Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas - CACD - História

 


Lista 18 - Questão 25

No século XIX, após a conquista da independência em 1776, os Estados Unidos da América empenharam-se na tarefa de consolidar sua identidade nacional. Ao longo desse período, enfrentaram e superaram diversos desafios. Entretanto, o país foi imerso em uma gigantesca guerra civil que expôs diferenças profundas e aparentemente irreconciliáveis entre as regiões Sul e Norte. O cerne dessa divergência residia no modelo de desenvolvimento econômico adotado, que colocava em pauta a questão crítica da escravidão. A eleição de 1860, que culminou na vitória de Abraham Lincoln, exacerbou os debates em torno da instituição da escravidão, levando ao ponto crucial que desencadeou a Guerra de Secessão. Nesse contexto, o embate entre os defensores e os opositores da escravidão aprofundou as divisões entre os estados sulistas e nortistas. No que concerne à história norte-americana no século XIX, julgue a seguinte afirmativa como certa ou errada:

 

(     ) O governo de Andrew Jackson conduziu os EUA a uma democracia de massas, e suas propostas inovadoras — universalização do voto, demarcação de terras indígenas e grandes obras públicas — angariaram o que antes parecia impossível: o apoio de democratas e republicanos, de lideranças sulistas e nortistas

 



É importante destacar que o sistema de "spoils system" implementado por Jackson visava premiar seus apoiadores políticos com cargos públicos, o que contribuiu para aumentar a participação popular e aprofundar o alcance da democracia de massas. No entanto, ao mesmo tempo que suas políticas promoveram maior participação popular na política, elas também perpetuaram a exclusão de grupos marginalizados, como os negros, que não tinham acesso ao voto nem às oportunidades políticas. O Partido Republicano foi fundado em 1854, após o término do governo de Jackson, e se tornou um ator importante na história política dos EUA ao longo do século XIX. Jackson encarna essa ideia de self made men do Sul, que não faz parte da aristocracia da terra, e que defende a ocupação de terras indígenas e participação maciça da população americana baseada na igualdade formal (excluindo os negros). Gabarito: Errado!!


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/   

 

CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

Curso CACD 3ª Fase - Self-Service

 https://go.hotmart.com/S83400461R

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva



#cacd #questõesdeconcurso #diplomacia #questõesdifíceis #históriacacd #diplomacia #questõescomentadas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...