Lista 85 - Questão 25
Os positivistas abolicionistas, como Miguel
Lemos, fundador do Apostolado Positivista do Rio de Janeiro, tinham como
referência ideológica central a divulgação sistemática do pensamento de Auguste
Comte e de seu sucessor Pierre Laffitte. Eles consideravam a escravidão e a
monarquia sobrevivências anacrônicas de estágios anteriores da evolução das
sociedades. Recrutaram muitos de seus adeptos entre os egressos e estudantes de
Engenharia, inclusive os alunos de Benjamim Constant na Escola Militar. Estes
eram frequentemente de origem mais humilde do que os membros típicos da elite
imperial e foram se constituindo como o núcleo de questionamento do regime nas
fileiras do Exército. No que diz respeito ao período que sucede à Guerra do
Paraguai e aos movimentos políticos e intelectuais do período, julgue como
correto (C) ou incorreto (E) o seguinte item:
( ) Após o governo conservador de Rio Branco,
houve resistência à mudança política, postergando a abolição da escravidão,
diluindo reformas políticas e reafirmando o catolicismo como religião oficial.
O partido Republicano fortaleceu-se, assim como o movimento abolicionista,
enquanto os militares mostraram inquietação. A geração de 1870 refletiu a
efervescência social e política, composta por diversos grupos marginalizados. A
crise da ordem imperial e a "ordem contestada" revelaram as
manifestações de insatisfação com a estrutura política.
Após o bem-sucedido período do gabinete conservador de Rio Branco (1871-1875), que implementou reformas moderadas, a vida política passou a ser marcada pela resistência à mudança. A abolição da escravidão foi adiada indefinidamente, as propostas de reforma política foram diluídas e o catolicismo foi reafirmado como religião oficial do Estado, a despeito da crise religiosa. A antiga disputa entre os partidos políticos perdeu força, pois as realizações bem-sucedidas do reformismo de Rio Branco "roubaram" as bandeiras dos liberais, deixando-lhes pouco espaço para atuar. Quando retornaram ao governo em 1878 com o gabinete Sinimbu, isso foi apenas uma demonstração do poder moderador, e as críticas mais profundas ao sistema institucional se tornaram letra morta. A mobilização intelectual da geração de 1870 deve ser entendida como parte da efervescência social e política da época, que desafiava o sistema dominante. O partido Republicano ganhou força, especialmente na Corte, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O movimento abolicionista ganhou estrutura e os militares demonstraram inquietação. Após descrever e analisar a crise da ordem imperial no primeiro capítulo, a autora aborda, no segundo capítulo, "a ordem contestada", apresentando sua visão sobre a geração de 1870 e os diferentes grupos que a compunham. Destacando a diversidade das origens sociais de seus membros, que incluíam tanto setores ascendentes como estagnados e em declínio, Alonso examina o período como um conjunto de manifestações de grupos distintos, mas unidos por uma situação de relativa marginalização diante da estrutura de poder político vigente. Gabarito: CERTO!
Bons estudos,
Professor Arão Alves
CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/
CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/
Questões semanais e correção personalizada
Curso CACD 3ª Fase - Self-Service
https://go.hotmart.com/S83400461R
CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD
CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva
Comentários
Postar um comentário