Pular para o conteúdo principal

Vigiar e Punir (resumo) - Discipline and Punish (summary) Michel Foucault

 


Vigiar e Punir (resumo) - Discipline and Punish (summary) Michel Foucault

"Vigiar e Punir" é um livro escrito por Michel Foucault em 1975, que examina a história da justiça penal e o surgimento do sistema carcerário moderno. O livro se concentra principalmente na França do século XVIII e XIX, mas também aborda questões globais sobre o papel da punição na sociedade. Foucault argumenta que a punição tem evoluído ao longo dos séculos, passando de uma forma de vingança pela ofensa cometida para uma forma de correção e prevenção. Ele argumenta que essa evolução foi influenciada pelas mudanças na estrutura social e econômica da sociedade. Além disso, ele argumenta que a forma de punição também foi afetada pelo surgimento de uma sociedade disciplinar, onde as pessoas são constantemente vigiadas e controladas através de mecanismos de poder cada vez mais sofisticados.

O livro também discute a evolução da prisão como forma de punição. Antigamente, as pessoas eram torturadas ou mortas como punição, mas com o tempo, a prisão se tornou a forma dominante de punição. Foucault argumenta que a prisão não é apenas uma forma de punir, mas também é usada para controlar e disciplinar a sociedade. Ele argumenta que a prisão se tornou um mecanismo de poder para controlar os indivíduos e a sociedade.

Foucault também discute como a polícia e a justiça penal se tornaram mais profissionais e sistematizadas, e como isso levou a uma maior vigilância e controle da sociedade. Ele argumenta que a sociedade moderna é governada por uma "microfísica do poder", onde as pessoas são constantemente vigiadas e controladas através de mecanismos de poder cada vez mais sofisticados.

Em resumo, "Vigiar e Punir" oferece uma análise histórica e crítica da evolução da justiça penal e do sistema carcerário, argumentando que esses sistemas são usados não apenas para punir os criminosos, mas também para controlar e disciplinar a sociedade. O livro é considerado uma obra-chave na análise dos mecanismos de poder e controle na sociedade moderna.

"Discipline and Punish" is a book written by Michel Foucault in 1975 that examines the history of criminal justice and the emergence of the modern prison system. The book primarily focuses on 18th and 19th century France, but also addresses broader issues about the role of punishment in society. Foucault argues that punishment has evolved over time, moving from a form of revenge for the offense committed to a form of correction and prevention. He argues that this evolution has been influenced by changes in society's social and economic structure. Additionally, he argues that the form of punishment has also been affected by the emergence of a disciplinary society, where people are constantly monitored and controlled through increasingly sophisticated mechanisms of power.

The book also discusses the evolution of prison as a form of punishment. In the past, people were tortured or killed as punishment, but over time, prison became the dominant form of punishment. Foucault argues that prison is not only a form of punishment, but also used to control and discipline society. He argues that prison has become a mechanism of power to control individuals and society.

Foucault also discusses how the police and criminal justice system have become more professionalized and systematized, and how this has led to increased surveillance and control of society. He argues that modern society is governed by a "microphysics of power," where people are constantly monitored and controlled through increasingly sophisticated mechanisms of power.

In summary, "Discipline and Punish" offers a historical and critical analysis of the evolution of criminal justice and the prison system, arguing that these systems are used not only to punish criminals, but also to control and discipline society. The book is considered a key work in the analysis of power and control mechanisms in modern society.


CONHEÇA MEUS CURSOS:

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe