Pular para o conteúdo principal

Questões discursivas 2018 - questões comentadas


Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal:

https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1




1. (Pucrj 2018) 



A Revolução Russa foi um dos mais importantes eventos do século XX, e os historiadores apresentaram, ao longo do tempo, diversas interpretações sobre os acontecimentos iniciados em 1917. A história do socialismo na Rússia foi movida por uma série de contradições e conflitos, internos e externos, que levaram o país a um determinado modelo de socialismo.

A charge acima mostra Lênin, líder do grupo bolchevique, varrendo do planeta Terra aqueles que seriam os adversários do socialismo.

Considerando a imagem,

a) Identifique dois “inimigos” do socialismo representados entre aqueles que estavam sendo “varridos” por Lênin.
b) Explique uma consequência da vitória dos socialistas para a sociedade russa.


Resposta:

a) A imagem apresenta, pelo menos, quatro inimigos do socialismo russo: a monarquia russa, a aristocracia (tanto russa quanto de outras monarquias inimigas da revolução), a igreja católica ortodoxa russa e a burguesia russa.
b) A principal consequência foi a queda do czarismo russo e a adoção de um regime republicano comunista.



  
2. (Pucrj 2018)  No período entre guerras com a eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência da República, em 1933, os EUA anunciaram um novo tempo e uma nova política para a América Latina, conhecida como “política da boa vizinhança”.

a) Explique a novidade trazida pela “política da boa vizinhança”.
b) Identifique uma razão para a mudança da política externa norte-americana em relação à América Latina neste período.


Resposta:

a) A novidade era o fato de que, ao adotar a Política da Boa Vizinhança, os EUA adotaram, também, uma postura de não intervenção nos países latino-americanos, em especial de não intervenção militar. Sendo assim, o direito jurídico dos países latino-americanos seria respeitado pelos EUA a partir do estabelecimento de relações políticas e econômicas.

b) A razão era econômica: os países latino-americanos eram fundamentais na recuperação dos EUA pós Crise de 1929, por serem, ao mesmo tempo, potenciais mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.



  
3. (Uerj 2017) 


Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente.

Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII.


Resposta:

O primeiro mapa aponta elementos da paisagem natural da costa brasileira como a fauna e a flora enquanto o segundo mapa apresenta o brasão da coroa portuguesa e menciona os nomes de localidades e acidentes. No século XVI ocorreu o início da Conquista, criação das Capitanias Hereditárias, Governo Geral, início da plantação da cana-de-açúcar, surgimento de vilas e cidades, entre outras medidas. No século XVII, podemos destacar a expansão da lavoura canavieira, ampliação do uso de africanos na condição de escravos, a expansão para o interior, as invasões holandesas no Nordeste brasileiro, etc.



  
4. (Unesp 2017)  Caracterize os sistemas administrativos de capitanias hereditárias e de governo geral empregados na colonização brasileira. Indique duas diferenças entre esses sistemas.  


Resposta:

O regime de Capitanias tinha nomeação real e transmissão hereditária, bem como era caracterizado por uma descentralização administrativa.
Já o sistema de Governo Geral tinha nomeação real e a autoridade do governador era real e centralizada e, por isso, se sobrepunha ao poder dos capitães donatários.



  
5. (Ufpr 2017)  A primeira metade do século XIX foi um período que se caracterizou, entre outras coisas, pelo despoletar de uma série de rebeliões escravas no Brasil. A “revolta dos malês”, em 1835, em Salvador, na Bahia, pode ser contabilizada como uma das mais significativas.

Caracterize o contexto político e social da Salvador da época abolicionista, assim como os participantes da revolta, justificando por que essa revolta pode ser contabilizada como “uma das mais significativas”.


Resposta:

A revolta dos Malês ocorreu na Bahia em 1835, porém outras já havia acontecido na região. O termo “imalê” é de origem africana (iorubá) e significa “muçulmano”. Os principais representantes dessa revolta foram os negros islâmicos que atuavam em atividades livres (negros de ganho, carpinteiros, artesãos, alfaiates, pequenos comerciantes, entre outras). Os negros estavam insatisfeitos com a escravidão, a exploração e a imposição do catolicismo, lutavam pela liberdade religiosa, confisco dos bens dos brancos, fim da escravidão e a implantação de uma República Islâmica. Por esses motivos, foi uma das mais importantes revoltas. Vale destacar a participação de liderança feminina e negra na figura de Luiza Mahin. O movimento fracassou e seus líderes foram violentamente reprimidos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca