Pular para o conteúdo principal

Questões de História: Política de Apaziguamento e os Caminhos para a Segunda Guerra Mundial - Prepare-se para o CACD e ECEME e Concursos de História

 


  1. À luz de seus conhecimentos sobre a política de apaziguamento, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:
    O Acordo de Munique, que resultou na anexação dos Sudetos pela Alemanha em 1938, foi celebrado com a participação direta da União Soviética, o que evitou a ocupação total da Tchecoslováquia pela Alemanha.
    ( ) Certo
    ( ) Errado


  1. Considerando o contexto diplomático europeu da década de 1930, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:
    A crise dos Sudetos foi particularmente complexa para a Alemanha, pois a Tchecoslováquia possuía alianças militares robustas com a França e a União Soviética, além de uma geografia favorável à defesa contra uma invasão alemã.
    ( ) Certo
    ( ) Errado


  1. Com base em seus conhecimentos sobre a política externa da Alemanha nazista, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:
    Adolf Hitler inicialmente buscava a autonomia dos Sudetos, mas, após negociações com as potências ocidentais, passou a exigir a anexação imediata da região ao Terceiro Reich.
    ( ) Certo
    ( ) Errado


  1. Considerando o papel da França e do Reino Unido na crise da Tchecoslováquia, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:
    (    ) A política de apaziguamento adotada por França e Reino Unido, ao pressionarem a Tchecoslováquia a ceder os Sudetos, foi uma tentativa de evitar a escalada do conflito e preservar a integridade do sistema europeu de segurança coletiva.
    ( ) Certo
    ( ) Errado


  1. Considerando a sequência de eventos que culminaram na Segunda Guerra Mundial, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:
    A ocupação dos Sudetos pela Alemanha, com a aceitação das potências ocidentais, demonstrando o fracasso da proposta Wilsoniana de Sociedade das Nações, fortaleceu o sistema de segurança europeu e garantiu uma paz duradoura ao tornar a ruptura entre Alemanha e URSS  um fator de reequilíbrio geopolítico.
    ( ) Certo
    ( ) Errado


Gabarito comentado:

  1. Resposta: Errado
    Comentário: O Acordo de Munique foi firmado sem a participação da União Soviética e, mais notavelmente, sem a participação da própria Tchecoslováquia. A exclusão da União Soviética foi simbólica, pois o país mantinha um pacto de defesa com a Tchecoslováquia, que dependia da intervenção da França para ser acionado. A ausência de Moscou nas negociações contribuiu para o enfraquecimento da posição tchecoslovaca e para a legitimação das demandas expansionistas alemãs. Menos de seis meses após o acordo, a Alemanha ocupou o restante da Tchecoslováquia, evidenciando que o pacto de Munique não evitou a ocupação alemã, mas apenas adiou o confronto.


  1. Resposta: Certo
    Comentário: A Tchecoslováquia tinha acordos de defesa com a França e a União Soviética, e sua geografia, marcada por cadeias montanhosas ao longo da fronteira com a Alemanha, oferecia uma defesa natural estratégica. Essas condições tornavam a crise dos Sudetos mais complexa do que a anexação da Áustria, que já havia sido efetivada. A hesitação francesa em apoiar militarmente a Tchecoslováquia, juntamente com a dependência do pacto tcheco-soviético da ação francesa, isolou Praga diplomaticamente. Esses fatores exerceram uma pressão externa significativa sobre o governo tcheco, forçando-o a ceder às demandas de Hitler.


  1. Resposta: Certo
    Comentário: Inicialmente, a demanda de Hitler limitava-se à autonomia dos Sudetos. No entanto, ao longo das negociações, ele radicalizou sua posição, exigindo a anexação imediata da região. Isso revelou a estratégia expansionista da Alemanha nazista e o desrespeito crescente de Hitler aos compromissos internacionais. A pressão sobre os governos britânico e francês aumentou consideravelmente à medida que Hitler intensificou suas exigências, culminando na Conferência de Munique, onde suas reivindicações foram aceitas. Esse foi um passo decisivo na desestabilização da ordem internacional da época.


  1. Resposta: Certo
    Comentário: A política de apaziguamento defendida por Neville Chamberlain, no Reino Unido, e Édouard Daladier, na França, buscava evitar um novo grande conflito na Europa. A ideia subjacente era que, ao ceder às demandas de Hitler, as potências ocidentais poderiam manter a paz. Entretanto, a Tchecoslováquia foi pressionada a aceitar termos que enfraqueceram significativamente sua posição estratégica e diplomática. Essa política não revitalizou o sistema de segurança europeu, que já estava fragilizado desde a remilitarização da Renânia, e, em vez disso, abriu caminho para a expansão territorial alemã e para o desenrolar da Segunda Guerra Mundial.


  1. Resposta: Errado
    Comentário: A ocupação dos Sudetos, ao invés de reforçar o sistema de segurança europeu, acelerou o colapso da ordem internacional estabelecida após a Primeira Guerra Mundial. Ao ceder às exigências da Alemanha, as potências ocidentais demonstraram não estar dispostas a confrontar a agressão nazista, o que encorajou Hitler a prosseguir com sua política expansionista. Menos de seis meses após o Acordo de Munique, a Alemanha invadiu o restante da Tchecoslováquia, desafiando abertamente as promessas de paz e sinalizando um passo crucial para o início da Segunda Guerra Mundial.

CONHEÇA MEUS CURSOS:

1- Cursos de Nível Médio

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc. 

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser.

https://hotm.art/nXDahch

 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug

 

2- Cursos de Nível Superior

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

https://go.hotmart.com/U58159448S

 

CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

Questões semanais e correção personalizada

 

Curso CACD 3ª Fase - Self-Service

 https://go.hotmart.com/S83400461R

  

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

 

EcoMaster Mentor: Domine a Economia com o Melhor Treinamento Personalizado!

Está se preparando para concursos de economia e quer garantir sua aprovação?

Conheça o EcoMaster Mentor, seu novo guia de estudos que utiliza a avançada tecnologia GPT 4.0omni para oferecer um treinamento personalizado e de alto nível. Baseado nos livros mais renomados de introdução à economia, micro e macroeconomia, além de História econômica brasileira, o EcoMaster Mentor transforma seus estudos em uma experiência interativa e didática.

https://go.hotmart.com/C93799212M

#História #SegundaGuerraMundial #Apaziguamento #AcordoDeMunique #Sudetos #ConcursosPúblicos #CACD #ECEME #Diplomacia #RelaçõesInternacionais #HistóriaParaConcursos #EstudosDeHistória #ConflitosMundiais #Geopolítica #PreparaçãoParaConcursos #HistóriaEuropeia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe