Pular para o conteúdo principal

CESPE questões comentadas: Modernismo, Romantismo e Descolonização.


Para não perder as novidades, inscreva-se no canal:




1-Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Ainda que com temas recorrentes, a arte do início do século XX caracterizava-se, entre outros aspectos, pela rapidez com que os estilos se sobrepunham.

(     ) CERTO                              (     )   Errado


Correta!!

Em seu livro A Era dos Impérios, Hobsbawn afirma que os artistas modernistas seguiam em frente impulsionados pela reação ao passado e não por uma uma visão de futuro. Era aquilo que o historiador britânico denominou de “uma visão invertida do passado”. A constante ruptura com o passado gerava constantes substituições de estilos.



2-Tendo o texto acima como referência e considerando as questões por ele suscitadas, Julgue a afirmativa que se segue como ( C ou E).
(     ) Movimento que apregoava a alienação, o Romantismo desvinculou-se das transformações sociais pelas quais a Europa passou durante o século XIX.


ModernismoErrado!!

Ao longo do século XIX, o romantismo esteve associado a movimentos revolucionários. A alienação não pode ser usada para caracterizar esse movimento. Como exemplo de tal associação podemos citar a participação do poeta britânico Lord Byron, o quadro “liberdade nas barricadas, de “Delacrois”, em homenagem a Revolução de julho de 1830.

3-Na Península Ibérica, a transição de regimes autoritários (Salazarismo, em Portugal, e Franquismo, na Espanha) para a democracia realizou-se em processos quase simultâneos, na década de 70 do século passado. Acerca desse tema, julgue a afirmativa seguinte como  (C ou E).

(    ) O principal fator da queda do Salazarismo, em Portugal, e do Franquismo, na Espanha, foi a perda dos respectivos Impérios coloniais desses países.

Errado!!

À exceção do Saara Ocidental, não podemos imaginar um extenso império espanhol. A transição foi negociada, principalmente com os militares que defendiam uma transição segura. O salazarismo português foi derrubado pela revolução dos cravos, tendo como consequência a aceleração da descolonização. Diferente do que o item afirma, a queda desse regime pode sea apontada mais como causa do que consequência da descolonização.

Para estudar em qualquer lugar, segue as questões narradas:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe