Pular para o conteúdo principal

Conferência de Bandung - The Bandung Conference

 

Em abril de 1955, 29 países afro-asiáticos se reuniram em Bandung, Indonésia para uma conferência chamada Conferência de Bandung. Eles queriam a independência total de territórios ainda sob controle de outros países e se opunham às guerras e ao apoio das grandes potências. Eles também falaram sobre a importância do desenvolvimento econômico. A Conferência de Bandung foi importante porque marcou o início do movimento de países chamado "Terceiro Mundo" no cenário internacional. Este movimento foi composto por países que, apesar de serem capitalistas e comunistas,  se opunham ao domínio das potências ocidentais e orientais, ou seja, eram contra o alinhamento automático aos blocos americanos e Soviético.

A Conferência de Bandung também foi importante porque contribuiu para a consolidação do neutralismo, um movimento político que defendia a neutralidade dos países em conflitos internacionais.

Em 1961, outra conferência foi realizada na Iugoslávia e contou com a participação de países como Cuba, Iugoslávia e Chipre. Eles se opunham ao controle das grandes potências e queriam mudanças na ordem política e econômica mundial. Líderes como Tito, Nasser, Sukharno, Nerhu e Nkrumah foram importantes nesse movimento.

É importante notar que a Conferência de Bandung e a I Conferência dos Países Não Alinhados são eventos históricos significativos, pois marcaram o surgimento de um novo bloco de países no cenário internacional, que se opunha ao domínio das grandes potências e buscava uma nova ordem mundial mais justa e equilibrada.


In April 1955, 29 African and Asian countries gathered in Bandung, Indonesia for a conference called the Bandung Conference. They wanted full independence for territories still under the control of other countries and opposed wars and support from major powers. They also spoke about the importance of economic development. The Bandung Conference was important because it marked the beginning of a movement of countries called the "Third World" on the international scene. This movement was composed of countries that, despite being capitalist and communist, opposed the dominance of Western and Eastern powers, i.e. they were against automatic alignment with the American and Soviet blocs.

The Bandung Conference was also important because it contributed to the consolidation of neutralism, a political movement that defended the neutrality of countries in international conflicts.

In 1961, another conference was held in Yugoslavia and featured participation from countries like Cuba, Yugoslavia, and Cyprus. They opposed control by major powers and wanted changes in the global political and economic order. Leaders such as Tito, Nasser, Sukharno, Nerhu, and Nkrumah were important in this movement.

It is important to note that the Bandung Conference and the First Conference of Non-Aligned Countries are significant historical events, as they marked the emergence of a new bloc of countries on the international scene that opposed the dominance of major powers and sought a more just and balanced global order.

#cacd #cpcaem #abin #fuvest #espcex 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe