Pular para o conteúdo principal

Vargas e Política externa - Questão comentada



Acerca da política externa adotada pelo governo brasileiro no período entre 1930 e 1945, assinale a opção correta.
A- ( ) demonstração de simpatia do presidente Getúlio Vargas pelos regimes totalitários europeus e o incremento do comércio entre Brasil e Alemanha justificavam a intensa campanha governista de nacionalização dos imigrantes residentes na Região Sul e a proibição de propaganda e organização de partidos políticos.
B - ( ) Em que pesem as pressões dos Estados Unidos da América (EUA), o Brasil aceitou manter relações comerciais com a Alemanha baseadas em moeda não conversível, denominada marco de compensação. C
D- ( ) Na fase inicial desse período, a política externa adquiriu um tom francamente belicoso e expansionista, como demonstram as ações de intervenção do Brasil em assuntos internos dos países vizinhos, ao tomar partido nos conflitos, como na Guerra do Chaco, entre a Bolívia e o Paraguai, e na Questão de Letícia, entre o Peru e a Colômbia.
- ( ) A nomeação de Osvaldo Aranha para o Ministério das Relações Exteriores em 1938 introduziu rupturas fundamentais no encaminhamento da ação internacional do Brasil, que passou a desenvolver estratégia de barganha com os EUA e a Alemanha.
E - ( ) O Itamaraty, na VII Conferência Internacional Americana, realizada em Montevidéu, em 1933, reiterou a repulsa do governo brasileiro a alianças como a do Pacto Briand-Kellog.


Resposta:

GABARITO: B
Conforme já comentado em vídeos anteriores dessa playlist (ERA VARGAS), o Brasil assinou acordo comercial com a Alemanha em condições favoráveis, tanto ao Brasil, quanto à Alemanha, pois não havia a necessidade de cobertura cambial, funcionava a partir de uma caixa de compensação. Comentamos também acerca das reclamações dos EUA em relação a essa prática.
A- Errada - A base que justifica a política de Vargas em relação a educação e ensino obrigatório de língua portuguesa é o nacionalismo e não a simpatia com os regimes totalitários. Embora houvesse certa identificação em alguns pontos, a afirmativa se apresenta truncada. Lembremos, por exemplo, da proibição de partidos políticos e do chamado caso Ritter, embaixador alemão no Brasil, que criticou o fechamento do partido nazista por Vargas.
C- Errada - conforme comentamos em vídeos anteriores da playlist "Era Vargas", a aproximação do Brasil com o comércio compensado é anterior. entre 1934 e 1939 todas as relações econômicas teuto-brasileiras foram regidas por acordos — explícitos ou implícitos — de compensação de pagamentos.. Vargas assinaria com os EUA acordos baseado na cláusula da nação mais favorecida, e continuava fazendo "ouvidos moucos" para as crítica de Roosevelt. Aproveitando que o item comenta sobre o ano de 1938, nesse ano o fluxo comercial do Brasil com a Alemanha foi superior ao do Brasil com os EUA.
D- Errada. - Nesse vídeo e no próximo, estamos comentando sobre a PEB de Vargas. Fica claro que não havia expansionismo em sua política. A participação da diplomacia brasileira em questões com os vizinhos estava relacionado a interesses de manutenção das fronteira e não de expansão. E- Errada - Conforme claramente explicado nesse vídeo, O Brasil aderiu ao pacto Briang-Kellogg, justamente na Conferência de Montevidéo de 1933. No vídeo, explicamos também a natureza desse pacto, que havia sido aberto para assinaturas em 1928. Bons estudos,
Professor Arão Alves
Vídeo citado nos comentários.

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sininho:
Assista a Playlist de ERA VARGAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe