Pular para o conteúdo principal

História - CACD - Questões Comentadas

 


    Lista 85 - Questão 25

       Os positivistas abolicionistas, como Miguel Lemos, fundador do Apostolado Positivista do Rio de Janeiro, tinham como referência ideológica central a divulgação sistemática do pensamento de Auguste Comte e de seu sucessor Pierre Laffitte. Eles consideravam a escravidão e a monarquia sobrevivências anacrônicas de estágios anteriores da evolução das sociedades. Recrutaram muitos de seus adeptos entre os egressos e estudantes de Engenharia, inclusive os alunos de Benjamim Constant na Escola Militar. Estes eram frequentemente de origem mais humilde do que os membros típicos da elite imperial e foram se constituindo como o núcleo de questionamento do regime nas fileiras do Exército. No que diz respeito ao período que sucede à Guerra do Paraguai e aos movimentos políticos e intelectuais do período, julgue como correto (C) ou incorreto (E) o seguinte item:

 

(   ) Após o governo conservador de Rio Branco, houve resistência à mudança política, postergando a abolição da escravidão, diluindo reformas políticas e reafirmando o catolicismo como religião oficial. O partido Republicano fortaleceu-se, assim como o movimento abolicionista, enquanto os militares mostraram inquietação. A geração de 1870 refletiu a efervescência social e política, composta por diversos grupos marginalizados. A crise da ordem imperial e a "ordem contestada" revelaram as manifestações de insatisfação com a estrutura política.

 



Após o bem-sucedido período do gabinete conservador de Rio Branco (1871-1875), que implementou reformas moderadas, a vida política passou a ser marcada pela resistência à mudança. A abolição da escravidão foi adiada indefinidamente, as propostas de reforma política foram diluídas e o catolicismo foi reafirmado como religião oficial do Estado, a despeito da crise religiosa. A antiga disputa entre os partidos políticos perdeu força, pois as realizações bem-sucedidas do reformismo de Rio Branco "roubaram" as bandeiras dos liberais, deixando-lhes pouco espaço para atuar. Quando retornaram ao governo em 1878 com o gabinete Sinimbu, isso foi apenas uma demonstração do poder moderador, e as críticas mais profundas ao sistema institucional se tornaram letra morta. A mobilização intelectual da geração de 1870 deve ser entendida como parte da efervescência social e política da época, que desafiava o sistema dominante. O partido Republicano ganhou força, especialmente na Corte, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O movimento abolicionista ganhou estrutura e os militares demonstraram inquietação. Após descrever e analisar a crise da ordem imperial no primeiro capítulo, a autora aborda, no segundo capítulo, "a ordem contestada", apresentando sua visão sobre a geração de 1870 e os diferentes grupos que a compunham. Destacando a diversidade das origens sociais de seus membros, que incluíam tanto setores ascendentes como estagnados e em declínio, Alonso examina o período como um conjunto de manifestações de grupos distintos, mas unidos por uma situação de relativa marginalização diante da estrutura de poder político vigente. Gabarito: CERTO!

Bons estudos,

Professor Arão Alves


CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/   

 

CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

Curso CACD 3ª Fase - Self-Service

 https://go.hotmart.com/S83400461R

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W


CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva


#cacd #ofchan #questõescomentadas #revisãodehistória #históriacacd #institutoriobranco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...