Pular para o conteúdo principal

Ditadura Militar, Presidente Médici, Milagre Econômico e Anos de Chumbo.



Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

3. (Uece 2019)  “O general Emílio Garrastazu Médici deu poucas declarações durante seu governo, mas, todas as vezes em que o fez, disse coisas memoráveis. Em 22 de março de 1973, por exemplo, comentou: "sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.” BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003, p.393.

 Considerando o comentário do General Emílio Garrastazu Médici sobre sua aparente tranquilidade em relação ao Brasil na época em questão, é correto afirmar que
a) a felicidade que o Gal. Médici sentia era baseada em uma perspectiva real da sociedade brasileira, já que os órgãos de imprensa eram totalmente livres para noticiar o que quer que ocorresse no Brasil naquele tempo.   
b) por não existir nenhum tipo de censura ou restrição à atuação do jornalismo naquele período, que foi de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985, o Brasil viveu um tempo de plena democracia, liberdade e paz social.   
c) a sensação de que o Brasil era uma ilha de tranquilidade, em um mundo de agitações e conflitos, devia-se à censura aos veículos de comunicação estabelecida pela Lei de Imprensa, em 1967, pelo AI-5, em 1968, e pela nova Lei de Segurança Nacional, em 1969.   
d) na época, enquanto as produções artísticas tais como músicas, peças de teatro e até mesmo novelas de TV eram submetidas à censura, a atuação da imprensa era poupada por ser atividade protegida por lei.    

 Resposta:

[C]

Ao longo do regime militar, 1964-1985, ocorreu uma censura na imprensa, os meios de comunicação veiculavam apenas o que interessava ao governo e omitiam a dura e triste realidade do “milagre brasileiro”. No exato contexto em que o presidente Médici deu essa declaração, ocorria a Guerrilha do Araguaia e a luta armada no Brasil. Gabarito [C].

  
4. (Unioeste 2019)  Apesar de ser uma grande paixão nacional, o futebol, assim como outras modalidades esportivas, ainda é visto com certo preconceito pela academia. Entretanto, engana-se quem pensa que ele não pode servir como objeto de estudo para a compreensão de questões sociais.
Disponível em: https://paineira.usp.br/aun/index.php/author/igor-soares-sodre/ Agência Universitária de Notícias (AUN) – USP, 07 fev. 2018. Acesso em: 15 ago., 2018.
Sobre os temas trazidos na citação, assinale a alternativa CORRETA.
a) Destaque da última copa do Mundo, jogador da Croácia passou por traumática experiência no violento conflito que levou a Iugoslávia ao colapso em 1991.   
b) A partir da década de 1990, criam-se vários impeditivos para a participação de imigrantes ou descendentes de imigrantes nas seleções que participam de edições da Copa do Mundo.    
c) Muitos imigrantes vieram jogar no Brasil ao final da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), quando Getúlio Vargas se aproximou politicamente da Itália, Alemanha e do Japão.    
d) Ao sediar uma Copa do Mundo em 2010, a África do Sul terminou com o regime do Apartheid. Tratava-se de uma política racial que não dava acesso à participação da população negra nas urnas, além de proibir a aquisição de terras.   
e) Em 1970, o Brasil conquistou o título mundial de futebol pela terceira vez. Nesse contexto, o governo do General Médici – considerado o mais repressivo durante os anos ditatoriais – utilizou o esporte para construir uma imagem positiva do regime junto à sociedade brasileira.   


Resposta:

[E]

Ao longo do século XX, o esporte em geral (e o futebol em particular) foi utilizado pelo poder político como ideologia, cujo objetivo era transmitir alguma ideia. Basta observar que o fascista Mussolini assistiu aos jogos da Itália durante a Copa do Mundo de 1934. A Copa do Mundo de 1970 foi sediada no México e a talentosa seleção brasileira foi tricampeã. O governo do presidente militar Garrastazu Médici fez uso político da copa com o intuito de construir uma imagem positiva da sociedade brasileira. Gabarito [E].




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.