Pular para o conteúdo principal

Prova de História - Nova República - Gabarito Comentado


Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1

1. A imagem abaixo retrata cenas do movimento dos caras pintadas que marcou o Brasil durante o ano de 1992.

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C



Observe que, ao fundo, identificamos Brasília e, em destaque, dois jovens marcam o rosto com tinta nas cores verde e amarela presentes na bandeira nacional. O país se transformou em um palco de reivindicações e direcionou o futuro, exigindo
a) a abertura da UNE e o subsídio do movimento estudantil brasileiro.   
b) a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados.   
c) o fechamento do Congresso Nacional.   
d) o impeachment do presidente do Brasil.   
e) a anistia e a instalação da Comissão da Verdade.   
  
2.  Na história republicana brasileira (1889-2015), os dois presidentes que governaram o país por períodos mais longos, além de Getúlio Vargas, foram:  
a) Fernando Henrique Cardoso e Castello Branco.    
b) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.    
c) Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.    
d) Juscelino Kubitschek e Luís Inácio Lula da Silva.    
e) Emílio Garrastazu Médici e José Sarney.   
  
3.  O rompimento da barragem da Samarco Mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, no dia 05 de novembro de 2015, retomou o debate sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Sobre essa medida do Governo Federal, assinale a alternativa CORRETA.
a) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Collor de Mello, que tinha uma postura política vinculada ao neoliberalismo mundial.   
b) A privatização da Vale do Rio Doce, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e teve como principal objetivo atrair o capital produtivo internacional.   
c) A privatização da Vale do Rio Doce foi negociada no governo do Itamar Franco, como medida de combate à inflação, que alcançou o percentual de 1764 no ano de 1989.   
d) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e foi uma medida consensual do ponto de vista político, uma vez que nenhum partido se opôs à ação.   
e) A privatização da Vale do Rio Doce foi feita durante o primeiro governo Lula e teve como principal objetivo atrair o capital especulativo internacional.   
  
4. “Desde a promulgação da constituição de 1988, o sistema partidário e o legislativo constituíram as principais vias pelas quais as demandas da população foram canalizadas para o sistema político. As mudanças socioeconômicas desde então promovidas podem ser insuficientes, mas não são poucas. E foram alcançadas por meio do voto e de sua representação no executivo e no legislativo.”

Argelina Cheibub Figueiredo. “O Brasil na encruzilhada: democracia ou reformas?”, in Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff (org.). 1964, do golpe à democracia. São Paulo: Hedra, 2015, p. 40.


A partir do texto, pode-se afirmar que, após o fim do regime militar brasileiro (1964-1985),
a) o processo de redemocratização fracassou, ao não realizar mudanças profundas na composição e na atuação dos partidos políticos brasileiros.   
b) o aparato político partidário e parlamentar brasileiro, apesar de suas limitações, contribuiu para o aprimoramento da ordem democrática.   
c) os projetos de democratização e de reforma social foram bem sucedidos graças aos eficazes mecanismos brasileiros de representação política.   
d) os avanços sociais e políticos, ocorridos no país, foram mínimos e não provocaram alteração significativa no cotidiano da maioria dos brasileiros.   
  
5. A política econômica neoliberal com a privatização de empresas estatais, tais como bancos, siderúrgicas e telecomunicações teve ênfase no governo de
a) Getúlio Vargas.    
b) Luís Inácio Lula da Silva.   
c) José Sarney.   
d) Fernando Henrique Cardoso.   
e) Juscelino Kubitschek.   
  
6. Um condicionante decisivo para o triunfo de Collor foi o “agressivo” marketing de sua campanha. Collor e sua assessoria apostaram na construção da imagem de um candidato jovem, moderno, decidido e, principalmente, diferente dos demais políticos. Além disso, prometia moralizar a política e se apresentava como protetor dos “descamisados” e “pés-descalços”, prometendo-lhes solucionar todos os seus problemas.

MACHADO, Fabiana Michelle de Sousa. Política econômica e política externa do governo Collor 1990-1992. Belo Horizonte: Centro Universitário, 2007.


No campo político-econômico, esse curto governo foi caracterizado pela
a) retração do Brasil para o mercado externo.   
b) extinção da inflação e desvalorização cambial.   
c) desindustrialização do país, ampliando a agricultura familiar.   
d) substituição das importações, retomando o desenvolvimento.   
e) adoção de um novo modelo econômico, chamado de Plano Collor.   
  
7.  Em 1985, toma posse na Presidência da República o Sr. José Sarney. Com o objetivo de ganhar apoio popular e se firmar no poder, implantou, no início de seu mandato, o Plano Cruzado, que, entre outras medidas, estabelecia
a) a criação de uma nova moeda, o cruzeiro, para substituir o cruzado.   
b) eliminou vários impostos sobre importação, facilitando a entrada de uma enxurrada de mercadorias estrangeiras no País.   
c) a criação do “gatilho salarial”, isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a inflação acumulada atingisse 20%.   
d) lançou o programa “Fome Zero”, que combinava políticas estruturais voltadas para as causas da pobreza e específicas de educação alimentar.   
e) anunciou o fim do período de estatização da economia no País e deu início a um programa de privatizações.   
  
8. A imagem a seguir, divulgada no site do jornal O Estado de São Paulo, retrata o movimento social de grupos que pedem o impeachment do governo de Dilma Roussef na manifestação de 16 de agosto de 2015.



Tendo em vista a experiência democrática brasileira, assinale a alternativa CORRETA.
a) Na ocasião do impeachment de Fernando Collor de Melo, a situação política do Brasil estava invertida: PSDB no poder executivo, PT na oposição. Tal fato ficou evidente na manifestação verde-amarela convocada por Collor em 1992, em que a oposição, representada, sobretudo, pelo Partido dos Trabalhadores, convocou a população a vestir negro em protesto contra a corrupção.   
b) Os grupos que se mobilizaram a favor do impeachment em agosto de 2015 têm base na experiência histórica da manifestação verde-amarela que tirou Sarney do poder e levou Fernando Collor de Melo à presidência em 1992.   
c) O afastamento de Fernando Collor de Melo do poder executivo brasileiro em 1992, resultado do processo de impeachment, foi um movimento organizado pelo poder legislativo e não contou, de forma alguma, com o apoio popular.   
d) Nas eleições de 1989, Fernando Collor de Melo contou com um amplo apoio da mídia, o que contribuiu para a sua vitória. Em 1992, após grande pressão popular, a Câmara dos Deputados votou pelo afastamento do presidente depois da investigação da CPI que, diferentemente do contexto político atual, confirmou a sua participação direta em um esquema de corrupção.   
e) Diferentemente da situação econômica do contexto das manifestações de 2015, o quadro econômico do país no governo Fernando Collor de Melo era estável e contava com a novidade do Plano Real. O impeachment foi resultado, sobretudo, da decepção com a corrupção na política na incipiente retomada da democracia no Brasil após os anos de Ditadura Militar.   
  
9.  É sangue mesmo, não é mertiolate.
E todos querem ver
E comentar a novidade.
É tão emocionante um acidente de verdade. Estão todos satisfeitos
Com o sucesso do desastre: Vai passar na televisão.
Por gentileza, aguarde um momento.
Sem carteirinha, não tem atendimento –
Carteira de trabalho assinada, sim, senhor.
Olha o tumulto: façam fila por favor.
Todos com a documentação.
Quem não tem senha, não tem lugar marcado.
Eu sinto muito, mas já passa do horário.
Entendo seu problema, mas não posso resolver:
É contra o regulamento, está bem aqui, pode ver. Ordens são ordens.
Em todo o caso, já temos a sua ficha.
Só falta o recibo comprovando residência.
P’rá limpar todo esse sangue, chamei a faxineira – E agora eu já vou indo senão eu perco a novela
E eu não quero ficar na mão.

RUSSO, Renato. Metrópole. 1986.


As composições da banda Legião Urbana fazem parte do cenário do Rock brasileiro dos anos 1980, que tinham como principal objetivo
a) criticar as mazelas sociais e políticas do país.   
b) incentivar a transformação pela revolução armada.   
c) contextualizar a Guerra Fria e o debate do capitalismo.   
d) revalorizar o papel do Estado como promotor do bem-estar social.   
e) reconhecer a mídia como protagonista das transformações sociais.   
  
10. Na primeira metade da década de 1980, começaram a surgir as propostas iniciais de política anti-inflacionária alternativa. Esses estudos constituíram o pano de fundo para o Plano Cruzado, lançado em 1986. Em 1994, o Plano Real enfim conseguiria domar a inflação. No intervalo desses dois planos, houve uma sucessão de outros (...).
VIDAL LUNA, F. e KLEIN, H. S., O Brasil desde 1980. São Paulo: A Girafa Editora, 2007, p. 75.


A respeito de um dos planos econômicos implementados no Brasil no período citado pelo texto acima, é correto afirmar:
a) O Plano Collor, de 1990, caracterizou-se pelo confisco de valores monetários das contas correntes e por uma política econômica protecionista.   
b) O Plano Real, de 1994, caracterizou-se pela estabilização da moeda e pela ampliação de medidas protecionistas.   
c) O Plano Bresser, de 1987, caracterizou-se pelo rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e por seu caráter liberal.   
d) O Plano Verão, de 1989, caracterizou-se pela nacionalização das empresas estrangeiras e pelo controle da remessa de divisas ao exterior.   
e) O Plano Cruzado, de 1986, caracterizou-se pelo tabelamento de preços e pela intervenção do Estado na economia.   
 
Gabarito: 

Resposta da questão 1:
 [D]

Somente a proposição [D] está correta. A questão aponta para o “Movimento Cara Pintada” em 1992 que contribuiu para o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. O vice-presidente da República Itamar Franco assumiu e concluiu o mandato.  

Resposta da questão 2:
 [C]

FHC e Lula governaram por oito anos devido ao dispositivo da reeleição. Vargas governou por 19 anos, somando seus dois governos.  

Resposta da questão 3:
 [B]

No governo de Fernando Henrique Cardoso algumas empresas nacionais foram privatizadas com o intuito de recuperar a empresa e diminuir os gastos governamentais. Dentre essas empresas, estava a Vale do Rio Doce.  

Resposta da questão 4:
 [B]

Somente a alternativa [B] está correta. A questão remete à Nova República, em especial à Constituição Cidadã de 1988 que ainda rege o Brasil. O texto possui uma leitura otimista sobre a Nova República fazendo uma referência ao sistema partidário e ao legislativo como as principais vias para atender as demandas sociais que foram (e são) muitas. Segundo o texto “as mudanças socioeconômicas desde então promovidas podem ser insuficientes, mas não são poucas. E foram alcançadas por meio do voto e de sua representação no executivo e no legislativo”. Diante da profunda crise econômica e política que assola o país, as pessoas intensificam seu olhar pessimista e negativo sobre o Brasil, porque olham o imediato. O mais recente livro da jornalista Míriam Leitão “História do Futuro: o horizonte do Brasil no século XXI” é uma obra importante que deve ser lida por todos os professores e discutida em sala de aula. A autora, a partir de entrevistas com grandes especialistas em diversas áreas, apresenta um olhar otimista sobre o Brasil.  

Resposta da questão 5:
 [D]

Somente a alternativa [D] está correta. O modelo neoliberal começou a ser implantado no Brasil em 1990 com Fernando Collor de Mello e teve seu apogeu durante a gestão tucana de FHC, 1995-2002. Em linhas gerais, o modelo neoliberal é pautado por um Estado mínimo e enxuto, privatização, entre outras bandeiras.  

Resposta da questão 6:
 [E]

O Plano Collor – nas suas duas versões, Collor I e Collor II – buscava trazer melhorias à economia brasileira através de algumas medidas até certo ponto radicais, mas não atingiu seus objetivos.  

Resposta da questão 7:
 [C]

A questão remete à Nova República que começou com o governo de Sarney, em 1985. O ministro Dílson Funaro e sua equipe criaram o Plano Cruzado I em primeiro de março de 1986. O plano consistia em conciliar crescimento econômico e combate à inflação. As principais medidas foram: nova moeda, o cruzado com o valor do cruzeiro cortando três zeros, congelamento de preços por um ano visando o combate à inflação, congelamento de salários, o gatilho salarial vinculado automaticamente ao aumento do salário com a inflação, entre outras medidas.  

Resposta da questão 8:
 [D]

A questão estabelece uma comparação entre as manifestações que ocorrem na atualidade pedindo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e o impeachment que afastou o presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Collor foi eleito no segundo turno nas eleições presidenciais de 1989 derrotando Lula. O candidato do PRN contava com apoio midiático. Em meados de1992, Collor estava envolvido diretamente em escândalos de corrupção e a mídia estimulou o movimento “Cara Pintada” que culminou com impeachment do presidente oriundo de Alagoas.  

Resposta da questão 9:
 [A]

Como a letra da música deixa claro, os problemas sociais brasileiros, em especial aqueles relacionados à saúde a à educação, foram alvo de críticas promovidas pelos artistas do Rock brasileiro.  

Resposta da questão 10:
 [E]


A questão aponta para os Planos Econômicos que surgiram na Nova República a partir de 1985. Entre o Plano Cruzado I, fevereiro de 1986, até o Plano Real de julho de 1994, o Brasil conheceu diversos outros planos econômicos, porém todos fracassaram no combate à inflação. O Plano Collor de 1990 tinha um viés neoliberal e não protecionista. O Plano Real também não possuía medidas protecionistas. O Plano Bresser de junho de 1987 não foi liberal e não rompeu com o FMI. Ele congelou a economia do país por 30 dias e extinguiu o gatilho salarial. O Plano Verão de janeiro de 1989 não nacionalizou empresas estrangeiras, tratava-se de uma política gradualista de combate à inflação procurando combater o deficit público. O Plano Cruzado lançado em 28 de fevereiro de 1986 pelo ministro da fazenda Dílson Funaro adotou as seguintes medidas: mudança da moeda surgindo o cruzado, congelamento de todos os preços, gatilho salarial, seguro desemprego, entre outras medidas.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca