Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Exercícios de fixação - Brasil Império

Enquanto a Europa vivia sua Era Revolucionária citada no texto, o Brasil promovia sua independência política e buscava organizar-se como Estado nacional. A respeito dessa fase da história brasileira, assinale a opção incorreta.
• a) Internamente liberal, a Revolução do Porto, em 1820, pôs fim ao absolutismo português e, simultaneamente, impôs a adoção de medidas para reverter o grau de relativa autonomia conquistado pela colônia brasileira. Daí ser essa revolução considerada fator determinante para a evolução dos acontecimentos que resultaria na declaração de independência do Brasil, em 1822.
• b) A onda liberal que leva às revoluções de 1830 na Europa também se fez presente no Brasil, embora adaptada às condições locais. Esse foi o quadro de adensamento da crise do Primeiro Reinado (1822-1831), que teve seu epílogo no afastamento (abdicação) de D. Pedro I.
• c) O embate entre os defensores do centralismo monárquico - concentração do poder na capital - e as posições federalistas, que advogavam mais autonomia das províncias, é fator significativo para a eclosão de movimentos em várias regiões do país, ao longo do período regencial.
• d) Ao contrário da Cabanagem, movimento armado conduzido pelas elites paraenses, a Revolução Farroupilha, longamente sustentada pelo Rio Grande do Sul, caracterizou-se como movimento essencialmente popular, do qual ricos estancieiros se recusaram a participar.
• e) Em meio à crise política prolongada, em larga medida alimentada pelo choque entre posições centralistas e federalistas, o período regencial chegou ao fim por meio de um golpe sem armas, materializado na antecipação da maioridade de D. Pedro II e na vitória dos defensores da monarquia parlamentar centralizada.

Comentário: (D) esta alternativa está incorreta pois caracteriza a farroupilha como uma revolta popular e sabemos que a motivação inicial congregava os interesses dos estancieiros brasileiros, fato que a afirmativa nega.
Como a questão pede a incorreta todas as outras estão corretas e suas afirmativas fornecem informações suficientes para o aluno responder a próxima questão. Como exercício use os comentários para assinalar a sua resposta e comentá-la.

UNIFESP 2007 REVOLTAS PERÍODO REGENCIAL
Como elemento comum aos vários movimentos insurrecionais que marcaram o período regencial (1831-1840), destaca-se
a) a oposição ao regime monárquico.
b) a defesa do regime republicano.
c) o repúdio à escravidão.
d) o confronto com o poder centralizado.
e) o boicote ao voto censitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados