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Questões discursivas 2018 - questões comentadas


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1. (Pucrj 2018) 



A Revolução Russa foi um dos mais importantes eventos do século XX, e os historiadores apresentaram, ao longo do tempo, diversas interpretações sobre os acontecimentos iniciados em 1917. A história do socialismo na Rússia foi movida por uma série de contradições e conflitos, internos e externos, que levaram o país a um determinado modelo de socialismo.

A charge acima mostra Lênin, líder do grupo bolchevique, varrendo do planeta Terra aqueles que seriam os adversários do socialismo.

Considerando a imagem,

a) Identifique dois “inimigos” do socialismo representados entre aqueles que estavam sendo “varridos” por Lênin.
b) Explique uma consequência da vitória dos socialistas para a sociedade russa.


Resposta:

a) A imagem apresenta, pelo menos, quatro inimigos do socialismo russo: a monarquia russa, a aristocracia (tanto russa quanto de outras monarquias inimigas da revolução), a igreja católica ortodoxa russa e a burguesia russa.
b) A principal consequência foi a queda do czarismo russo e a adoção de um regime republicano comunista.



  
2. (Pucrj 2018)  No período entre guerras com a eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência da República, em 1933, os EUA anunciaram um novo tempo e uma nova política para a América Latina, conhecida como “política da boa vizinhança”.

a) Explique a novidade trazida pela “política da boa vizinhança”.
b) Identifique uma razão para a mudança da política externa norte-americana em relação à América Latina neste período.


Resposta:

a) A novidade era o fato de que, ao adotar a Política da Boa Vizinhança, os EUA adotaram, também, uma postura de não intervenção nos países latino-americanos, em especial de não intervenção militar. Sendo assim, o direito jurídico dos países latino-americanos seria respeitado pelos EUA a partir do estabelecimento de relações políticas e econômicas.

b) A razão era econômica: os países latino-americanos eram fundamentais na recuperação dos EUA pós Crise de 1929, por serem, ao mesmo tempo, potenciais mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.



  
3. (Uerj 2017) 


Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente.

Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII.


Resposta:

O primeiro mapa aponta elementos da paisagem natural da costa brasileira como a fauna e a flora enquanto o segundo mapa apresenta o brasão da coroa portuguesa e menciona os nomes de localidades e acidentes. No século XVI ocorreu o início da Conquista, criação das Capitanias Hereditárias, Governo Geral, início da plantação da cana-de-açúcar, surgimento de vilas e cidades, entre outras medidas. No século XVII, podemos destacar a expansão da lavoura canavieira, ampliação do uso de africanos na condição de escravos, a expansão para o interior, as invasões holandesas no Nordeste brasileiro, etc.



  
4. (Unesp 2017)  Caracterize os sistemas administrativos de capitanias hereditárias e de governo geral empregados na colonização brasileira. Indique duas diferenças entre esses sistemas.  


Resposta:

O regime de Capitanias tinha nomeação real e transmissão hereditária, bem como era caracterizado por uma descentralização administrativa.
Já o sistema de Governo Geral tinha nomeação real e a autoridade do governador era real e centralizada e, por isso, se sobrepunha ao poder dos capitães donatários.



  
5. (Ufpr 2017)  A primeira metade do século XIX foi um período que se caracterizou, entre outras coisas, pelo despoletar de uma série de rebeliões escravas no Brasil. A “revolta dos malês”, em 1835, em Salvador, na Bahia, pode ser contabilizada como uma das mais significativas.

Caracterize o contexto político e social da Salvador da época abolicionista, assim como os participantes da revolta, justificando por que essa revolta pode ser contabilizada como “uma das mais significativas”.


Resposta:

A revolta dos Malês ocorreu na Bahia em 1835, porém outras já havia acontecido na região. O termo “imalê” é de origem africana (iorubá) e significa “muçulmano”. Os principais representantes dessa revolta foram os negros islâmicos que atuavam em atividades livres (negros de ganho, carpinteiros, artesãos, alfaiates, pequenos comerciantes, entre outras). Os negros estavam insatisfeitos com a escravidão, a exploração e a imposição do catolicismo, lutavam pela liberdade religiosa, confisco dos bens dos brancos, fim da escravidão e a implantação de uma República Islâmica. Por esses motivos, foi uma das mais importantes revoltas. Vale destacar a participação de liderança feminina e negra na figura de Luiza Mahin. O movimento fracassou e seus líderes foram violentamente reprimidos.




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