Pular para o conteúdo principal

Questões comentadas CESPE - Experiência democrática - 1946-1964


Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1







1-    Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) o item subsequente.

Durante o governo Dutra, lideranças do partido comunista conduziram diversas reivindicações sociais, estimuladas pela falta de reajustes do salário mínimo.

(     ) CERTO                                 (    )ERRADO




CERTO!!!!

O governo Dutra pode ser considerado, de certa forma, um governo conservador, independentemente de suas bases eleitorais. A própria reforma ministerial de 1948 corrobora essa percepção, ao incorporar os udenistas ao governo. O período foi marcado por uma deterioração das condições dos trabalhadores. A combinação de altos índices inflacionários com congelamento de salários, inalterados desde 1942, encareciam o custo de vida, deflagrando diversos movimentos grevistas. Um dos mais violentos do período ocorreu em São Paulo, no ano de 1947, devido ao aumento das tarifas de ônibus e bonde na cidade. A repressão do governo a esses movimentos, normalmente responsabilizava os comunistas por esses episódios, usando instrumentos institucionais para perseguir sindicatos independentes, que seriam braços do comunismo.


2-    Julgue (C ou E) os próximos itens, relativos à República Liberal de 1945 a 1964.
A Lei Agamenon Magalhães, de 1945, estabeleceu como condição obrigatória para o registro de qualquer agremiação partidária o seu caráter nacional, normativa que rompeu, de forma definitiva, com a tradição republicana brasileira de estruturar partidos políticos regionais.

Corretíssima!!!

Agamenom Magalhães teve papel importante no governo de Vargas. Em 1934, após a promulgação da Constituição, assumiu o ministério do Trabalho, indústria e Comércio. Foi durante esse período que sua pasta implantou a lei que exigia a reserva de dois terços das vagas nas empresas comerciais e indústrias a trabalhadores brasileiros. A partir de 1937, o político do PSD de Pernambuco acumulou interinamente o ministério da Justiça. Após o golpe de 1937, foi nomeado por Vargas interventor federal em Pernambuco. Em março de 1945, deixou a interventoria, sendo reconduzido ao Ministério da Justiça. Nessa pasta, passou a coordenar o projeto varguista de redemocratização, sendo responsável pela elaboração do código eleitoral decretado pelo governo em maio de 1945, ficando conhecido como lei Agamenon. Essa lei foi responsável por reorganizar a Justiça eleitoral, destacando-se pela obrigatoriedade de partidos nacionais, pondo termo definitivo aos partidos locais que “imperavam” no Brasil desde o segundo Reinado.



3-    Considerando a política econômica do governo Juscelino Kubitschek
(JK), classificado como nacional-desenvolvimentista, julgue (C ou E)
os itens seguintes.
Ao manter a Instrução no 113 da SUMOC, baixada no governo Café Filho, JK fortaleceu as empresas nacionais em detrimento das estrangeiras.

(    ) CERTO                                       (      ) ERRADO

Errado!!

A Instrução nº 113 permitia a entrada de capitais estrangeiros no país em condições substancialmente mais vantajosas. O item está correto ao afirmar que JK manteve a Instrução 113, no entanto fica evidente o erro das demais partes do item. Diferentemente da afirmativa, a instrução 113 facilitava a entrada de capitais estrangeiros, sendo aperfeiçoada por JK, por meio do Decreto 42.820, de 1957.


Bons estudos,

Professor Arão Alves









Parte superior do formulário



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe