Pular para o conteúdo principal

Prova de História - Guerra Fria, descolonização e apartheid - gabarito comentado


Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C


Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino.

3.   Em 1945 terminava a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, completaram-se setenta anos do fim desse conflito, que trouxe consequências econômicas, políticas e sociais para o continente europeu.

Nesse contexto (o fim da guerra), todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) Mesmo após a rendição alemã, a guerra continuava no Pacífico entre os aliados, liderados pelos Estados Unidos - EUA contra os japoneses. A possibilidade do prolongamento do conflito fez com que o governo estadunidense decidisse pelo uso de bombas atômicas contra os japoneses.   
b) O Brasil, aliado dos EUA no conflito, enviou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater na Europa. O Brasil participou até o fim do conflito na Europa, contribuindo para a tomada de Berlim e as negociações para a rendição alemã.   
c) Após a guerra, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação. A zona soviética, posteriormente, deu origem à República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).   
d) Uma das grandes heranças da Segunda Guerra Mundial foram as disputas políticas, ideológicas e militares entre os Estados Unidos e a União Soviética, criando a Guerra Fria e bipolarizando o mundo entre capitalistas e socialistas.   
  
4.   De acordo com a partilha estabelecida pela ONU, em 1947, o Estado judeu, que incluirá a cidade de Tel Aviv, terá cerca de  mil habitantes de origem judaica e  mil árabes. Já o Estado árabe, envolvendo a cidade de Gaza, contará com  mil árabes e  mil judeus. Jerusalém, a capital reivindicada pelos dois grupos, será uma cidade internacional. Fonte: BRENER, Jayme. Jornal do Século XX. São Paulo: Moderna, 1998. p. 171.


A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente os acontecimentos históricos que conduzem à partilha da Palestina.
a) 1ª Guerra Mundial ‒ Gueto de Varsóvia ‒ Estado de Israel   
b) Sionismo ‒ 2ª Guerra Mundial ‒ Holocausto   
c) Nazismo ‒ Macartismo ‒ Capitalismo   
d) Comunismo ‒ Antissemitismo ‒ Globalização   
e) 2ª Guerra Mundial ‒ Pacto de Varsóvia ‒ Primavera de Praga   

Para revisar o assunto:
  
5.   Em 1955 foi realizada na Indonésia a Conferência de Bandung, que lançou as bases do chamado Movimento dos Não Alinhados. Considerando o contexto do Pós-Segunda Guerra Mundial, a Conferência de Bandung expressava
a) uma manifestação pelo reconhecimento internacional da hegemonia asiática sobre a economia do pós-guerra.   
b) uma ruptura com os padrões socioculturais preconizados pela Tríplice Aliança e pela Tríplice Entente.    
c) a resistência política contra os confrontos armados entre os Países Aliados e os Países do Eixo.   
d) a consolidação da influência socialista no hemisfério oriental, com a redefinição de antigas fronteiras políticas.    
e) a tentativa de alguns países de se manterem neutros diante da bipolaridade estabelecida pela Guerra Fria.    
  
6.   Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias. Adaptado de cpdoc.fgv.br.


O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia.
O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:
a) mundialização do acesso a fontes de energia   
b) bipolaridade das relações políticas internacionais   
c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo   
d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente   
  
7.   “Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar:
a) A intensa rivalidade entre as superpotências lançava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.   
b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia político-militar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo.   
c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético.   
d) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo.   
e) Os EUA buscaram abrir, estrategicamente, a economia dos países socialistas como forma de controle, tentando uma aliança econômica, apesar das divergências político-ideológicas.   

Para revisar o assunto:

  
8.   Observe a imagem:



Em 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisaram em terreno lunar. O ato de estar na lua era simbólico, já que, além da magia dessa conquista, outras motivações existiam.

O cenário histórico em questão corresponde a 
a) disputa ideológica entre capitalismo e socialismo, mostrando a vitória do sistema capitalista sobre o socialismo. O monopólio tecnológico espacial americano foi o ato que simbolizou a derrocada soviética.    
b) vitória americana sobre o sistema de dominação soviética durante a Guerra Fria; pondo assim fim à disputa bélica entre essas nações.    
c) exclusividade americana em aplicação de tecnologias espaciais, enquanto os soviéticos optavam por investir seu capital na industrialização das nações vizinhas e na aplicação de recursos para garantir o pleno emprego.    
d) corrida espacial competitiva entre Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS), em plena guerra fria, que buscavam a supremacia espacial, para justificar a superioridade de seus respectivos sistemas.   
  
9.   “No primeiro quartel do século XX, o intercâmbio entre africanos e negros da diáspora ocorreu de diversas formas.
De um lado, por meio do retorno de afrodescendentes, principalmente da América do Norte, para a Libéria, mas também das Antilhas e Brasil para diversas regiões da África. De outro, através da saída de jovens pertencentes à elite africana para ingressar nas universidades dos Estados Unidos e da Europa.”

Regina Claro. Olhar a África. Fontes visuais para a sala de aula. São Paulo: Hedra, 2012, p. 151.


O impacto do fenômeno apresentado no texto manifestou-se, entre outros fatores, no
a) fim do preconceito racial nos Estados Unidos e na Europa ocidental, com a decorrente ampliação, em diversos países, dos direitos civis das populações afrodescendentes.   
b) surgimento do Pan-africanismo e do movimento da Negritude, que rejeitavam as doutrinas sobre a inferioridade dos negros e defendiam o reconhecimento da cultura africana.   
c) esforço, pelos governos da maioria dos países africanos, de revalorização das religiosidades locais e de combate à influência cultural europeia e norte-americana.   
d) reconhecimento e na afirmação, pela Organização das Nações Unidas, da igualdade étnica e do direito de todos os povos de viverem de forma livre e autônoma.   
  
10.  

O regime do Apartheid adotado de 1948 a 1994 na África do Sul fundamentava-se em ações estatais de segregacionismo racial.

Na imagem, fuzileiros navais fazem valer a “lei do passe” que regulamentava o(a)
a) concentração fundiária, impedindo os negros de tomar posse legítima do uso da terra.   
b) boicote econômico, proibindo os negros de consumir produtos ingleses sem resistência armada.   
c) sincretismo religioso, vetando os ritos sagrados dos negros nas cerimônias oficiais do Estado.   
d) controle sobre a movimentação, desautorizando os negros a transitar em determinadas áreas das cidades.   
e) exclusão do mercado de trabalho, negando à população negra o acesso aos bens de consumo.   


Resposta da questão 3:

 [B]

A questão aponta para os 70 anos do lançamento das bombas atômicas no Japão no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. Este conflito provocou diversas mudanças no mundo na esfera política, econômica e social. O Brasil participou desta guerra. Após o ataque japonês a base americana no Havaí denominada de Pearl Harbor, os EUA entraram na guerra contra o EIXO (Alemanha, Itália e Japão) e o Brasil entrou no conflito ao lado dos Estados Unidos. Os pracinhas brasileiros foram treinados pelos EUA, foram combater na Itália, mas não participaram da tomada de Berlim e das negociações para a rendição alemã.  

Resposta da questão 4:

 [B]

O Sionismo, defendido desde o século XIX, propõe a autodeterminação do povo judeu em criar seu próprio Estado, pondo, assim, fim à Diáspora Judaica.
Durante a Segunda Guerra, a região da Palestina foi ocupada por franceses e ingleses, que garantiram a convivência pacífica entre árabes e judeus na base da força militar.
O Holocausto, promovido pelo Nazismo, obrigou milhares de judeus a fugir da Europa. Boa parte deles refugiou-se no Oriente Médio.
Ao fim da Segunda Guerra, franceses e ingleses se retiram da Palestina e começaram, então, os conflitos entre árabes e judeus pela posse daquela terra.  

Resposta da questão 5:

 [E]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
No contexto do mundo bipolar da Guerra Fria (Estados Unidos capitalista versus União Soviética socialista), vários países, em sua maioria subdesenvolvidos, lançaram o Movimento dos Não Alinhados. Isto é, um grupo de nações sem alinhamento com os Estados Unidos e a União Soviética, mantendo uma política externa mais independente. A primeira conferência dos não alinhados foi em Bandung, Indonésia, 1955. Na prática, a ideia teve pouco êxito, e no final das contas, a maioria dos países subdesenvolvidos teve influência soviética ou americana.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
A Conferência de Bandung tratou de dois temas: (1) o não alinhamento no contexto da Guerra Fria e (2) o questionamento da colonização das potências europeias sobre África e Ásia. A partir dela, vários países, africanos, principalmente, se posicionaram contra o alinhamento e a colonização.  

Resposta da questão 6:

 [B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], a guerra da Coreia ocorreu no contexto da guerra fria, período da geopolítica em que os Estados Unidos e a URSS exerciam a hegemonia. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a alternativa não descreve nenhum sistema internacional de poder; [C], porque não ocorreu hegemonia soviética no terceiro mundo, mas nos países socialistas; [D], porque a alternativa não descreve nenhum sistema internacional de poder.  

Resposta da questão 7:

 [A]

Somente a alternativa [A] está correta. A questão aponta para a Guerra Fria e a frase do historiador francês Raymond Aron “Guerra improvável, paz impossível” faz referência ao cenário Pós-Segunda Guerra Mundial quando começou a Guerra Fria, um conflito ideológico entre USA e URSS. Havia uma corrida armamentista e as duas potências possuíam bombas atômicas com poder de destruir a humanidade, daí a frase de uma guerra improvável e uma paz impossível.  

Resposta da questão 8:

 [D]

A questão remete a chegada do homem à lua, em julho de 1969, associada à Guerra Fria. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, começou a Guerra Fria, um conflito entre duas ideologias: o capitalismo liderado pelos EUA e o comunismo liderado pela URSS. Em 1957, comemorando os 40 anos da Revolução comunista de 1917, a URSS começou a corrida espacial ao lançar o primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik, e ao concretizar o primeiro voo espacial tripulado, com o astronauta Iúri Gagárin, em 1961. Em 1969, o homem pisou na lua pela primeira vez no Apollo 11 de Neil Armstrong. Essa corrida espacial também caracterizava a Guerra Fria.  

Resposta da questão 9:

 [B]

Somente a proposição [B] está correta. A questão aponta para o “Pan-africanismo e o Movimento da Negritude. Desde o século XV com as Grande Navegações e a subsequente colonização da América, os povos africanos foram vítimas da ganância capitalista europeia através da escravidão e de uma humilhante exploração além de serem vistos como inferiores. A partir da segunda metade do século XIX começou o Imperialismo que culminou em um Neocolonialismo. Novamente o continente Africano foi vítima da expansão colonialista das potências capitalistas no contexto da Segunda Revolução Industrial e do Capitalismo Monopolista e Financeiro. No final do século XIX e início do século XX surgiu o Pan-africanismo. Este foi um movimento de caráter filosófico, político, cultural e social cujo objetivo era a defesa dos povos africanos e afrodescendentes. Procurava estabelecer relações humanas justas pautadas no princípio da igualdade de direitos de todos os povos. Neste contexto surgiu o Movimento da Negritude, uma corrente literária que agregou escritores negros francófonos também com o escopo de defender e valorizar a cultura africana dentro e fora do continente Africano.  

Resposta da questão 10:

 [D]

A minoria branca que governava a África do Sul instituiu o Apartheid, um regime de segregação racial, para submeter os negros aos brancos no país. Durante a vigência de tal regime, além de não poder frequentar os mesmos lugares que os brancos, os negros eram obrigados a andar portando um passe para se deslocar pelas cidades.  






 

Comentários

  1. Arão gosto das suas atividades.Muito boa,claras de entender e são verdadeiras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca