Pular para o conteúdo principal

Geografia e História: Questões de Revisão - Geography and History: Review Questions.

 


1-     1-É possível afirmar que nos primeiros anos do regime militar houve continuidade da PEB em relação ao continente africano? Justifique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-    2- É possível afirmar que a sociedade brasileira teve limitada participação no processo Constituinte, na medida em que apenas os parlamentares podiam apresentar emendas ao projeto da Constituição?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-    3-Podemos afirmar que a região onde situa-se o quadriláfero ferrífero é uma área carente de recursos hídricos?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4-    4- Podemos afirmar que a  pan-região da Euráfrica, sob liderança alemã, englobava a Rússia, subordinada aos imperativos geopolíticos das potências europeias?

 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1-Is it possible to say that in the early years of the military regime there was continuity of the PEB in relation to Africa? Justify.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Is it possible to say that Brazilian society had limited participation in the Constituent process, in that only parliamentarians could present amendments to the Constitution project?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Can we say that the region where the iron quadrilateral is located is an area lacking in water resources?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Can we say that the pan-region of Eurafrica, under German leadership, included Russia, subordinate to the geopolitical imperatives of the European powers?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Comentário da questão 1:

Não.

O país busca estreitar os laços bilaterais com as grandes potências, no âmbito multilateral a diplomacia brasileira busca interagir na UNCTAD e no G- 77, sem, no entanto, estreitar laços políticos com a África, em rompimento com a PEI.

 Comentário da questão 2:

Não!!

As propostas eram elaboradas tanto por grupos de cidadãos do país quanto por grupos já anteriormente organizados (como empresários e latifundiários, por exemplo), que através de lobbies (forma de pressão econômica e política) polarizaram o debate sobre temas importantes e polêmicos como a reforma agrária, a duração de mandatos eletivos e estrutura do estado, os poderes atribuídos às forças armadas, o acesso à educação e à saúde etc.

 

Comentário da questão 3:

 

O potencial hídrico subterrâneo no Quadrilátero Ferrífero é conhecido desde os primórdios da ocupação da região devido à abundância e qualidade das águas das nascentes, e no século XIX foi um dos fatores que qualificaram Belo Horizonte como futura capital do estado, em substituição a Ouro Preto. Potencial Hidro geológico no Quadrilátero Ferrífero

encontram-se drenagens associadas a duas das mais importantes bacias hidrográficas

de Minas Gerais, a do rio Doce e a do rio São Francisco (rio das Velhas e rio Paraopeba).

 

Resposta da questão 4:

NÃO!!!

Note como a Rússia estaria na Pan-eurasian e não na pan- EuroAfrican

 

Response to question 1: 

No, it is not possible to say that there was continuity of the PEB in relation to Africa during the early years of the military regime. According to the comment provided, the country sought to strengthen bilateral ties with major powers in a multilateral context by interacting with UNCTAD and G-77, but did not seek to strengthen political ties with Africa, breaking with the PEI.

 

2-Is it possible to say that Brazilian society had limited participation in the Constituent process, in that only parliamentarians could present amendments to the Constitution project?

Response to question 2:

No, it is not possible to say that Brazilian society had limited participation in the Constituent process. According to the comment provided, proposals were elaborated by both groups of citizens and already organized groups (such as entrepreneurs and landlords) who polarized the debate on important and controversial issues such as land reform, the duration of elective mandates and state structure, the powers granted to the armed forces, access to education and health, etc. through lobbies (form of economic and political pressure).

  

Response to question 3:

No, it is not possible to say that the region where the iron quadrilateral is located is an area lacking in water resources. According to the comment provided, the region has a known underground water potential due to the abundance and quality of the water from the springs, and in the 19th century it was one of the factors that qualified Belo Horizonte as the future capital of the state, replacing Ouro Preto. The hydrogeological potential in the iron quadrilateral is associated with two of the most important hydrographic basins in Minas Gerais, the Doce river and the São Francisco river (rio das Velhas and rio Paraopeba).

 

Response to question 4:

No, it is not possible to say that the pan-region of Eurafrica, under German leadership, included Russia, subordinate to the geopolitical imperatives of the European powers. According to the comment provided, Russia would be in the Pan-Eurasian region and not in the Pan-EuroAfrican region.


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...