Pular para o conteúdo principal

A Relação Entre a Coreia do Norte e a Rússia: Uma Parceria Estratégica de Poder Global

 

Parece que o líder norte-coreano, o Kim Jong-un, tá planejando visitar a Rússia esse mês. E é claro que que isso assunta o ocidente por vários motivos, ou seja,  deixa os EUA e seus aliados preocupados. É que o manda chuva norte coreano e Putin querem conversar sobre a Coreia do Norte possivelmente fornecer armas pra Rússia, pra apoiar a guerra deles na Ucrânia.

A primeira vista, faz todo sentido os dois fecharem esse acordo de armas. A Rússia tá desesperada atrás de munição e armas pra guerra, e a Coreia do Norte tem muito disso sobrando. Por outro lado, a Coreia do Norte tá precisando urgente de dinheiro e comida, com todas essas sanções. Então um acordo beneficiaria os dois lados.

Mas se você olhar mais a fundo, dá pra ver que isso pode ser o começo de uma cooperação mais próxima entre os dois países.

Os EUA já vinham alertando sobre esse possível acordo de armas, mas uma reunião do Kim com o Putin dá outra dimensão pra coisa. Como já vimos em um vídeo do canal, essas alianças apontam para uma relativa sedimentação de um grupo oposto ao multilateralismo na forma Como existe hoje.  O discurso antiocidental é apenas mais uma das agendas que ajudam a sedimentar alianças de estados que não se identificam com o Ocidente. A aproximação da Rússia com a Coreia do Norte se encaixa nessa agenda antiocidental.

A prioridade dos EUA agora é impedir que essas armas norte-coreanas cheguem na Ucrânia. Mas a Coreia do Sul tá mais preocupada com o que a Coreia do Norte vai ganhar em troca de vender armas pra Rússia.

Com a Rússia desesperada, o Kim pode cobrar caro. Talvez ele exija mais apoio militar da Rússia. Tem até esse boato de que os dois países poderiam fazer exercícios navais conjuntos com a China, que o Kim adoraria.

No futuro, o Kim também pode pedir armas russas avançadas. Mas o que mais preocupa é ele pedir tecnologia nuclear pra Rússia, pra desenvolver o programa nuclear norte-coreano.

Só que as autoridades da Coreia do Sul acham improvável que a Rússia topasse cooperar nesse nível, já que poderia ser arriscado pra eles lá na frente.

Mesmo sem vender armas, a Rússia pode acabar financiando o programa nuclear norte-coreano. Se eles pagarem com petróleo e comida, vão reanimar a economia norte-coreana e, consequentemente, o programa de armas deles.

Nos últimos 15 anos, construímos toda uma rede de sanções contra a Coreia do Norte pra impedir o desenvolvimento de armas de destruição em massa. Agora, a Rússia, como membro do Conselho de Segurança da ONU, poderia derrubar todo esse sistema.

Com o aumento das sanções, a Coreia do Norte ficou cada vez mais dependente da China. Só que o Kim nunca gostou de depender tanto dos chineses. Com a Rússia procurando aliados, ele vê aí uma chance de diversificar seu apoio.

E com a Rússia tão desesperada, o Kim acha que pode conseguir mais concessões de Moscou do que de Pequim. O Putin pode até concordar em ficar quieto se o Coreia do Norte fizer algum teste nuclear. Isso pode irritar o Xi Jinping.

Mas ainda não é certo que esse encontro vai rolar. O Kim raramente sai da Coreia do Norte. Ele é paranóico com segurança e acha essas viagens muito arriscadas. Da última vez que viajou, foi de trem blindado e levou dois dias pra atravessar a China.

Não está claro se os dois querem que o encontro seja tão privado. Pode ser que os EUA, ao vazar os planos, estejam tentando assustar o Kim e frustrar o encontro e o acordo.

Parte da estratégia dos EUA desde a invasão da Ucrânia tem sido vazar informações pra tentar impedir acordos. A Coreia do Norte e a Rússia negam que pretendem negociar armas. Provavelmente nenhum dos dois vai querer que o acordo vire assunto público.

Ficamos por aqui,  Ok, gente, um grande abraço do professor Arão Alves


CONHEÇA MEUS CURSOS:

1- Cursos de Nível Médio

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

Curso Completo de História do Brasil

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

ExPECx Curso de História

 

2- Cursos de Nível Superior

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/   

 

CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

 

Curso CACD 3ª Fase - Self-Service

 https://go.hotmart.com/S83400461R

 

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

#cacd #espcex #eceme #relaçõesinternacionais #geopolítica

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe