua vaga na EsPCEx com o curso de História mais completo e irresistível do mercado. Inscreva-se agora e dê o primeiro passo rumo ao sucesso! 🏆 

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug


#espcex #vestibularuerj #fuvest #enem #estudoparaexames #preparação #questõesdeprova #resoluçãodequestões #dicasdeestudo #aprendizagem #estratégiasdeestudo #aprovação #foco #disciplina #conhecimentoespecífico #exercíciosresolvidos #simulados #redação História #matemática #português


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...