Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas de História da Política Externa Brasileira - Rio Branco


1- Considerando seus conhecimentos sobre a política territorial brasileira, julgue a seguinte afirmativa:

( ) O Barão do Rio Branco sempre preferiu a arbitragem para resolver as disputas de fronteira, uma vez que ela garantiu vitórias importantes ao Brasil, como no caso das Palmas e do Amapá.


2- Considerando seus conhecimentos sobre as controvérsias fronteiriças da Primeira República, julgue a seguinte afirmativa:

( ) O princípio do "uti possidetis de facto", defendido por Rio Branco, afirmava que as fronteiras brasileiras deveriam ser baseadas na ocupação efetiva do território na época da independência.


3- Considerando seus conhecimentos sobre a atuação diplomática de Rio Branco, julgue a seguinte afirmativa:

( ) Rio Branco se posicionou contra a aplicação dos princípios da Conferência de Berlim (1885) nas questões de fronteira sul-americanas, considerando-os inadequados para a realidade da região.


4- Considerando seus conhecimentos sobre a diplomacia fronteiriça de Rio Branco, julgue a seguinte afirmativa:

( ) A resolução do litígio do Acre com a Bolívia foi baseada no apoio dos Estados Unidos, que influenciaram diretamente as negociações para favorecer o Brasil.


5- Considerando seus conhecimentos sobre a política externa da Primeira República, julgue a seguinte afirmativa:

( ) O sucesso da política territorial de Rio Branco se deveu, em grande parte, à sua estratégia de evitar conflitos armados e priorizar soluções diplomáticas nas questões fronteiriças.


6- Considerando seus conhecimentos sobre as estratégias diplomáticas de Rio Branco, julgue a seguinte afirmativa:

( ) O Tratado de Santo Ildefonso foi amplamente aceito por Rio Branco como base para as negociações de fronteira com países hispano-americanos.


7- Considerando seus conhecimentos sobre o caso Pirara, julgue a seguinte afirmativa:

( ) A decisão do rei da Itália no litígio do Pirara foi amplamente favorável ao Brasil, assegurando a maior parte do território em disputa.


8- Considerando seus conhecimentos sobre as relações Brasil-Uruguai no início do século XX, julgue a seguinte afirmativa:

( ) A retificação da fronteira com o Uruguai em 1909 representou uma ruptura com o princípio da perpetuidade dos tratados de fronteira, defendido anteriormente pelo Brasil.


9- Considerando seus conhecimentos sobre a abordagem diplomática de Rio Branco, julgue a seguinte afirmativa:

( ) Rio Branco sempre evitou o uso da arbitragem internacional, preferindo resolver todas as questões por meio de negociações bilaterais.


10- Considerando seus conhecimentos sobre o impacto da questão do Pirara na diplomacia brasileira, julgue a seguinte afirmativa:

( ) A derrota parcial no caso Pirara levou Rio Branco a adotar uma postura mais cautelosa com árbitros europeus em questões de fronteira, preferindo árbitros americanos.


Gabarito e Comentários

1- Resposta: Errado.
Comentário: Embora o Barão tenha utilizado a arbitragem em disputas como Palmas e Amapá, após a decepção com a questão do Pirara, ele passou a preferir negociações diretas, evitando a arbitragem sempre que possível.
Dica para lembrar: "Arbitragem, só em último caso!"


2- Resposta: Certo.
Comentário: O Barão do Rio Branco defendia o uti possidetis de facto, que estabelecia a posse efetiva do território como base para negociações de fronteira, o que foi fundamental na definição das fronteiras com países vizinhos, como no caso da Bolívia e da França.
Dica para lembrar: "Posse de fato, fronteira no ato!"


3- Resposta: Certo.
Comentário: O Barão do Rio Branco rejeitou a aplicação dos princípios de Berlim, que priorizavam a ocupação efetiva de territórios, argumentando que esses princípios não se aplicavam ao contexto sul-americano e poderiam comprometer grandes áreas brasileiras pouco habitadas, como a Amazônia.
Dica para lembrar: "Princípios de Berlim, aqui não têm fim!"


4- Resposta: Errado.
Comentário: A questão do Acre foi resolvida por meio do Tratado de Petrópolis, em uma negociação direta entre Brasil e Bolívia. O Brasil adquiriu o território em troca de compensações financeiras e territoriais, sem intervenção direta dos Estados Unidos.
Dica para lembrar: "No Acre, Brasil e Bolívia fizeram o pacto sem intriga."


5- Resposta: Certo.
Comentário: A política de Rio Branco foi marcada pela resolução pacífica de disputas fronteiriças. Ele preferiu negociações diretas e acordos diplomáticos, evitando o uso da força e garantindo importantes vitórias para o Brasil, como no caso do Amapá, Acre e Palmas.
Dica para lembrar: "Diplomacia em primeiro lugar, fronteiras sem guerrear."


6- Resposta: Errado.
Comentário: Rio Branco rejeitava o Tratado de Santo Ildefonso como base principal para as negociações de fronteira, defendendo o critério do uti possidetis de facto. Ele considerava que a ocupação efetiva do território tinha maior relevância do que tratados coloniais desatualizados.
Dica para lembrar: "Uti possidetis, a regra que Rio Branco quis."


7- Resposta: Errado.
Comentário: A arbitragem do rei da Itália no caso Pirara favoreceu o Reino Unido, que obteve mais do que o Brasil havia conseguido antes da arbitragem. O resultado foi visto como uma derrota para o Brasil, apesar dos esforços de Joaquim Nabuco.
Dica para lembrar: "No Pirara, vitória não veio para nossa pátria."


8- Resposta: Certo.
Comentário: Em 1909, Rio Branco rompeu com o princípio da perpetuidade dos tratados de fronteira ao negociar a retificação da fronteira com o Uruguai, demonstrando seu pragmatismo e disposição para revisar acordos quando necessário.
Dica para lembrar: "Perpetuidade? Só se for necessidade!"


9- Resposta: Errado.
Comentário: Embora Rio Branco preferisse a negociação direta, ele recorreu à arbitragem internacional em casos como Palmas e Amapá, onde obteve resultados favoráveis. Apenas após a questão do Pirara ele passou a evitar esse método.
Dica para lembrar: "Arbitragem só se for de grande vantagem."


10- Resposta: Certo.
Comentário: Após a decisão desfavorável no caso Pirara, Rio Branco passou a desconfiar dos árbitros europeus, preferindo árbitros americanos, como demonstrado em suas instruções para a III Conferência Internacional Americana.
Dica para lembrar: "Com europeus, arbitrar não é o mais seguro que se viu."

#cacd #diplomacia #questoescomentadas #questoesdehistoria #eceme

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe