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Questões Comentadas - História - CACD 1ª Fase

 


1-     Lista 25 – Questão 8

A   A determinação e a autoconfiança que caracterizavam a forte personalidade do Patriarca o tornaram um dos poucos capazes de abordar as negociações com os ingleses sem insegurança ou sentimento de inferioridade. Nas instruções ao primeiro encarregado de negócios em Londres, Felisberto Caldeira Brant Pontes, futuro marquês de Barbacena, ele afirmou que o Brasil não temia as potências europeias e não dependia da Europa, pois possuíamos "tudo o que é necessário, importando apenas, das nações estrangeiras, objetos em sua maioria luxuosos". Considerando a institucionalização do recém independente Estado brasileiro, julgue como certo ou errado o seguinte item:

 

(     ) Diferente da experiência da Elite Criola na América espanhola, no Brasil, apesar da fase do Reino Unido, não fomos  capazes de desenvolver uma prática ou qualquer tipo de habilidade diplomática mínima interna, uma vez que essa atividade era exclusividade dos portugueses. Quando José Bonifácio assume a pasta dos negócios estrangeiros, não havia brasileiros educados para o governo, o que explica, parcialmente, a dificuldade encontrada pelo patriarca da Independência em fazer valer sua visão acerca de temas como o do reconhecimento de nossa independência

 


Ao Patriarca também foi atribuída a responsabilidade de organizar não apenas o Exército e a Marinha, mas também de separar os assuntos relacionados à guerra e a dos assuntos de Negócios Estrangeiros, estabelecendo assim a base do futuro Ministério das Relações Exteriores. A decisão de criar a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros precedeu o Grito do Ipiranga por vários meses. Naquela fase inicial modesta da nação em formação, a instituição diplomática era composta por apenas quatro oficiais na Corte, sendo um deles o oficial principal e dois auxiliares de porteiro. Essa pequena semente se tornaria a imponente árvore que hoje conhecemos como Itamaraty. Segundo Oliveira Lima, José Bonifácio já havia encontrado na antiga repartição "uma equipe de pessoas habilidosas e experientes após anos de intensa atividade". Dentre essas pessoas, seriam escolhidos encarregados de negócios e ministros como José Silvestre Rebelo, Moutinho e outros. É comentado que, ao contrário do resto da América, o Brasil teve uma fase preparatória no Reino Unido, na qual "os brasileiros foram praticamente educados para o governo, convivendo com mestres diplomatas como Palmela e discípulos como Gameiro Pessoa, que em 1815 foi despachado entre Paris e Viena, e em 1823 negociou o primeiro empréstimo brasileiro com a Casa Rothschild em Londres". Na mesma conferência sobre "Nossos diplomatas", o historiador e diplomata pernambucano afirmou que "os primeiros agentes do Império no exterior eram pessoas como Barbacena e Pedra Branca, nobres nossos, da Bahia, com tradições sólidas". No entanto, a situação não era exatamente assim, ou melhor, não se limitava a isso. Havia nobres, tanto daqui quanto do exterior, mas ao lado deles estavam pessoas como Antônio Gonçalves da Cruz, conhecido como Cabugá, um revolucionário pernambucano de 1817, nomeado cônsul brasileiro nos Estados Unidos devido ao seu reconhecido "patriotismo", e Antônio Manuel Corrêa da Câmara, um rio-grandense indicado como representante do efêmero Reino do Brasil em Buenos Aires. José Bonifácio não teve tempo para concluir o reconhecimento, mas deixou indícios suficientes nas negociações para que se possa imaginar como o processo teria sido diferente se ele tivesse permanecido no comando. Ao enviar Corrêa da Câmara a Buenos Aires em maio de 1822, ele o instruiu a convencer os líderes locais sobre as "inestimáveis vantagens" que poderiam resultar de uma "Confederação ou Tratado ofensivo e defensivo com o Brasil, para se opor, juntamente com os outros governos da América espanhola, às manobras engenhosas da Política Europeia...". Em seu livro sobre a política externa de José Bonifácio, João Alfredo dos Anjos destaca corretamente que o documento antecipou em um ano e meio o discurso de Monroe e delineou a possibilidade de uma ação conjunta na América do Sul. O comércio inglês "certamente sofreria se duvidasse em reconhecer a Independência do Brasil", já que o governo fecharia os portos para aqueles que se recusassem a reconhecer "o mesmo direito que todos os povos têm de se tornarem estados independentes". De acordo com essa abordagem de reciprocidade de interesses, ele também mencionou que a vigência das estipulações comerciais de 1810 dependia apenas da vontade livre do governo brasileiro, que continuava a observar "um tratado que qualquer outro governo consideraria caduco após a dissolução do pacto social e político que tornava o Brasil parte integrante da monarquia portuguesa". Por fim, em abril de 1823, ele tomou nota das manobras dilatórias dos britânicos e ordenou a Brant que deixasse Londres. Ele confiava que o reconhecimento era apenas uma questão de tempo, como de fato poderia ter sido, se a postura de firmeza tivesse durado tempo suficiente. Canning, por sua vez, admitiu mais de uma vez que não esperaria indefinidamente para garantir as vantagens comerciais no Brasil. Convicto de que o tempo estava a seu favor, Bonifácio não estava disposto a pagar um preço exorbitante que comprometesse a dignidade e a segurança do Império. Isso poderia ter acontecido se ele tivesse aceitado a proposta britânica de trocar o reconhecimento pela imediata abolição do tráfico de escravos, pois não havia condições políticas e econômicas para uma decisão tão radical. Gabarito:


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